Documentário KEVIN, de Joana Pimentel, chega aos cinemas em novembro

DOCUMENTÁRIO KEVIN, DE JOANA OLIVEIRA, CHEGA AOS CINEMAS EM NOVEMBRO

Ao narrar o reencontro da diretora com sua amiga ugandense Kevin Adweko, o filme aborda questões como sororidade, relações interraciais e a posição da mulher


Sinopse

É a primeira vez que Joana, uma brasileira, visita sua amiga Kevin na Uganda. Elas se tornaram amigas há 20 anos quando estudaram juntas na Alemanha e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar a matéria do vivido e um elo de amor e sororidade que resiste à distância e ao tempo.

Ficha Técnica

Direção:  Joana Oliveira

Produção: Luana Melgaço, Joana Oliveira 

Elenco: Joana Oliveira, Kevin Adweko

Roteiro: Joana Oliveira, Laura Barile, com a colaboração de Tatiana Carvalho Costa

Produção Executiva: Luana Melgaço

Direção de Produção: Camila Bahia, Irene Nduta Mungai, Vanessa Santos

Fotografia: Cristina Maure

Direção de Arte: Rimenna Procópio

Som Direto e Edição de Som: Gustavo Fioravante

Montagem: Clarissa Campolina

Cor e Finalização: Lucas Campolina

Mixagem: Pedro Durães

Trilha Sonora: Thaís de Campos

Empresa Produtora: Bukaya Filmes

Coprodução: Anavilhana; Vaca Amarela Filmes

Empresa Distribuidora no Brasil: Embaúba Filmes

Ano: 2021

Duração: 81 minutos

País: Brasil

O filme KEVIN, de Joana Oliveira (Morada), nasce da amizade da cineasta com a ugandense Kevin Adweko, que conheceu há mais de 20 anos, quando as duas estudavam na Alemanha. A partir do reencontro, quando a brasileira viaja a Uganda, o filme investiga o passado e o presente, os caminhos trilhados, e os rumos que as vidas e os países de cada uma delas tomaram. O longa é produzido pela Bukaya Filmes, em coprodução com Anavilhana e Vaca Amarela Filmes, e chega aos cinemas em novembro, com distribuição da Embaúba Filmes.

O documentário nasce de uma saudade: quando iria se casar, em 2013, Joana gostaria que sua amiga viesse ao Brasil, mas Kevin tinha acabado de ter uma filha, e não podia arcar com os gasto de uma viagem. “Desde que nos conhecemos em 1999 em Reutlingen, na Alemanha, só tínhamos nos encontrado em um país que não era nem de uma nem de outra. Em janeiro de 2013 comecei a escrever o roteiro de um filme que seria uma mistura de documentário e ficção sobre a vinda de Kevin ao Brasil para meu casamento. Acreditava que seria uma forma de me conectar com minha amiga e de termos um projeto juntas, fazer um filme sobre nossa relação.”

Além disso, Joana sabia que Kevin era uma figura extraordinária para estar num documentário. “E que a relação entre uma brasileira e uma ugandesa, que têm muito em comum apesar de serem tão diferentes em suas personalidades, interessaria muita gente. Especialmente mulheres. Meu casamento passou, o filme demorou a ser financiado, a Kevin se mudou da Alemanha para Uganda e muita coisa mudou na história do filme.”

Joana também aponta que sua amiga Kevin pensava, no início, que o filme não passava de uma brincadeira, ou algo apenas para mostrar para amigas no Brasil. “Quando chegamos na Uganda com a equipe, com contratos, com equipamentos, ela começou a entender que o filme era maior que uma reportagem e ficou muito feliz. A Kevin pode dizer que não acredita, mas eu, sim, sei: ela é uma artista nata. Sabe como se posicionar para ser filmada, entende a captação de som e a manipulação de uma história. Nós conversamos muito sobre o que revelar e o que não revelar e tudo o que está no filme foi acordado.”

