Inédita mostra de filmes A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton será exibida no CCBB Brasília

INÉDITA MOSTRA DE FILMES A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS: 10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON SERÁ EXIBIDA NO CCBB BRASÍLIA 

Mostra gratuita reúne 40 filmes e contará com debates e masterclass

 
Tim Burton 6.jpg
 

Estranho. Bizarro. Expressionista. Sombrio. Surreal. Esses são alguns dos sinônimos quando se refere ao cineasta Tim Burton. Um dos mais importantes e autorais cineastas hollywoodianos em atividade recebe no CCBB Brasília uma retrospectiva de sua carreira. Complementando a exposição, também em cartaz no CCBB, a MOSTRA DE FILMES A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS: 10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON reunirá um total de 41 filmes, dentre eles 21 dirigidos pelo cineasta homenageado. Além dessas produções, serão programados dois episódios de série, um título produzido por Tim Burton e 17 que são obras que ele admira ou são referência para sua formação/trabalho.

"Tim Burton é um cineasta que tem fãs espalhados em todo o mundo, e em Brasília não é diferente. Seus filmes são muito marcantes visualmente. E de sua mente saíram histórias e personagens fantásticos como Edward Mãos de Tesoura e Beetlejuice. Personagens esses, que hoje fazem parte do imaginário dos cinéfilos", comenta o idealizador e curador da mostra, o jornalista Breno Lira Gomes.

Segundo o curador, o primeiro esboço que teve de uma retrospectiva em homenagem a Tim Burton foi por volta de 2009. O nome da mostra era outro e a linha curatorial também. A montagem de uma exposição inédita do cineasta em Brasília o aproximou da produtora Rua 34, para juntos promoverem essa grande homenagem. Burton está entre os diretores favoritos de Breno Lira Gomes, que já assinou a curadoria de mostras que revisaram as obras de Pedro Almodóvar, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Walter Carvalho, Grande Othelo e Ruth de Souza. "Esse mundo disforme em que, ao mesmo tempo, parece que você está num sonho e num pesadelo, personagens amalucados, os cenários e figurinos tão bem elaborados e uma trilha sonora marcante sempre me fascinaram na obra de Tim Burton. O primeiro filme dele que eu assisti foi ‘Os Fantasmas Se Divertem’, que eu não me cansava de alugar na videolocadora. Com o tempo fui tendo um olhar mais crítico sobre seus filmes, gostando mais de uns do que de outros. Acho ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’ uma obra-prima do horror e uma bela homenagem às produções dos estúdios Hammer", comentou o curador.

A MOSTRA DE FILMES A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS: 10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON irá acontecer de 12 de julho a 11 de agosto no CCBB Brasília. Ao todo serão 65 sessões, sendo 3 delas com recursos de acessibilidade. Os filmes que terão sessões com audiodescrição e legenda descritiva são Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura e A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Os filmes dirigidos por Tim Burton e a animação produzida por ele, "O Estranho Mundo de Jack", serão os únicos com mais de uma exibição. Os demais títulos terão sessão única.

Paralelo às exibições, serão realizadas as seguintes atividades:

DEBATES
Durante a retrospectiva em homenagem a Tim Burton serão realizados 2 encontros com especialistas, que irão analisar a obra do cineasta norte-americano. Senhas serão distribuídas 1h antes do início de cada debate.

Dia 12/07 – Após a sessão de “Os Fantasmas se Divertem” - A Arte de Tim Burton
Com a pesquisadora Julia Maass, o produtor da Rua 34, Naum Simão, e mediação do curador da mostra de filmes Breno Lira Gomes.

Dia 01/08 – Após a sessão de “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” – Tim Burton e o Cinema
Com a crítica Cecília Barroso, Tiago Belotti, do canal Meus 2 Centavos, e mediação do curador da mostra de filmes Breno Lira Gomes.

