Filmagens de 'SEMENTES DO AMANHÃ'

FILMAGENS DE “SEMENTES DO AMANHÔ CHEGAM AO LITORAL PAULISTA

Série documental aborda os alimentos brasileiros que correm risco de extinção

sementesdoamanha_rel.png

Não são apenas os animais que correm risco de extinção, muitos alimentos também, como o buriti, a castanha do Brasil, a baunilha do cerrado, a tainha, entre outros. A série documental “SEMENTES DO AMANHÔ tem o objetivo de resgatar a história dessas espécies alimentícias brasileiras, por meio de um olhar contemporâneo, mostrando a teia de relações humanas e ambientais que há por trás da sua cadeia produtiva.  

Com 13 episódios que mostram um panorama geral de cada item nas comunidades onde são produzidos, a série apresentada por Nanda Barreto investiga a origem da extinção e guia o telespectador na descoberta da biodiversidade brasileira. Com isso, pretende provocar a conscientização das pessoas e buscar caminhos para a preservação das culturas alimentares e humanas, numa perspectiva de sustentabilidade.   

A equipe de campo neste final de semana à cidade de Cananeia, litoral de São Paulo, onde permanece até a próxima quarta-feira (29/5), para as gravações do 11º episódio, sobre a ostra cananeia. Na Reserva Mandira, Nanda Barreto conversará com os extrativistas do mangue a respeito de seu trabalho nos viveiros, uma alternativa de renda para o período do defeso, além de conhecer suas estratégias de conservação das ostras jovens.  

As filmagens de “SEMENTES DO AMANHÔ começaram em outubro de 2018, percorrendo diversas cidades brasileiras, nas cinco regiões do País. Antes de chegar a São Paulo, a equipe esteve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, gravando o episódio sobre o pinhão, e depois segue para a região de Ilhéus, na Bahia, onde investigarão o cacau.   

SEMENTES DO AMANHÔ é uma realização da Okna Produções e da TerraMar Imagens e será exibida no Canal Futura ainda em 2019. A equipe de campo é composta por Nanda Barreto (apresentadora), Alan Mendonça (diretor e roteirista), Marcelo Curia (cinegrafista e fotógrafo), Anderson Astor (diretor de produção), Lara Ely (pesquisa e reportagem para Globo Rural) e Raysa Fitsch (captação de som). Ainda no time estão Aleteia Selonk e Marlise Aude, responsáveis pela produção executiva, Veco Marques (trilha sonora), Roberto Coutinho (som) e Jonatas Rupert (montagem).   

SOBRE A OKNA  

Criada em 2006 pela produtora Aleteia Selonk, a OKNA é uma produtora de conteúdo dedicada à realização de produtos audiovisuais para televisão e cinema. Especializada na produção e produção executiva de longas, curtas e médias-metragens de ficção e documentário, além de programas para televisão, a Okna realiza o gerenciamento não apenas de projetos, mas também de talentos criativos.   

Em seu catálogo constam seis longas-metragens, 14 médias, 20 curtas e três séries de TV. Juntos, seus filmes já participaram de mais de 200 festivais internacionais e arrebataram mais de 70 prêmios.  

Entre as suas produções, mais recentes para o cinema destacam-se os longas de ficção, Mulher do Pai (direção Cristiane Oliveira) - vencedor de melhor direção, melhor fotografia e atriz coadjuvante no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, indicado à melhor filme no Generation 14plus do Festival Internacional de Cinema de Berlin - e Ponto Zero (direção de José Pedro Goulart) premiado com melhor roteiro, ator e filme no IFAB (international Film Awards Berlin) além da animação infantil  “As aventuras do Avião Vermelho”(direção Frederico Pinto e José Maia). Em 2018 garvou o novo longa de Cristiane Oliveira, “A primeira morte de Joana”, que deverá ser finalizado ainda em 2019 e tem estreia prevista para o começo de 2020. 

Para televisão a OKNA produziu recentemente a série de documentário “As Fronteiras do Pensamento” com 8 episódios de 52 minutos, veiculada pelo canal Curta!, a série de ficção “Para que servem os homens” com 4 episódios de 15 minutos, o curta de ficção “Lá no Chá”, exibido pela BoxPrime além do média documentário “A Dimensão Humana” e a série documental “Pensamento Contemporâneo” 4 episódios de 26 minutos, ambos exibidos  pela TVE/RS . Atualmente, além da produção da série “Sementes do Amanhã”, está em fase de finalização da série documentário para a Fashion Tv “Sagrados e Profanos”, que deverá ser exibida em novembro de 2019.  

A Okna se destaca ainda por sua inserção no mercado internacional, conquistada ao longo das inúmeras e concorridas seleções e participações em eventos de mercado, rodadas de negócios e encontros de coprodução, tais como Match Me (Locarno/Suíça), Talent Project Market (Berlim/Alemanha), Produire au Sud (Nantes/França) e Producers Network (Cannes/França).