Joana conta que quando se conheceram, logo se tornaram amigas próximas, e mesmo depois que a brasileira retornou, e Kevin continuou na Alemanha, elas não perderam contato, primeiro, por cartas, e, depois, e-mails. Em 2005, se reencontraram brevemente, quando Joana voltou a estudar na Alemanha, e só em 2014 que estiveram juntas novamente, já com o projeto do filme.

Estive na Alemanha para planejarmos o filme, fiz testes de câmera com ela. A Luana Melgaço, produtora do filme, me ajudou a ir e ter certeza de que ela estava de acordo com o projeto. Foi ótimo, pois tive certeza de que a câmera e ela se amam! E desde que começamos o projeto do filme tenho visto a Kevin com mais regularidade e tem sido uma coisa linda. Meu marido, Gustavo Fioravante, que assina o som direto e a edição de filme, a conheceu já quando fomos filmar.”

KEVIN foi filmado em 2 etapas, a primeira em 2017, em Uganda, onde foi rodada uma parte grande do filme, e a segunda em 2019, em Belo Horizonte, Brasil, e, depois, novamente em Uganda, na cidade de Jinja. “Foi antes da segunda etapa que eu procurei a Laura Barile, para trabalhar no roteiro, pois justamente queria tratar Joana e Kevin em uma chave mais distanciada e com a proposta de entendermos essas personagens e fortalecê-las. O roteiro teve também a colaboração ativa de Tatiana Carvalho Costa, que também foi assistente de direção.”

O filme teve suas primeiras exibições na Mostra de Cinema de Tiradentes, que aconteceu on-line, e Joana confessa que tinha apreensão sobre como o público veria o longa. “Mas foi impressionante. As pessoas nos escreveram muito, ligaram, queriam seguir conversando sobre a vida, sobre a situação das mulheres, sobre amizade, sobre querer ou não ter filhos, sobre perdas, sobre famílias interraciais, sobre racismo, sobre problemas de família, sobre estar com saudades das pessoas. Muitas mulheres falando de como se sentiram refletidas na tela, de como amam suas amigas.”

Joana revela que assistiu a estreia do filme ao lado de Kevin, na Alemanha, e, nas próximas semanas, a amiga chega ao Brasil para o lançamento do longa no país. “A Kevin é uma mulher de pulso muito forte e muito segura do que quer que seja visto e o que não quer. Sim, a Kevin do filme é uma versão dela mesma. Assim como a Joana do filme também é.”

KEVIN tem ainda em sua equipe artística Clarissa Campolina, na montagem; Cristina Maure, na direção de fotografia; Thaís de Campos, na trilha sonora; Gustavo Fioravante, no som direto e edição de som; e Rimmena Procópio, que fez a direção de arte no Brasil, além da seleção de figurinos.

KEVIN será lançado no Brasil pela Embaúba Filmes.

Sobre Joana Oliveira

Joana Oliveira é roteirista e diretora; trabalha na área audiovisual desde 1999. Mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes, UFMG, graduada em Direção de Cinema pela EICTV, em Cuba e em Comunicação Social pela PUC Minas.

Dirigiu várias produções como curtas-metragens de ficção, documentários e programas para a TV. Roteirizou variadas séries de ficção e documentário, além de longas-metragens. Seus curtas já foram selecionados para vários festivais nacionais e internacionais como Festival de Cartagena (Colômbia), Lakino (Alemanha), Huesca Film Festival (Espanha), Festival de Habana (Cuba), Festival de Cine de Guadalajara (México), San Diego Latino Film Festival (EUA), Mostra de Cinema de Tiradentes e exibidos em canais de televisão. Realizou diretora dois longas-metragens documentais: Kevin (2021) e Morada (2010). Joana atua também como professora universitária e consultora de roteiros. Atualmente é sócia da Bukaya Filmes.

