DOCUMENTÁRIO SOBRE JORNALISTA TARSO DE CASTRO ESTREIA DIA 24 DE MAIO

'A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro' retrata a trajetória do personagem que foi um divisor de águas no jornalismo brasileiro

A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro
90’, HD

SINOPSE

Boêmio. Provocador. Sedutor. Revolucionário. Além de idealizador do “Pasquim”, Tarso de Castro foi um dos maiores jornalistas do Brasil. Ao investigar sua vida, vem à tona a história de um país embriagado pela ditadura e pela censura, onde o sonho de democracia nascia de uma geração libertária.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção: Leo Garcia e Zeca Brito
Produção Executiva: Letícia Friedrich e Mariana Mêmis Müller  
Som Direto: Fernando Basso
Desenho de Som e Mixagem: Tiago Bello
Direção de Fotografia: Bruno Polidoro
Pesquisa: Alice Spitz e Sylvio Siffert
Montagem: Jardel Machado Hermes
Produção: Leo Garcia, Letícia Friedrich, Lourenço Sant'Anna, Mariana Mêmis Muller e Zeca Brito
Produção Musical: Rita Zart
Trilha Sonora Original: Tiago Abrahão
Empresas produtoras: Anti Filmes, Boulevard Filmes, Coelho Voador, Epifania Filmes e Canal Brasil
Distribuição: Boulevard Filmes

SOBRE OS DIRETORES

 
Leo Garcia é sócio da Coelho Voador e diretor geral do FRAPA, o maior Festival de Roteiro da América Latina, com cinco edições realizadas. Mestre em Roteiro (UPSA  -Salamanca, Espanha), já teve trabalhos exibidos na RBSTV, Globo Internacional, Canal Brasil, TVE, Prime Box Brazil e TV BRASIL. Um de seus destaques é o curta de animação “Ed” – no qual é roteirista e produtor – que conta com 27 prêmios (entre ele o Grande Prêmio Canal Brasil 2014) e foi selecionado para mais 100 festivais mundo afora. Leo também escreveu e produziu o longa de ficção “Em 97 Era Assim”, premiado em festivais internacionais, com lançamento marcado para 2018.  Também assina o roteiro de dois longas de ficção em finalização: o drama histórico “Legalidade”, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018; e “Depois de Ser Cinza”, gravado no Brasil e na Croácia, previsto para 2019.
 
Zeca Brito é diretor e roteirista, graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Artes Visuais pela UFRGS, premiado por seus curtas e longas-metragens. É sócio da empresa Anti Filmes e diretor artístico do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Zeca roteirizou e dirigiu diversos curta-metragens, com destaque para “Aos Pés” e “O Sabiá”. Estreou em longa-metragem em 2011 com o drama “O Guri” (Canal Brasil); em 2015 lançou o documentário “Glauco do Brasil” (39ª Mostra SP); e em 2018 também estreia sua comédia “Em 97 Era Assim” (Melhor Filme – Best Film Festival Seattle 2017). Dirigiu ainda o telefilme documental “Grupo de Bagé”, para o Canal Curta, e a ficção “Legalidade”, em finalização, ambos com previsão de exibição
para 2018. 
 
SOBRE AS PRODUTORAS

ANTI FILMES

A Anti Filmes nasce em 2009 com o objetivo de ampliar os horizontes do cinema brasileiro realizado no Rio Grande do Sul. Formada pela sociedade entre os realizadores Zeca Brito e Frederico Ruas, a produtora realiza obras audiovisuais buscando a diversidade, promovendo iniciativas de expressividade nacional e internacional, além de projetos de responsabilidade social.  Os longas de ficção “O Guri” e “Em 97 Era Assim”, além dos documentários “Glauco do Brasil” e “Grupo de Bagé” são alguns de seus mais recentes projetos.
 
BOULEVARD FILMES

A Boulevard Filmes é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto, tanto para cinema, quanto para TV e novas mídias. Entre os filmes produzidos pela Boulevard estão os longas de ficção “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro, “Açúcar”, de Sergio Oliveira e Renata Pinheiro e “Uma Viagem Inesperada”, de Juan José Jusid,  além dos documentários “Glauco do Brasil” e “Grupo de Bagé”, de Zeca Brito, e o telefilme “Guigo Offline”, de René Guerra. Como distribuidora, lançou ainda os documentários “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário, “Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete”, de Angelo Defanti e “Filme Sobre um Bom Fim”, de Boca Migotto.
 