MASTER CLASS: O ideal estético e os conceitos de beleza e feiúra clássicos, modernos e contemporâneos na obra de Tim Burton
19/07, das 11h às 16h – com intervalo de 1h para almoço
03/08, das 11h às 16h – com intervalo de 1h para almoço

Carga horária: 4 horas
Classificação: 16 anos
Vagas: 74
Inscrições: senhas serão distribuídas 1h antes do início

PALESTRAS

Dia 25/07 – Após a sessão do curta “Vincent” e do longa “Edward Mãos de Tesoura” - O expressionismo em Tim Burton, com a pesquisadora Julia Maass

Dia 30/07 – Após a sessão de “Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas” - O imaginário em Peixe Grande, com a pesquisadora Julia Maass

Dia 06/08 – Após a sessão de “A Noiva Cadáver” - Tim Burton e a animação stop motion, com o pesquisador Thiago Sabino

Dia 09/08 – às 14h, Sobre Curadoria: festivais, mostras de cinema e espaços culturais com o curador e produtor Breno Lira Gomes

Senhas serão distribuídas 1h antes do início de cada palestra.

Sobre o curador

A curadoria da MOSTRA DE FILMES A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS: 10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON está a cargo de Breno Lira Gomes. Jornalista e produtor cultural mineiro, residente no Rio de Janeiro, com passagens pelo curso de cinema da Universidade Estácio de Sá, pela Pipa Produções, pelo Ponto Cine e pela Mostra Geração do Festival do Rio. É curador dos festivais Curta Cabo Frio e Maranhão na Tela desde 2007. Assinou a curadoria e coordenação geral das mostras El Deseo - O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar; Cacá Diegues - Cineasta do Brasil; Simplesmente Nelson; A luz (imagem) de Walter Carvalho; O maior ator do Brasil – 100 anos de Grande Othelo; Pérola Negra: Ruth de Souza; e Monstros no Cinema. Foi curador e produtor executivo do projeto É Massa! 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco. É produtor executivo da mostra Os Melhores Filmes do Ano, da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), desde 2010. Foi produtor executivo das mostras Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes; Filmes à mesa; Dario Argento e seu mundo de horror; James Dean – Eternamente jovem; Claudio Pazienza, o encontro que nos move; Neville d’Almeida – Cronista da beleza e do caos; Cine DocFr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo; Carlos Reichenbach – O cinema de autor brasileiro; George A. Romero – A crônica social dos mortos-vivos; O Cinema de Murilo Salles – O Brasil em cada plano; Cine Uruguai; Luís Buñuel – Vida e obra e do curso Questão de Crítica. Coordenou a produção do Curso de Crítica Cinematográfica com Mario Abbade e das mostras John Waters – O papa do trash; Jornada nas Estrelas: Brasil – A fronteira final; David Lynch – O lado sombrio da alma; e a 1ª Mostra Cine Literário. Fez a direção de produção do 18º Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Foi pesquisador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, entre 2012 e 2016.

Os Fantasmas se Divertem (1988)

Os Fantasmas se Divertem (1988)

 

MOSTRA DE FILMES A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS:
10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON

Direção – longas

As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985) – 91 min – livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: O esquisitão Pee-Wee é uma criança presa no corpo de um homem, que acaba embarcando na maior aventura da sua vida quando parte em busca do seu bem mais precioso: sua bicicleta. Ela, que fora roubada em plena luz do dia, desapareceu na imensidão dos Estados Unidos, e Pee-Wee vai percorrer o país para tentar achá-la. No meio do caminho ele se depara com pessoas e situações bizarras. Motoqueiros, um caminhão fantasma, um cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso. Tudo isso cruza o caminho de Pee-Wee, que no final descobrirá o improvável lugar onde estava sua amada bicicleta.

Os Fantasmas se Divertem (1988)– 92 min – livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara e Adam Maitland se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles e Delia Deitz, um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os novos proprietários são em vão. E se o casal não fica apavorado, LydiaDeitz, a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um tal Beetlejuice para assustar os moradores.

Batman (1989) – 126 min – 12 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Em Gotham City o milionário Bruce Wayne, que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.

Edward Mãos de Tesoura (1990) – 105 min – 14 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Peg Boggs é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward, jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

Batman: O Retorno (1992) – 126 min – 12 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Com o objetivo de manipular Gotham City, um milionário tenta transformar Pinguim, um ser deformado que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato que, apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade.

