3ª SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE acontece nos dias 05, 06 e 07 de abril, na Cinemateca Paulo Amorim em Porto Alegre

ACONTECERÁ EM PORTO ALEGRE A   
3ª SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE 

Mostra que acontece nos dias 05, 06 e 07 de abril, na Cinemateca Paulo Amorim, tem o intuito de sensibilizar as crianças ao tema da sustentabilidade 

SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE chega a sua terceira edição em 2019 mantendo-se fiel ao seu propósito: sensibilizar as crianças ao tema da sustentabilidade, semeando um olhar proativo e responsável instigado pelos filmes. Realizada dentro da programação da 4ª Virada Sustentável Porto Alegre, a mostra exibirá filmes gratuitos ao público infantil, além de realizar ações especiais que amplificam a conscientização das crianças sobre o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis.  

A mostra acontece nos dias 05, 06 e 07 de abril, na Cinemateca Paulo Amorim (na Casa de Cultura Mário Quintana) e nas escolas da rede pública de ensino. A curadoria é de Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e membro do Grupo Nacional Cultura Infância - que estimula ações culturais para as crianças –, e de Aleteia Selonk, da Okna Produções, que também assina a produção da mostra. "A SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE já faz parte da agenda cultural da cidade de Porto Alegre e temos muito orgulho de produzi-la mais um ano. Criar novas platéias e participar da formação de um público consciente com as questões ambientais é um dos propósitos da Okna", diz Aleteia.  

Dentre os 18 filmes brasileiros que serão exibidos nessa edição da mostra, destaque para o premiado A Piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva, que sensibiliza o público infantil sobre a importância da economia de água. Já a animação Virando Gente, de Analúcia Godoi, trata de como as crianças começam a perceber a si mesmas e o mundo ao ser redor, por meio da história do garoto Bruno. E a importância de aprender a ler e escrever é abordada na animação Vento, de Betânia Furtado, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.  

Os animais também estão em evidência nos filmes selecionados, como em H2obby, de Flávia Lopes Trevisan, que conta a história de um cachorrinho que fica amigo de um cubo de gelo; em Pólen Pólen, de Leandro Teichimann, sobre a vida das abelhas; e em O Jabuti e a Fruta, de Renato Barbieri, uma lenda cheia de bichos e mistérios da floresta.  

A terceira edição da Semente - Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade tem patrocínio master da Braskem, financiamento do Pró-CulturaRS/Fundo de Apoio à Cultura e Secretaria de Cultura do Estado do RS, produção da Okna Produções, apoio da Virada Sustentável, do Programa de Alfabetização Audiovisual, da Pandorga Recursos Pedagógicos e da Isla Sementes.   

Atividades Complementares:  

Como nas outras edições da Mostra, a 3ª SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE terá um espaço pedagógico, no saguão da Casa de Cultura Mário Quintana, ao lado da sala Eduardo Hirtz, durante os três dias de evento. No local, orientado pela pedagoga Camila Bettim e pela artista visual Alice Wapler, as crianças poderão experimentar e brincar com os materiais que compuseram a base de alguns curtas-metragens, como os elementos naturais. Esse espaço compreende num ambiente colaborativo ao processo de vivência das crianças num contexto cultural. O espaço estará aberto de sexta a domingo (5 a 7/4), das 14h às 18h30, para receber gratuitamente crianças e adultos de todas as idades.   

SEMENTE apresenta ainda uma proposta itinerante: levar o cinema até escolas públicas municipais de Porto Alegre. Entre os dias 01 a 04 de abril, além da exibição de curtas nas instituições de ensino, para crianças de 4 a 9 anos, o Semente Itinerante realizará uma roda de conversa com as crianças, após a sessão do filme, com o objetivo de aproximar as temáticas das produções audiovisuais ao dia-a-dia e à realidade cotidiana delas, de forma lúdica. O bate-papo será mediado pela jornalista Lara Ely, especializada em Gestão da Qualidade Ambiental.  

