Representante uruguaio no Oscar 2022 é coproduzido pela Okna Produções

FILME ESCOLHIDO PELO URUGUAI PARA REPRESENTAR O PAÍS NO OSCAR 2022, A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS  É COPRODUZIDO PELA GAUCHA OKNA PRODUÇÕES

Duplamente premiado em Gramado, o longa, dirigido por Diego “Parker” Fernández,  tem DNA da brasileira

Sinopse

O filme traz a história de Claudio Tapia, empregado de uma companhia de seguros que é designado como responsável da empresa em uma longínqua e pequena cidade. Após sua chegada vários carros começam a aparecer incendiados durante a noite sem motivo algum. Claudio deverá resolver o mistério para manter sua ambição de progredir dentro da empresa enquanto administra uma crise em seu casamento.


Ficha Técnica:

Direção: Diego “Parker” Fernández (Uruguai)

Roteiro: Diego “Parker” Fernández e Rodolfo Santullo (Uruguai)

Direção de Fotografia: Lucio Bonelli (Argentina)

Direção de Arte: Gonzalo Delgado e Mariana Pereira (Uruguai)

Direção de Produção: Patricia Olveira (Uruguai)

Som Direto: Diego "Tata" Martínez (Argentina)

Editor: Pablo Riera (Brasil)

Música: Gonzalo Deniz (Uruguai)

Edição de Som e Mixagem: Kiko Ferraz Studios (Brasil)

Produtores: Diego “Parker” Fernández e Micaela Solé (Uruguai), Juan Pablo Miller (Argentina) e Aletéia Selonk (Brasil)

Empresas produtoras: Parking Films e Cordon Films (Uruguai), Okna Produções (Brasil), Tarea Fina (Argentina)

Vencedor do principal dos prêmios de melhor filme pelos Júris Oficial e Popular na Mostra Latina, no Festival de Gramado de 2021, o filme A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS dirigido por Diego “Parker” Fernández, foi escolhido pelo Uruguai para representar o país no Oscar em 2022, na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. Coprodução com o Brasil e a Argentina, o longa leva a assinatura da gaúcha Okna Produções. Ao estrear em seu país em agosto, se tornou um dos cinco filmes uruguaios mais vistos no Uruguai.

“É com imensa alegria que recebemos a notícia de A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS foi escolhido pelo Uruguai para ser seu representante no Oscar 2022. Foi uma honra participarmos como coprodutores deste longa, que resultou de parceria muito produtiva, alinhada com profissionais de todos os países envolvidos. O sucesso do filme no Uruguai é algo que sentimos como uma conquista, e, em breve, estará também nas telas de cinema de todo o Brasil”, comemora Aletéia Selonk, fundadora da Okna Produções, na qual trabalha com gestão de talentos e projetos audiovisuais, da criação à comercialização, atuando como produtora criativa.

SOBRE O DIRETOR

Diego “Parker” Fernández é diretor, roteirista e produtor do longa-metragem RINCÃO DE DARWIN (Rincon de Darwin, Uruguai-Portugal/2013), seu primeiro longa, assim como de vários curtas-metragens como NICO&PARKER (2000), MANDADO HACER (2002) e FABRICA DE ENANOS (2004). É coprodutor do longa-metragem MULHER DO PAI (Brasil-Uruguay 2016) e realizador da série educativa de animação ANA LA RANA. Atuou como Diretor de Produção do longa-metragem WHISKY (Rebella y Stoll 2004), uma obra marcante na filmografia uruguaia, e durante muitos anos exerceu a docência em realização e produção audiovisual, tanto na Escola de Cinema do Uruguai, como na Universidade ORT Uruguai. Em 2014 funda a PARKING FILMS apenas para desenvolver projetos cinematográficos. Além disso, atua como Supervisor de Conteúdo do Canal M, canal web do portal montevideo.com.uy

SOBRE A OKNA PRODUÇÕES

Produtora de conteúdo dedicada à realização de projetos para cinema, televisão e plataformas digitais. Especializada na produção e produção executiva, realiza não apenas o gerenciamento de projetos mas de talentos criativos. Em 2021, a empresa completa 15 anos de atuação. Em seu catálogo constam mais de 50 obras, sendo 7 longas metragens, 19 médias, 21 curtas e 5 séries de TV. Suas produções foram selecionadas para importantes festivais no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios. São obras que unem características autorais ao potencial de se comunicar com as audiências, trazem uma diversidade de abordagens temáticas dedicadas a diferentes perfis de públicos e foram realizadas a partir de coproduções que valorizam talentos nacionais e internacionais.