Ed Wood (1994) – 126 min – 14 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Um retrato exótico da vida de Ed Wood, com relatos focados nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Béla Lugosi em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

Marte Ataca (1996) – 106 min – 14 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Os marcianos invadem nosso planeta, matando e destruindo tudo no caminho, pois acham bem divertido e querem transformar a Terra em um "parque de diversões". Se ninguém achar uma maneira de detê-los, a raça humana está condenada ao extermínio.

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999) – 105 min – 18 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane, um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Planeta dos Macacos (2001) – 129 min – 12 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Após sua espaçonave sofrer um acidente, Leo Davidson chega em um planeta estranho e primitivo, onde os humanos migalham por sua subsistência, são caçados e escravizados por primatas tiranos, que formam o poder local. Sem concordar com a opressão imposta à raça humana, Leo logo se torna uma séria ameaça ao status quo local e dá início a uma revolução social no planeta.

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003) – 125 min – Livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Ed Bloom é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Até que Sandra, mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) – 115 min – Livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Willy Wonka é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket, encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

A Noiva Cadáver (2005) – 78 min – Livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot. Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) – 116 min – 16 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo que chega, decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com o apoio dela, Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém, seu grande objetivo é se vingar do juiz Turpin, que o enviou para a Austrália sob falsas acusações, para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha.

Alice no País das Maravilhas (2010) – 109 min – 12 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Alice é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos, apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas.

Sombras da Noite (2012) - 113 min – 14 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Joshua e Naomi Collins deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard, sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos.

Frankenweenie (2012) – 87 min – 10 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, na qual um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina para reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.

Grandes Olhos (2016) – 106 min – 10 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950, graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

O Lar das Crianças Peculiares (2016) – 127 min – 12 anos
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Após a estranha morte de seu avô, o jovem Jake parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine, atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que "ela contará tudo". Só que, ao chegar, constata que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que ali há uma fenda temporal, onde a srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

Dumbo (2019) – 128 min – 10 anos
Diretor: Tim Burton
Elenco: Colin Farrel, Eva Green, Michael Keaton, Danny Devito
Sinopse: Ex-astro de circo retorna da guerra e dá de cara com um mundo em dificuldades. Seu circo atravessa uma fase financeira complicada e ele acaba encarregado de cuidar de um filhote de elefante, cujas orelhas chamam a atenção de todo mundo pelo seu tamanho descomunal. O que ele não imagina é que aquelas grandes orelhas, servem para fazer o elefantinho... Voar! Quem sabe assim o circo não possa ser salvo? Remake do desenho animado de mesmo nome realizado pela Disney em 1941.

Direção - curtas

Frankenweenie (1984) – 30 min – livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: O garoto Viktor tem o costume de fazer vídeos amadores envolvendo monstros, usando seu cachorro Sparky como uma das estrelas principais. Quando Sparky morre, após ser atingido por um carro, Viktor resolve trazê-lo de volta à vida da única maneira que conhece, seguindo o livro "Frankenstein", de Mary Shelley. Seu experimento é bem-sucedido, só que Sparky passa a aterrorizar os vizinhos do garoto.

Vincent (1982) – 6 min – livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Este filme retrata a infância do jovem excêntrico Vincent Malloy, e reflete um pouco da infância do realizador do filme e a sua admiração por Vincent Price, que influenciou muito seu estilo.

Direção - televisão

Teatro dos Contos de Fadas: Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa (1982) – 48 min – livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Um rapaz comum chamado Aladdin tem grandes sonhos, os quais transforma em realidade. 22º episódio da célebre série "Teatro dos contos de fadas", idealizada por Shelley Duvall para a TV norte-americana.

João e Maria (1982) – 37 min - livre
Direção: Tim Burton Combina atores reais e animação stop motion. Um casal de irmãos é deixado na floresta por sua madrasta má e chega a uma casinha feita de doces, que na verdade é a residência de uma bruxa perversa que deseja devorá-los. Conto de fadas pertencente à tradição oral, coletado pelos Irmãos Grimm e readaptado por Tim Burton para o canal a cabo Disney.

Produtor

O Estranho Mundo de Jack (1993) – 77 min – Livre
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Jack Skellington é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando a festa de Halloween do ano seguinte. Após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim, ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta, onde por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino.