Também serão realizadas sessões comentadas dos filmes, na Cinemateca Paulo Amorim, sempre às 15h30, após a exibição. Na sexta-feira (5/4) o convidado é Renan Montenegro, realizador de O Menino Leão e a Menina Coruja, vencedor de prêmios no 50º Festival de Brasília, no 6º Curta Brasília e no Festival Primeira Janela, em Porto Alegre, além de menção especial do júri no KINOdiseea International Children Film Festival, na Romênia.   
 

No sábado (6/4), o bate-papo é com Airton Soares, realizador de João Ambiente - Construindo uma Casa Sustentável para Todos Nós, documentário ambiental que aborda as principais questões de sustentabilidade e foi produzido para exibição em um projeto de exposição audiovisual itinerante dentro de um ônibus adaptado como sala de cinema. E no domingo (7/4), a SEMENTE recebe Analucia Godoi, diretora de Virando Gente, premiado pelo júri infantil da Mostra de Florianópolis e finalista na categoria curta de animação no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.  
 

SERVIÇO:   
3ª SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE  
Realização: Okna Produções  
Data: 05, 06 e 07 de abril  
Local: Casa de Cultura Mário Quintana - Cinemateca Paulo Amorim e na rede pública de ensino.  
Ingressos: Gratuitos, sujeito a lotação da sala.  

Sexta-feira – 05/04/2019  
14h – Programa 1  
15h30 – Programa 2 (sessão com bate-papo/ Convidado Renan Montenegro – realizador do filme O menino leão e a menina Coruja)  
17h30 – Programa 3  

Sábado – 06/04/2019  
14h – Programa2  
15h30 – Programa 3 (sessão com bate-papo/ Convidado Airton Soares – realizador do filme João Ambiente construindo uma casa melhor para todos nós)  
17h30 – Programa 1  

Domingo – 07/04/2019  
14h – Programa 1  
15h30 – Programa 3 (sessão com bate-papo/ Convidada Analúcia Godói – realizadora do filme Virando Gente e Os Segredos do Rio Grande)  
17h30 – Programa 2  

