Com Maeve Jinkings, 'Açúcar' ganha data de estreia no cinemas: 30 de janeiro de 2020

Filme dirigido por Renata Pinheiro e Sergio Oliveira faz um paralelo entre um local em ruínas e a vida de sua proprietária

Bethânia retorna a suas terras onde uma vez funcionou o antigo engenho de açúcar da sua família, o Engenho Wanderley. Entre fotos, criaturas fantásticas, contas a pagar e trabalhadores reivindicando seus direitos sobre a terra, Bethania enfrenta a si mesma em um presente onde o passado e o futuro são ambos ameaçadores.

AÇÚCAR é ambientado num universo de realismo fantástico, que cruza a história pessoal de Bethânia com a formação da identidade de um país que é, ao mesmo tempo, moderno e arcaico, contemporâneo e ancestral, branco e muito, muito mais negro.

Direção: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira
Roteiro: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira
Produção executiva: Leticia Friedrich, Lourenço Sant'Anna, Sergio Oliveira
Direção de fotografia: Fernando Lockett
Direção de arte: Renata Pinheiro
Montagem: Adelina Bichis
Elenco: Maeve Jinkings, Magali Biff, Dandara de Morais, Zé Maria
Som: Manuel de Andrés
Trilha original: Guile Martins
Escore musical: Sergio Oliveira
Música: Caetano Veloso, Agepê e outros
Figurino: Christiana Garrido
Produção: Aroma Filmes
Coprodução: Boulevard Filmes, Canal Curta, Synapse.
Distribuição: Boulevard Filmes
Classificação indicativa: 14 anos
País: Brasil
Ano: 2017
Duração: 90 min.

FESTIVAIS

- Rotterdam 2018 (Voices)
- Festin Lisboa 2018 - Melhor Filme pelo 'Júri da Crítica'
- 19º Festival do Rio
- 41ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo
- 36º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay
- Seven Hills International Film Festival
- X Janela Internacional de Recife
- 12º Fest Aruanda
- 17ª Mostra do Filme Livre
- 9º Festival Internacional de Cinema da Fronteira
- FAM 2018

SOBRE OS DIRETORES
Renata Pinheiro, graduada em Artes Visuais, tem como característica de suas obras cinematográficas a construção visual como um dos principais elementos da construção da narrativa. Seu primeiro longa, "Amor, Plástico e Barulho" foi selecionado para o IndieLisboa (2014) e venceu mais de 15 prêmios, entre eles Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção de Arte no Festival de Brasília (2013), Melhor filme no festival Brafftv, Melhor filme pela ABRACINE, entre outros. "Superbarroco", seu primeiro curta, foi selecionado para a Quinzaine des Réalisateurs - Cannes (2009) e ganhou mais de 30 prêmios ao longo de sua carreira. Assina também a direção de arte do filme Zama da diretora argentina Lucrecia Martel.

Sergio Oliveira iniciou sua carreira já nos anos 90, é diretor e roteirista de diversos projetos. Seu documentário Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos ganhou Melhor Direção e Melhor Fotografia no Festival Internacional do Rio (2016).

Juntos os diretores Renata Pinheiro e Sergio Oliveira codirigiram e corroteirizaram o longa-metragem documentário Estradeiros, ganhador do Prêmio de Melhor Filme na Semana dos Realizadores (RJ - 2011) e do Prêmio de Contribuição Artística no Festival Internacional Olhar de Cinema, Curitiba, 2011. E o curta-metragem documentário "Praça Walt Disney" que teve sua estreia internacional no Festival de Locarno (2011) e recebeu ao longo da sua carreira mais de 45 prêmios.

SOBRE A BOULEVARD FILMES

A Boulevard Filmes é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto, tanto para cinema, quanto para TV e novas mídias. Entre seus lançamentos para as salas de cinema estão os longas "Amor, Plástico e Barulho" (Renata Pinheiro), "Filme Sobre um Bom Fim"(Boca Migotto), "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" (Leo Garcia, Zeca Brito), "Histórias que nosso cinema (não) contava" (Fernanda Pessoa) e "Açúcar" (Sergio Oliveira, Renata Pinheiro), esté último com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019.

Açúcar divulgação-Maeve4.jpeg