Extras: filmes-referência

Plano 9 do Espaço Sideral (1959) – 78 min – 16 anos
Diretor: Ed Wood
Sinopse: Uma dupla de alienígenas que estava irritada com as "estúpidas mentes" do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do "Plano 9", que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent, um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar sua mulher destes seres.

O Gabinete do Dr. Caligari (1920) – 77 min – 16 anos
Diretor: Robert Wiene
Sinopse: Francis e o amigo Alan visitam o gabinete do Doutor Caligari, onde conhecem Cesare, um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.

Drácula - O Vampiro da Noite (1958) – 82 min – 16 anos
Diretor: Terence Fisher
Sinopse: No século XIX na Alemanha, Jonathan Harker vai até o castelo do Conde Drácula, mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy a não ir. Ao chegar lá, é atacado por uma vampira e espera o momento em que ela e Drácula estejam dormindo em seu caixão para atacá-los. Ele enfia um punhal no peito da mulher e está prestes a fazer o mesmo com Drácula quando este acorda e o surpreende. Quando o Dr. Van Helsing, um estudioso de vampiros, chega até a cidade procurando por Harker, ele descobre que seu amigo virou um deles.

O Solar Maldito (1960) – 79 min – 14 anos
Diretor: Roger Coman
Sinopse: Roderick Usher acredita que sua família foi amaldiçoada com uma incurável loucura. Esta convicção o leva a tentar impedir de todas as maneiras o casamento de sua irmã Madeline com o noivo Winthrop, a fim de evitar a continuidade da herança maldita.

Black Sunday - A máscara de Satã (1960)– 87 min – 16 anos
Diretor: Mario Brava
Sinopse: A diabólica Princesa Asa é condenada à morte por bruxaria e vampirismo. Após 200 anos, sua cripta é encontrada acidentalmente e ela ressuscita. Com a ajuda de um servo fiel e outros seguidores, ela prepara-se para fazer mais vítimas.

O Túmulo Sinistro (1968) – 71 min – 16 anos
Diretor: Roger Coman
Sinopse: Anos depois de sua esposa Ligeia ter sido enterrada, Verden Fell mantém a ideia fixa de que ela ainda vai voltar. Ele conhece Rowena e os dois se casam, mas a nova esposa começa a ter sonhos que seu marido entende como recados da falecida.

No Domínio do Terror (1963) – 104 min – 16 anos
Diretor: Sidney Salkow
Sinopse: No primeiro conto, "O Experimento de Heidigger", Alex Medbourne e Carl Heidigger são amigos há décadas. Carl ainda fala com profundo amor de Sylvia Ward, sua noiva que há 38 anos morreu na véspera do casamento. Na segunda história, "A Filha de Rappaccini", o jovem Giovanni Guasconti se apaixona pela bela Beatrice, a filha de Rappaccini, um eminente cientista. Porém Giovanni só pode vê-la da varanda da sua casa, pois Beatrice não permite que ele vá até seu jardim. A razão disto é uma maléfica criação elaborada pela mente doentia de Rappaccini. Na última história, "A Casa das Sete Agulhas", na Nova Inglaterra, em 1691, vários inocentes foram executados acusados de bruxaria. Os responsáveis foram os membros da família Pyncheon, que assim tomaram as terras dos acusados e aumentaram seu poder.

O Corvo (1963) – 86 min – 18 anos
Diretor: Roger Corman
Sinopse: Dois anos após a morte de sua esposa Lenore, o mágico Erasmus Craven ainda está profundamente deprimido. Um dia, ele é visitado por Adolphus Bedlo, que foi transformado em um corvo depois de perder um duelo com o Dr. Scarabus, um feiticeiro malvado. Depois que Craven transforma Bedlo novamente em um ser humano, ele afirma ter visto o fantasma de Lenore no castelo de Scarabus. Os dois partem para lá, a fim de procurarem o amor perdido de Craven.

Drácula (1931) – 74 min – 16 anos
Diretor: Tod Browning
Sinopse: Drácula é um conde vindo dos Cárpatos, que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira, ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing, um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.

Frankenstein (1931) – 70 min – 12 anos
Diretor: James Whale
Sinopse: Henry Frankenstein, um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" a vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos.