FILMES  

PROGRAMA 1 

A PISCINA DE CAÍQUE 
(GO, ficção, 2017, 15 min)  
SINOPSE 
Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.  
FICHA TÉCNICA  
Roteiro e Direção: Raphael Gustavo da Silva Direção de Arte e Figurino: Rochelle Silva Direção de Produção: Tamara Benetti Produtor Executivo: Raphael Gustavo da Silva Direção de Fotografia: Marcelo Kamenach Técnico de Som: Thiago Camargo Montagem, edição e finalização: Marcelo Kamenach Edição de Som: Thiago Camargo e Guilherme Nogueira Mixagem de Som: Thiago Camargo Trilha Sonora Original: Thiago Camargo Elenco Lucas Orsida - Caíque Guilherme Augusto Silva - Amigo Eliana Santos - Mãe Participação Especial: Antônio Pitanga – Avô  
PRÊMIOS E FESTIVAIS 
Finalista do 12˚ Prêmio FIESP | SESI - SP de Cinema e TV - 2018 - Melhor Ficção - VII Festival de Cinema de Mogi Mirim/SP - 2018 - Prêmio Especial do Júri Infantil - 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis/SC - 2018 - Menção Honrosa - 8º Festival de Cine Verde de Barichara - Colômbia - 2018 - Melhor Filme Nacional - 10˚ CineCreed - Timbaúba/PE - 2018 - Melhor Ficção - 16ª Mostra ABD Cine Goiás - 20 º FICA - Cidade de Goiás/GO - 2018 - Melhor Roteiro - 16ª Mostra ABD Cine Goiás - 20 º FICA - Cidade de Goiás/GO - 2018 - Melhor Atriz - 16ª Mostra ABD Cine Goiás - 20 º FICA - Cidade de Goiás/GO - 2018 - Melhor Trilha Sonora - 16ª Mostra ABD Cine Goiás - 20 º FICA - Cidade de Goiás/GO - 2018 - Melhor Filme de Ficção/Documentário - 4ª Mi Primer Festival - Peru - 2018 - Melhor Filme da Mostra Competitiva Brasil - CineCreed - Timbaúba/PE - 2018 - Melhor Roteiro - 2ª Mostra Sesc de Cinema - Etapa Estadual - Anápolis/GO - 2018 - Melhor Direção de Atores - 2ª Mostra Sesc de Cinema - Etapa Estadual - Anápolis/GO - 2018 - Escolhido para representar Goiás na etapa regional da 2ª Mostra Sesc de Cinema - Rio de Janeiro/RJ - 2018 - Melhor Filme Interativo (audiodescrição) - 2ª Festival de Cinema do Paranoá - Paranoá/DF - 2018 - Melhor Filme Ambiental pelo Júri Oficial - 4ª Mostra Velho Chico / Circuito Penedo/AL - 2017 - Melhor Filme Infanto-juvenil Júri Popular - 10ª Festival de Triunfo/PE - 2017 - Melhor Curta-Metragem Júri Oficial - 2ª Mostra Formiga Independente - SJ dos Campos/SP - 2017 - Melhor Filme Infanto-juvenil Júri Oficial - 7˚ Cine Cipó Belo Horizonte e Serra do Cipó/MG - 2017 - Melhor Filme Júri Popular - 3ª Festcine Poços de Caldas/MG - 2017 - Melhor Direção - 5˚ FestCine Curta Pinhais - Pinhais/PR - 2017 - Melhor Roteiro - 5˚ FestCine Curta Pinhais - Pinhais/PR - 2017 - Prêmio do Júri Popular - 9˚ CineCongo - Congo/PB - 2017 - Prêmio Júri Popular - 5˚ FICC - Rio de Janeiro/RJ - 2017 - Melhor Filme Júri Popular - 3ª Festival de Filmes de Faina/GO - 2017 - Melhor Roteiro - 3ª Festival de Filmes de Faina/GO - 2017 - Melhor Filme - Scapcine Festival de Cinema Brasileiro - 2017 - Melhor Roteiro - Scapcine Festival de Cinema Brasileiro - 2017 - Melhor Trilha Sonora - Scapcine Festival de Cinema Brasileiro – 2017;  

POR QUE A LUA MUDA DE FASE? 
(animação, SP, 2014, HD, 3’36’’)  
SINOPSE 
Neste episódio da série infantil "Qual é a sua Dúvida?", Ludi viajou ao espaço para descobrir porque a lua muda de fase. Ele conversa com o professor e astrônomo Ednilson Oliveira e investiga a resposta para esta pergunta;  
FICHA TÉCNICA 
Ludi: Leonardo Delvage Direção: Bruno Fiasqui Roteiro: Bruno Fiasqui e Daniela Barbagli Produção: Izabela Ianelli e Ananda Koja Assistência de Direção: Daniel Paiva Edição: Daniel Paiva Criação Visual / Animação: Wellington Fante Sonorização: Glauber Coelho Trilha Original: Renato Mr-Parmi Agradecimento: Ednilson Oliveira e Colégio Pio XII;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS 
Mostra de cinema infantil de Florianópolis Festival ComKids premio Prix Jeunesse iberoamericano Festival Internacional de Televisão Telas – festival Internacional de televisão de São Paulo Prêmio Narrativas do Brasil (via edital);  

NUVEM  
(ficção, SC, 2014, HD, 15 min)  
SINOPSE 
A pequena e sonhadora Franciely vive em um sítio com sua mãe, Irene, uma mulher amargurada. Em uma visita, tia Rose conta que fará uma viagem de avião, e pergunta a Franciely o que ela quer de presente. A resposta é a mais inesperada: um pedaço de nuvem  
FICHA TÉCNICA 
Direção e Roteiro - Vanessa Sandre, Producão Executiva – Vanessa Sandre, Direcão de Produção - Bruno Oss-Emer, Fotografia - Caroline Mariga, Direção de Arte - Luiza Guerreiro, Montagem e Finalização - André Celidônio, Trilha sonora, design e mixagem de som - Guy Wenger Elenco: Irene - Fabiana Franzosi, Rose - Fabiana Lazzari, Franciely - Bárbara Dutra, Maicon - Ricardo Hasse, Felipe - Gustavo Hasse;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS 
II Festival Audiovisual Universitario Oculus (Castellón - Espanha) - Melhor Produção Audiovisual; Melhor Direção de Fotografia. 27ª Festival de Cinema de Girona (Espanha) - Menção Especíal do Júri, pela ternura e delicadeza do filme. http://www.gironafilmfestival-26.com/palmares/ Festival Primeira Janela (Porto Alegre): Melhor Filme – Júri Popular.  

