Dirigido por Lô Politi, SOL é selecionado para a Premier Brasil do Festival do Rio 2021

DIRIGIDO POR LÔ POLITI, SOL É SELECIONADO PARA PREMIER BRASIL DO FESTIVAL DO RIO 2021

Road Movie traz Rômulo Braga e Everaldo Pontes no elenco, e aborda o abandono e a reconexão

Sinopse

Um pai recém-separado, que não consegue se reconectar com a filha de dez anos, é obrigado a viajar com ela para o interior do País em busca do próprio pai que o abandonou quando criança e agora quer morrer. O convívio forçado com o pai que ele odeia e a imediata conexão de sua filha com o avô testa todos os seus limites, mas lhe dá a chance de se reaproximar da filha.


Ficha Técnica:

Direção: Lô Politi

Roteiro: Lô Politi

Produtores: Eliane Ferreira, Pablo Iraola e Lô Politi

Produção Executiva: Eliane Ferreira

Direção de Fotografia: Breno César

Montagem: Helena Maura, AMC

Direção de Arte: Mariana Hermann

Edição de Som: Beto Ferraz

Mixagem: Paulo Gama

Trilha Sonora Original: Guilherme Garbato, Gustavo Garbato e Janecy Nascimento

Direção de Produção: Cláudia Reis

Figurino: Teresa Abreu

Maquiagem: Nayara Homem

Som Direto: Ana Luiza Penna

Pós Produção: Psycho n' Look

Empresas produtoras: Dramática Filmes, Muiraquitã Filmes

Distribuidora: Paris Filmes

Duração: 100 minutos

Com trabalhos em ficção (“Jonas”) e documentário (“Alvorada”), a cineasta Lô Politi, apresenta seu terceiro longa, SOL, no Festival do Rio, onde foi selecionado para a mostra competitiva Premier Brasil 2021, que acontece em sessões presenciais entre 9 e 19 de dezembro. Abordando assuntos como relações familiares, abandono e reencontros, a cineasta define o filme como universal. “Todo mundo tem uma história com o pai, com o filho, história de família”, explica. É nessa questão que o filme encontra sua força: os laços entre pais e filhos, que se afrouxam e reatam.

Depois de ganhar o Prêmio Especial do Júri em 2015, no Festival do Rio, com “Jonas”, a cineasta confessa estar bastante animada em voltar à competição. “É uma honra ter meu filme exibido no Festival do Rio, um Festival que tão bem acolhe minha obra e o cinema nacional como um todo. A mostra competitiva é uma vitrine do melhor da produção nacional recente, e fico muito feliz de ver SOL exibido nas telas do cinema.”

Sobre Lô Politi

Lô Politi é diretora e roteirista. Seu primeiro longa-metragem, “Jonas”, em que assina direção e roteiro, recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional do Rio e participou de mais de dez festivais internacionais. Atualmente, está disponível no catálogo da Netflix em 190 países. 

“Sol”, seu segundo filme de ficção, em que também assina direção e roteiro, será lançado no início de 2022 e integrou a seleção da 45a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

Lô também dirigiu, em parceria com Anna Muylaert o longa-metragem documentário “Alvorada”, sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef, lançado em maio de 2021. 

Atualmente, a diretora trabalha na pré-produção de seu terceiro longa: “Meu Nome é Gal”,  a ser codirigido com Dandara Ferreira, com lançamento previsto para o final de 2022.

Sobre a Muiraquitã Filmes

A Muiraquitã Filmes foi fundada pela produtora Eliane Ferreira e se dedica a produzir filmes e séries de ficção e não-ficção com perspectivas únicas e autênticas, em colaboração com cineastas talentosos e parceiros em todo o mundo. Em 2015, Pablo Iraola se tornou sócio, agregando sua experiência internacional para a produtora. Seus filmes já foram selecionados e exibidos em grandes festivais como: Berlim, IDFA, Dok Leipzig, Jeonju, além de terem sido distribuídos para diversos países. Suas mais recentes produções foram os documentários: “Os Arrependidos” de Armando Antenore e Ricardo Calil – vencedor do É tudo verdade 2021; “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” de Carol Benjamin - menção especial do júri no IDFA e É tudo verdade; “Cine Marrocos” de Ricardo Calil - melhor documentário em Dok Leipzig (Next Masters Competition), Festival Internacional de Guadalajara e É Tudo Verdade, e o longa ficção “Querência” de Helvécio Marins Jr. - seleção do Forum no Festival de Berlim (Berlinale) e melhor filme no Festival de Jeonju. 

Seu mais novo longa de ficção “Sol” de Lô Politi estreará na Mostra Internacional de São Paulo 2021. Para o próximo ano tem previsto o lançamento dos filmes “Mar de Dentro” de Dainara Tofolli, com Monica Iozzi como protagonista; “Bala sem Nome” de Felipe Cagno, com Paolla Oliveira como protagonista e os documentários “Os Arrependidos” de Ricardo Calil e “Eneida”, de Heloisa Passos.  Atualmente em produção tem os documentários “Testament”, de Meena Nanji e Zippy Kimundu - projeto selecionado para o IDFA Forum 2020, e que já recebeu o apoio de importantes fundos, tais como: IDFA Bertha Fund, Hot Docs Blue Ice, IDA, Chicken & Eggs e Ford Foundation e “Sobre Memória e Esquecimento” de Ricardo Martensen que recebeu apoio de desenvolvimento do Sundance e do IDFA Bertha Fund.  Para o próximo irá filmar o longa “Silêncio” de Henrique Dantas, uma coprodução com a Itália.

Sobre a Paris Filmes

A Paris Filmes é uma empresa brasileira que atua no mercado de distribuição e produção de filmes, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe” e “DPA – O Filme”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Nada a Perder” e “Turma da Mônica – Laços”. Para os próximos lançamentos, a companhia aposta em um line-up diversificado, que inclui títulos como “Marighella”, “Turma da Mônica – Lições”, “A Sogra Perfeita”, “Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”, as sequências de “John Wick” e “Jogos Vorazes”, entre outros.