A Noiva de Frankenstein (1935)– 75 min – livre
Diretor: James Whale
Sinopse: Dr. Frankenstein e seu monstro retornam, pois não estavam mortos como inicialmente se acreditava. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências, mas quando um cientista louco sequestra sua esposa, ele concorda em ajudá-lo em criar uma nova criatura, uma mulher, para ser companheira do monstro.

A Casa dos Maus Espíritos (1959) – 75 min – 12 anos
Diretor: William Castle
Sinopse: Um excêntrico milionário organiza uma reunião entre pessoas que não se conhecem, em uma mansão alugada. A casa, em teoria, é mal-assombrada e o anfitrião vai dar dez mil dólares a cada um dos que passem a noite com ele.

A Pequena Loja dos Horrores (1960) – 72 min – 14 anos
Diretor: Roger Corman
Sinopse: O submisso ajudante de floricultura Seymour é apaixonado pela colega de trabalho Audrey. Durante um eclipse, ele descobre uma planta incomum e a batiza de Audrey II. A planta, que se alimenta apenas de carne e sangue humanos, atrai muitos clientes para a loja em dificuldades. Seymour alimenta a planta com o corpo do namorado de Audrey, que morreu acidentalmente, e precisa conseguir mais cadáveres para a planta cada vez mais sedenta.

A Guerra dos Mundos (1953) – 85 min – livre
Diretor: Byron Haskin
Sinopse: Um locutor de rádio explica como as armas de guerra ficaram mais poderosas, destrutivas e mortais durante o século XX. O locutor fala sobre como os habitantes de Marte tiveram que abandonar o mundo deles, que está morrendo, e procurar um lugar novo para viver. Em uma pequena cidade da Califórnia, Linda Rosa, os habitantes ficam excitados quando um flamejante meteoro aterrissa nas colinas, fazendo Clayton Forrester, um cientista, chegar ao lugar acompanhado de dois outros cientistas para investigar o acontecido. Uma pequena multidão se formou no local, que inclui Sylvia Van Buren.

Jasão e os Argonautas (1963) – 104 min – 12 anos
Diretor: Don Chaffey
Sinopse: Baseado na Mitologia Grega, o filme conta a história de Jasão, que após retornar para sua casa de uma viagem de 20 anos, deve encontrar um mágico velo de ouro para reconquistar seu trono. Assim, ele lidera uma equipe, que inclui o heroico Hércules, para ir atrás do artefato, enfrentando perigos enormes como um gigante feito de bronze. Destaque para os efeitos visuais criados por Ray Harryhausen.

O Cérebro que não Queria Morrer (1962) – 82 min – 12 anos
Diretor: Joseph Green
Sinopse: Um jovem cirurgião, Dr. Bill Cortner, faz experiências secretas em seu laboratório numa casa de campo, com o objetivo de conseguir sucesso no transplante de membros humanos, utilizando um soro especialmente desenvolvido para evitar a rejeição. Quando ocorre um grave acidente de carro que vitimou sua noiva Jan Compton, ele consegue recuperar apenas sua cabeça dos escombros em chamas e decide mantê-la viva em seu laboratório, repousando-a numa bandeja com o soro. Agora, o desafio do cientista é encontrar um corpo de uma bela mulher, sem chamar a atenção da polícia, para tentar uma cirurgia de transplante na cabeça da noiva.

O Homem dos Olhos de Raio-X (1963) – 79 min – 14 anos
Diretor: Roger Corman
Sinopse: Com a intenção de melhorar a visão dos seres humanos, o brilhante Dr. James Xavier inventa uma formula que permite que ele consiga enxergar distâncias bem acima do espectro normal dos seres humanos. Quando o capital de seu projeto fica comprometido, Xavier testa a formula em si mesmo. Inicialmente a formula parece ser útil para uma variedade de pequenas tarefas, mas ele acaba vendo coisas que nenhum homem foi destinado a ver.

Sessões no CCBB Brasília  
Entrada gratuita  
Retirada de ingresso 1h antes da sessão.  
Confira a classificação indicativa  
Espaço sujeito a lotação.  
Limitado a 1 ingresso por pessoa.  
Formato de exibição: Digital   
Capacidade do cinema: 74 lugares