O MACACO E A VELHA 
(animação, DF, 2017, 5 min)  
SINOPSE 
A tradicional história do Macaco e a Velha é recontada com muito humor nesse episódio. Um macaco arteiro provoca uma velha senhora, roubando as bananas que ela cultiva no quintal. Para se vingar, a esperta velhinha cria um boneco de pixe para enganar o macaco, resultando em muitas risadas e diversão;  
FICHA TÉCNICA 
Direção: Renato Barbieri e Adriana Meirelles; Roteiro: Marilda Donatelli; Narrador: Gabriel Godoy; Produção: Andrea Fenzl e Carol Lacombe; Música: Sasha Kratzer.  
PRÊMIOS E FESTIVAIS 
Melhor curta infantil no FESTin 2018 por júri popular na categoria infanto-juvenil - Episódio Como Surgiram as Estrelas - Finalista do Prix Jeneusse Internacional 2018 - Finalista do Japan Prize 2017 - Seleção Oficial do 25º Festival Internacional de Animação do Brasil - ANIMA MUNDI 2017 - Episódio Como Surgiram as Estrelas; - Seleção Oficial da 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - Episódios Euá, Festa no Céu, O macaco e a velha e O jabuti e a fruta; - Seleção Oficial da 2ª RECRIA CINE – Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes – Episódio Euá, a Fonte  

O AWAPOANPÉ 
(animação, SP, 2017, 5 min 27 seg)  
SINOPSE 
O AwaPoanpé conta a estória de Werá, um curumim da aldeia krukutu, que ao roubar a pena de uma coruja no dia de seu rito de passagem, é transformado no monstro das garras grandes. Ele precisará então, conseguir devolver a pena para a coruja para se tornar menino novamente.  
FICHA TÉCNICA  
Direção – Julia Vellutini Roteiro – Jeguaka Mirim, Tupã Mirim, Camila Para Mirim, Anaiza, André, Edilson, Polaco, Roberto, Weliton, Julia Vellutini Produção Executiva – Debora Ribeiro de Lima Arte e Animação – Julia Vellutini e Daniel Todeschi Trilha Sonora – Thiago Duar;  
FESTIVAIS E PREMIAÇÕES 
Seleção Oficial: AnimationMarathon em Atenas (Grécia); MarcellusMovieMadness Family Film Festival em Nova York (EUA); North Carolina Family Film Festival (EUA); Festival Internacional de Curta Metragem de Cler- montFerrand (França); São Tomé FilmFest (África); Children’sFilmSociety Bangladesh, Dhak (Bangladesh); Moving Pictures Festival (Bélgica); Festival Internacional de Cine de Los Pájaros Pintados (Espanha); 16a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (Brasil), e 11a Mostra Curta Audiovisual de Campinas (Brasil); Selecão Oficial Mostra Itinerante de Cinema Ambiental – MICA;  

A SEMENTE 
(SP, infanto musical, 6’46")  
SINOPSE 
Lunelê quer dar um presente muito especial para Talíli e Toá. Ela pede a ajuda de Raiú para encontrar uma semente da árvore gigante.  
FICHA TÉCNICA 
Direção: Alcione Alves Núcleo de Criação: Abigail Wimer, Alcione Alves, Ilíada de Castro e Sílen de Castro Direção Musical: Abigail Wimer Música: Abigail Wimer Trilha e Arranjos: Alexandre Mihanovich Direção de Fotografia e Arte: Pedro J. Duarte Produção: Alcione Alves e Raíssa Tomasin Coloração: Alexandre Mihanovich Montagem: Pedro J. Duarte.  


PROGRAMA 2 

O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA 
(ficção, DF, 2017, 16 min)  
SINOPSE  
Esse é o universo das pessoas-animais. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.  
FICHA TÉCNICA 
Direção | Renan Montenegro Produção Executiva | Akira Martins Roteiro e Montagem | Elias Guerra Direção de Produção | Claudia Daibert Direção de Fotografia | Dani AzuL Som Direto | Francisco Craesmeyer Trilha Sonora Original | Higo Melo Direção de Arte | Bianca Novais, Flora Egécia e Pato Sardá Figurino e Maquiagem | Eduardo Barón  
PRÊMIOS E FESTIVAIS 
Prêmio aquisição TV Brasil | FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil • Melhor direção de arte | Mostra Brasilia do 50º FBCB • Melhor curta metragem júri popular | Mostra Brasilia do 50º FBCB • Melhor filme infantil | 6º Curta Brasília • Melhor Personagem - Menina Coruja | Festival Infanto-Juvenil Primeira Janela • Melhor direção de arte | Festival de Cinema do Paranoá - Mostra DF • Menção Especial do Júri | KINOdiseea International Children Film Festival – Romênia;  

H2OBBY  
(SP, animação, 2015,03:49)  
SINOPSE  
Hobby é um cachorrinho muito curioso que encontra em um cubo de gelo um novo e animado amigo. No entanto, com o evoluir da história, contratempos transformam essa recente amizade em um desafio. Será que Hobby conseguirá mantê-la?  
FICHA TÉCNICA  
Direção: Flávia Lopes Trevisan Roteiro: Flávia Lopes Trevisan Elenco: não se aplica - filme de animação Concepção Fotográfica: Flávia Lopes Trevisan Montagem: Flávia Lopes Trevisan Concepção Sonora: Jander Antunes Trilha Musical: Fabiano Penna Produção Executiva: Flávia Lopes Trevisan Produção: Flávia Lopes Trevisan Direção de Fotografia: Flávia Lopes Trevisan Direção de Arte: Flávia Lopes Trevisan Arte: Flávia Lopes Trevisan  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
3º lugar no Anim!Arte (Brazil - Feb/2015); 02. Menção honrosa no Primeira Janela (Brazil - Dec/2015); 03. 1º lugar pelo juri infantil e 1º lugar pelo júri adulto no FICAIJ Mérida (Venezuela - May/2016); 04. 1º lugar na categoria Junior Kids no Capalbio International Film Festival (Italy - Jul/2016); 05. 1º lugar no FICI - Prêmio Brasil de Cinema Infantil (Brazil - Sep/2016); 06. 1º lugar no The São Paulo Times Film Festival (Brazil - Sep/2016);  

A FÁBULA DE VÓ ITA  
(SP, ficção, 2016, 5 min)  
SINOPSE  
Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola debocham dele. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve a sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade;  
FICHA TÉCNICA  
Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro Meireles Roteiro: Thallita Oshiro Meireles Produtores: Carlos G. Gananian , Joyce Prado,Thallita Oshiro Meireles e Filipe Lago Edição: Babi Fernandes Sound Designer: Ciça Herman Trilha: Marcelo Castilha Direção de fotografia: Tatiana Viana Direção de arte: Suelen Frazz Figurino: Yasmin Có Maquiagem: Carol Romero Ilustração: Juliana Mota, Marcela Tamayo Animação: Babi Fernandes, Caio Rodrigues ‘Cocada’, Marcos Rogério de Sousa 'Sassa' e Paulo de Tarso. Elenco: Ana Júlia dos Santos , Tekka Flor Salvino, Kauan Alvarenga, Gabriela Gaabe e Paulo César Lima da Silva;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
Mostra Edital Carmen Santos – Cinema de Mulheres e Filmes Convidados Cine Curta Brasil | Sessão "Pertencimento: sou bela, sou mulher, sou negra" 17a Mostra de Cinema Infantil (2018) - Menção Honrosa do Júri Especial (formado por crianças) Alma no Olho - Mostra de Cinema Negro 11o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul 6o Festival Ver e Fazer Filmes FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil Entretodos Curta e Genero III Seja III Mostra de Cinema Negro Mostra Cooperifa Mostra Brasileirinhos Play - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa;  

VENTO  
(animação RS, 2016, 14 min)  
SINOPSE  
Uma garrafa com uma mensagem desperta em Gabriel, um garoto solitário, a vontade de aprender a ler e descobrir que o sonho pode estar mais perto do que se imagina.  
FICHA TÉCNICA  
Roteiro, direção e produção … Betânia Furtado Direção de Arte e Concept... Guazzelli Música original e produção musical CAIO AMON com a colaboração e regência de FERNANDO CORDELLA Coordenador de pós produção… Zeh Castro Finalização ... Monociclo;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
Vento teve sua estreia no Festival de Tiradentes, passando pelo Festival de Florianópolis FAM, FICI, Curta Cinema, Festival de Triunfo, Festival Mumia e Itinerância, Festival de Campinas, Mostra gaúcha do Festival de Gramado, levando o prêmio de Melhor Trilha Sonora, Mostra Brasileirinhos no CCBB, Primeira Janela e Janela Itinerante, entre outros. Foi finalista como Melhor animação no Grande Prêmio do cinema brasileiro;  

DIA DAS NAÇÕES  
(RS, ficção, 2017, 12 min)  
SINOPSE  
Durante o Dia das Nações, uma turma do quinto ano inicia uma pequena revolução nas regras do colégio;  
FICHA TÉCNICA  
Direção: Iuli Gerbase Roteiro: Iuli Gerbase e Luís Mário Fontoura Produção: Luciana Tomasi Som: Augusto Stern e Fernando Efron Direção de fotografia: Bruno Polidoro Montagem: Bruno Carboni;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 19º Festivalzinho de Cinema de Vitória 20º Fest Curtas BH – Mostra Infantil;  

PROGRAMA 3  

LÁ DO ALTO  
(RJ, ficção, 2016, 08:46)  
SINOPSE  
O filme mostra a história de um menino sonhador que tenta convencer seu pai a leva-lo no alto de uma montanha, na favela do Vidigal, que ele acredita ficar perto do céu, para poder se comunicar com sua avó que ele sente saudades...  
FICHA TÉCNICA  
Direção - Luciano Vidigal Roteiro Luciano Vidigal Direção de Produção - Vanessa Noronha Produção Executiva - Luciano Vidigal e Cavi Borges Direção de Fotografia - Arthur Sherman Operador de Som Direto - Pedro Rodrigues Diretor de Arte - Wendel Barros Trilha Sonora – Fernando Aranha Figurinista - Gorette Bezerra Montagem - Quito Ribeiro, edt ELENCO Tawan Lucas, Sandro Mattos, André Luiz Venancio e João Gabriel Campos;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
MELHOR FILME LOS ANGELES BRAZILIAN FILM FESTIVAL, MELHOR DIRETOR E MELHOR TRILHA SONORA FEST ARUANDA, MELHOR FILME FESTIVAL INTERNECIONAL DE SÃO PAULO, MELHOR FILME JÚRI OFICIAL E JÚRI POPULAR FAVERA FILMES , MELHOR FILME MOSTRA RETIRO DOS ARTISTAS;  

JOÃO AMBIENTE CONSTRUINDO UMA CASA SUSTENTÁVEL PARA TODOS NÓS  
(RS, documentario de animação, 16 min)  
SINOPSE  
O filme documentário ambiental aborda as principais questões de sustentabilidade, como: preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia e demais assuntos pertinentes ao universo do meio ambiente e sustentabilidade.  
FICHA TÉCNICA  
Diretor; Airton Soares produtor Executivo; Elias da Rosa, Edição: Camila Galarza;  

OS SEGREDOS DO RIO GRANDE  
(animação, MG-ES, 2017, 5’41")  
SINOPSE  
Brisa é aventureira, Dudu é medroso. Os dois peixinhos decidem buscar tesouros e descobrir os segredos do Rio Grande, numa jornada cheia de encontros inesperados.  
FICHA TÉCNICA  
Criação da história e Animação Os alunos Produção Executiva/ Coordenação Geral Beatriz Lindenberg Direção e Orientação de Animação Analúcia Godoi Assistente Marinéia Anatório Roteiro e Storyboard Rosaria Montagem e Finalização Analúcia Godoi Marcelo Perin Trilha Sonora Original Pedro de Alcantara;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
7º Festival Pequeno Cineasta (Selecionado na mostra não competitiva sustente sua história); 7º Anima São - Festival Internacional de Animação de São Gonçalo; Cine Congo - 9º Festival Audiovisual da Paraíba; Rói-Rói - Mostra de Cinema Infantil; IV Edição Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim; 1º TPCINE - Prêmio: melhor roteiro e melhor animação pelo júri popular; 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis; 2° Filmes da Estação; 4º Cine. Ema; 26ª Edição do Festival de Animação do Brasil Anima Mundi 2018; 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba; 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo; 16º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI; 7º FECIN -Festival de TV e Cinema do Interior; 5ª Mostra de Cinema de Gostoso; Circuito Penedo de Cinema - Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental; Mostra Itinerante de Cinema Ambiental (M.I.C.A.); 18º Mostra do Filme Livre; Mostra Semente - Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade.  

VAI QUE É TUA TAFARINHA  
(ficção, AM, 2015, HD, 5 min)  
SINOPSE  
Dois curumins desbravam o Rio Amazonas e, em uma canoa, encontram durante o percurso o material necessário para a prática do esporte que é a paixão dos brasileiros.  
FICHA TÉCNICA  
Roteiro e direção: George Augusto Assistente de direção: Neandro Neomedes Fotografia: Bruno Pereira Direção de arte: Willian Lima Assistente direção de arte: Anny Ribeiro Som direto: Bruno Prates e Matheus Freitas Produção: Wanderson Alencar e George Augusto Produção Executiva: Anderson Mendes Still: George Augusto e Neandro Neomedes Montagem: George Augusto e Bruno Pereira Elenco Tafarinha – Ronaldo Carlos Neymar – Marlhilson Lavareda Seu Raimundo – Cristiano Carlos Velho do rádio – Francisco Telles Voz do rádio – Wanderson Alencar;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
Festival de Vitória (2015) Mostra de Vídeo Itaú Cultural (2015) Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (2015) Cinecipó - Festival de Cinema Sócio-Ambiental da Serra do Cipó (2015) Filmambiente Film Festival (2015) CINE.EMA - Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Burarama (2015) 4º Curta Brasília Favera Festival audiovisual de Vera Cruz – Goiânia FICI festival de cinema infantil – RJ 2016 Mostra de Curtas – Sesc Amazonas Festival CHICO 2018 – Palmas Tocantins;  

O JABUTI E A FRUTA  
(animação, DF, 2017, 5 min)  
SINOPSE  
Nesse episódio, vamos conhecer a lenda que mostra o jabuti como um dos bichos mais pacientes e inteligentes da floresta. Apesar da fama de lerdeza, o jabuti foi o único que conseguiu decorar o nome complicado da fruta mais desejada da mata. Uma lenda cheia de bichos e de mistérios da floresta.  
FICHA TÉCNICA  
Direção: Renato Barbieri e Adriana Meirelles; Roteiro: Marilda Donatelli; Narrador: Gabriel Godoy; Produção: Andrea Fenzl e Carol Lacombe; Música: Sasha Kratzer.  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
Melhor curta infantil no FESTin 2018 por júri popular na categoria infanto-juvenil - Episódio Como Surgiram as Estrelas - Finalista do Prix Jeneusse Internacional 2018 - Finalista do Japan Prize 2017 - Seleção Oficial do 25º Festival Internacional de Animação do Brasil - ANIMA MUNDI 2017 - Episódio Como Surgiram as Estrelas; - Seleção Oficial da 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - Episódios Euá, Festa no Céu, O macaco e a velha e O jabuti e a fruta; - Seleção Oficial da 2ª RECRIA CINE – Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes – Episódio Euá, a Fonte;  