Sobre a Bukaya Filmes - https://bukayafilmes.com.br/

Bukaya Filmes é uma produtora de filmes autorais da diretora Joana Oliveira. Criada em 2019, a produtora é sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dois longas-metragens fazem parte do portifólio da empresa. São eles Morada, um documentário sobre uma senhora ameaçada de desapropriação em Belo Horizonte, e Kevin, que conta a história de uma amizade entre uma mulher do Brasil e uma mulher da Uganda.

Sobre a Anavilhana - https://www.anavilhana.art.br/

A Anavilhana surgiu do encontro entre Clarissa Campolina, Luana Melgaço e Marília Rocha. Fundada em 2005, a produtora reúne mais de 20 anos de experiência de suas sócias, com o desejo de articular pesquisa, formação, produção e criação audiovisual.

Desenvolvemos projetos das nossas integrantes e parcerias com diretoras e diretores independentes, produções associadas e co-produções dentro e fora do Brasil. Nosso trabalho é norteado pela criação de desenhos de produção mais adequados a cada novo projeto, pelas trocas com outras produtoras e realizadores, e pelo investimento na pesquisa de linguagem. Tudo isso desde sua origem, quando as três sócias integraram o grupo Teia (www.teia.art.br). 

Até o momento, a Anavilhana lançou mais de 30 obras audiovisuais, com ampla participação no mercado de cinema autoral: curtas e longas-metragens, instalações, séries de TV e teatro. Teve trabalhos oficialmente selecionados e premiados festivais nacionais como: É Tudo Verdade, Festival de Brasília, Festival do Rio, Mostra de Tiradentes; em festivais internacionais: Berlinale, Veneza, Toronto, San Sebastian,Locarno, Roterdã, Visions du Réel, DocLisboa; e em museus de arte do mundo: Centre Georges Pompidou, MoMA, Inhotim. Suas produções também estiveram destacadamente presentes no circuito comercial de cinema e em plataformas de streaming no Brasil e no exterior.

E para quem se pergunta o que significa Anavilhana, explicamos: o arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores do mundo, situa-se no Rio Negro, na região amazônica. Este conjunto de ilhas fluviais inspirou a escolha do nome da produtora, ao entendermos que um arquipélago só se faz na autonomia de suas ilhas e na união de todas elas.

 

Sobre a Vaca Amarela - https://www.vacaamarelafilmes.com.br/

A Vaca Amarela Filmes é uma produtora audiovisual brasileira que realiza projetos independentes e autorais. Sediada em Minas Gerais, atua desde 2008, produzindo filmes de curtas, médias e longas-metragens e séries de TV.

Suas produções foram premiadas e exibidas em vários festivais internacionais como Festival Internacional de Cine de Cartagena (Colômbia), Lakino (Alemanha), Cine Las Americas International Film Festival (Estados Unidos), Terra di Tutti Film Festival (Itália), Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal) e no Brasil em festivais como Forumdoc, Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival Internacional de curtas metragens de São Paulo, Cine Ceará, Festival do Cinema Brasileiro de Gramado etc.

Para a TV, realizou a série de documentário Veredas do Brasil, que trata-se das grandes rotas criadas no Brasil. Como que cada uma delas nasceu, resistiu e se transformou ao longo da sua história. A primeira temporada transporta o espectador para o século XVIII ao percorrer a Estrada Real, conhecida por ser o principal caminho de escoamento do ouro e diamante das Minas Gerais rumo a Portugal em exibição no CineBrasilTV.

Atualmente a Vaca Amarela Filmes está produzindo o longa-metragem ‘A Estação’ contemplado no Prodecine 01/2016-Ancine e uma série de animação infantil para TV ‘Na Sombra da Mangueira’ selecionado pelo Olhar Independente.

Sobre a Embaúba Filmes - https://embaubafilmes.com.br/

A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de obras autorais brasileiras. Ela busca se diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 40 títulos, em pouco mais de 4 anos de atuação, apostando em filmes de grande relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje com mais de 500 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo.