Confira os premiados do primeiro BONITO CINESUR - FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO

Cerimônia de encerramento aconteceu na noite deste sábado com defesa ao cinema sul-americano e show gratuito com a premiada artista Charo Bogarín

As diretoras Marinete Pinheiro, Katherina Harder e Jamille Fortunato
Foto de Alex Gonçalves

Aconteceu na noite deste sábado, 11 de novembro, o encerramento da primeira edição do BONITO CINESUR - FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO DE BONITO, onde se deu a cerimônia com o anúncio dos vencedores das mostras competitivas no palco do Auditório Kadiwéu - Centro de Convenções de Bonito.

Coordenadora do BONITO CINESUR - FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO DE BONITO, Andréa Freire fez a apresentação da cerimônia, que contou com a presença dos representantes dos filmes exibidos ao longo da última semana, autoridades, a imprensa e os espectadores que tiveram acesso gratuito a toda a programação.

As escolhas foram divididas entre os júris oficiais e o popular, além de incluir a participação dos jornalistas convidados para cobrir o festival em uma menção honrosa. O júri internacional foi composto pelo diretor Walter Lima Jr. (que também exibiu na programação "Inocência" e foi laureado o Troféu Memória), a atriz Ana Ivanova e a roteirista Josefina Trotta. A cineasta Jade Rainho, o professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi, a professora de comunicação Márcia Gomes e o crítico de cinema Marcos Pierry integraram o júri sul-mato-grossense. Por fim, os jornalistas Bruno Carmelo, Lilianna Bernartt, Marcos Pierry, Renata Boldrini, Robledo Milani e Sérgio Moriconi deliberaram na escolha pelo Melhor Longa-Metragem Sul-Americano como representantes da imprensa.

Os vencedores foram anunciados pelo diretor e roteirista Paulo Maia (também representante da Green Light e a Zoom Publicidade), Bruno Sampaio (representante da DAFIEMS/SESI), Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura do Brasil e atual assessor do BNDES), o Prefeito de Bonito Josmail Rodrigues, o Deputado Federal Vander Loubet (autor da emenda parlamentar que viabilizou a existência do BONITO CINESUR - FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO DE BONITO) e o diretor do festival Nilson Rodrigues.

A cerimônia também estabeleceu um espaço para tratar a respeito do manifesto assinado por vários convidados em oposição ao fechamento do INCAA (Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais, agência do Governo da Argentina) e em defesa ao cinema sul-americano, lido por Josefina Trotta. Após o anúncio das escolhas, o evento foi concluído com um show gratuito da artista argentina Charo Bogarín acompanhada pelo músico Juan Sardi.

Confira os premiados:

JÚRI OFICIAL INTERNACIONAL
Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: "El visitante", de Martín Boulocq
Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: "Estrellas del desierto", de Katherina Harder

JÚRI OFICIAL SUL-MATO-GROSSENSE
Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: “Cordilheira de Amora II”, de Jamille Fortunato

JÚRI POPULAR
Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: "La Pampa", de Dorian Fernández Moris
Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: "Yigayo Yuwuerane", de Ross Dayana López
Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: “A Dama do Rasqueado”, de Marinete Pinheiro

MENÇÕES HONROSAS
Júri Oficial Internacional: Interpretação para Fernando Bacilio, por “La Pampa”
Júri Oficial Sul-Mato-Grossense: “A Dama do Rasqueado”, de Marinete Pinheiro
Imprensa - Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: “Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry

TROFÉU MEMÓRIA
Walter Lima Jr.