VIRANDO GENTE  
(SP, animação, 2013, 09:40)  
SINOPSE  
Um menino chamado Bruno, conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.  
FICHA TÉCNICA  
Roteiro, Direção e Montagem: Analucia Godoi Animação: Rosaria Trilha Sonora: Duda Larson Voz: Arnaldo Mendes Produzido a partir do Livro: Virando Gente – a história do nascimento psíquico, coordenado por Ivanise Fontes da Editora Ideias e Letras;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
Finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2016, categoria curta de animação - ANIMA MUNDI 2016, 2o lugar pelo júri popular na Categoria Infantil - Maranime 2015 – Menção Honrosa, categoria Animação Infantil;  

PÓLEN PÓLEN  
(SP, infanto musical, 2016, 3min 31 seg)  
SINOPSE  
A surpreendente vida das abelhas que mantêm a natureza, no seu trabalho incansável de polinizar;  
FICHA TÉCNICA  
Direção: Leandro Teichimann Letra e Música: Abigail Wimer e Ilíada de Castro Núcleo de Criação: Abigail Wimer, Alcione Alves, Ilíada de Castro e Sílen de Castro Voz: Sílen de Castro Produção Musical: Paulinho Vicente Arranjo: Paulo Malheiros Animação: Flávio Real e Leandro Teichimann;  
PRÊMIOS E FESTIVAIS  
Selecionado para a 15ª Mostra Infantil de Florianópolis  


CURADORIA  
LUIZA  LINS  
Luiza Lins é catarinense e realizou seus estudos na cidade do Rio de Janeiro e Nova York. Trabalhou como atriz e em vários programas ligados à educação e à infância, Em 2002, criou a empresa Lume Produções Culturais e idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, da qual é diretora até hoje, na sua 16ª edição, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social, a educação, e o desenvolvimento do cinema infantil nacional. Foi vencedora, por duas vezes, do Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura. Participou da curadoria dos filmes para crianças da Programadora Brasil/MINC em 2008, 2009 e 2012. Lançou também um canal exclusivo na internet, no site Filmes que Voam. Faz parte do Grupo Nacional Cultura Infância, que atua no sentido de estimular ações culturais para as crianças na sociedade civil e governos municipais, estaduais e federal. Fez parte da comissão formada pelo MINC/MEC para trabalhar para a regulamentação da Lei 13.006, que estipula duas horas mensais de cinema brasileiro nas escolas de ensino básico.  

ALETEIA SELONK   
Produtora audiovisual com mais de 20 anos de trajetória. Aletéia Selonk fundou a Okna Produções em 2006 e, desde então, dedica-se à gestão de talentos e projetos audiovisuais, da criação à comercialização, atuando como produtora criativa. É doutora em Comunicação Social (PUCRS), com passagem pela Sorbonne (Paris V) e professora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, da PUCRS. Coordena também o Tecna, Centro Tecnológico Audiovisual do RS.  

REALIZAÇÃO  

OKNA PRODUÇÕES  
A Okna Produções é um bureau de produção sediado em Porto Alegre, no sul do Brasil. Fundada em 2006 pela produtora Aletéia Selonk, a Okna dedica-se à produção de conteúdo para cinema e televisão. Em seu catálogo, possui 6 longas-metragens, 22 médias e 20 curtas, além de 4 séries de televisão. Juntos, seus filmes já participaram de centenas de festivais nacionais e internacionais e conquistaram inúmeros prêmios.   
A Okna Produções realiza a gestão não apenas de projetos, mas também de talentos, atuando como uma produtora criativa. A empresa tem preferência por projetos autorais que tenham capacidade de dialogar com audiências do Brasil e do mundo. Atualmente, desenvolve projetos em coprodução com a Alemanha, Argentina, França, Itália e Uruguai.  

semente2019_release.jpg
MostraSinny Assessoria