COELHO VOADOR

Sediada em Porto Alegre, a Coelho Voador é uma das principais produtoras de roteiros do Brasil. Atuando desde 2009, a empresa é focada em confeccionar roteiros audiovisuais de qualidade. Idealizada por Leo Garcia, a Coelho Voador busca ser o elo entre os roteiristas e as produtoras e, nos últimos anos, além de criar e desenvolver os roteiros, vem produzindo alguns projetos e trabalhando em coproduções. Entre seus projetos estão os roteiros dos longas “Depois de ser cinza” e “Legalidade”, ambos com as filmagens encerradas e já em finalização, além de séries como “Bocheiros”, “Elvis e o Cometa”, “Paralelo 30” e “Reunião de Condomínio”.
 
EPIFANIA FILMES

Com 8 anos de mercado, a Epifania Filmes, da produtora-executiva Mariana Mêmis Müller, reúne em seu currículo a realização de diversos projetos. Dentre suas principais produções estão a primeira série internacional de ficção da RBSTV, “Sapore d`Italia” (2010), a série "Bocheiros" (TVE, 2013) e o documentário “Dormentes do Tempo” (2010), que teve exibição em canais como RBSTV, Box Brasil e Canal Futura. Seu primeiro longa-metragem, o documentário “Filme Sobre um Bom Fim”, lançado em agosto de 2015, foi selecionado para a Mostra Oficial do festival de documentários “É tudo Verdade”, ficando 16 semanas em cartaz nas salas de exibição.
 
SOBRE O CANAL BRASIL

O Canal Brasil tem um papel fundamental na produção e coprodução de longas-metragens, história que começou em 2008 com "Lóki – Arnaldo Baptista", de Paulo Henrique Fontenelle, que mostrou a vida do eterno mutante. Agora em 2017, o canal atinge a marca de mais de 200 filmes, entre eles "Cinema Novo", documentário de Eryk Rocha premiado no Festival de Cannes e "Pendular" de Julia Murat, premiado na seção Panorama do Festival de Berlim. Sair do campo da exibição e partir também para feitura fez com que o Canal Brasil atingisse em poucos anos uma importância imensurável dentro do cenário do cinema brasileiro recente. Entre os longas coproduzidos estão "Canastra Suja"de Caio Sóh; "Não Devore Meu Coração" de Felipe Bragança; "Big Jato" de Cláudio Assis; "Boi Neon" de Gabriel Mascaro; "Muitos Homens Num Só", de Mini Kerti; e ainda "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez; "Olho Nu", documentário de Joel Pizzini sobre Ney Matogrosso; "Dossiê Jango", também de Paulo Henrique Fontenelle e "Divinas Divas" de Leandra Leal.

 

‘A CÂMERA DE CLAIRE’, NOVO FILME DO DIRETOR HONG SANG-SOO ESTREIA DIA 24 DE MAIO

Sinopse

Manhee (Kim Min-hee) é agente de filmes e foi demitida por sua chefe sem explicações. Claire (Isabelle Huppert) é uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com sua polaroid. As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados.

Ficha Técnica

Duração: 69 min
Elenco: Isabelle Huppert, Kim Minhee, Jang Mi Hee, Shahira Fahmy, Jin-yeong Jeong
Gênero: Drama
País: Coréia Do Sul
Ano: 2017
Direção: Hong Sang-soo
Classificação: 12 anos

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

 

ROMANCE DE KIM NGUYEN, ‘OLHOS DO DESERTO’ ESTREIA DIA 24 DE MAIO

Sinopse

Uma história de amor pelos olhos de um drone. De um lado do mundo, no norte da África, há um deserto e um oleoduto sendo monitorado por um drone. Do outro, na América, Gordon, o operador do drone, vê as paisagens e as cenas captadas por ele. Assim, acaba fascinando-se por Ayusha, uma jovem prometida a um homem mais velho a quem não ama. Apesar da distância e de seus medos, Gordon fará tudo o que pode para ajudar Ayusha a escapar de seu destino.

Ficha Técnica

Gênero: Drama | Romance
Duração: 90’
Diretor: Kim Nguyen
Elenco: Joe Cole, Lina El Arabi, Brent Skagford, Faycal Zeglat, Mohammed Sakhi
Produção: Pierre Even
Produtores executivos: Jeff Sackman,  Marie-Claude Poulin, Sébastien Beffa, Nicolas Brigaud-Robert, Valéry Guibal, François Yon

‘PARIS 8’, DIRIGIDO POR JEAN-PAUL CIVEYRAC, ESTREIA DIA 17 DE MAIO

Sinopse

Etienne vai a Paris para estudar cinema na Sorbonne. Ele conhece Mathias e Jean-Noël, que compartilham sua paixão por filmes. Mas, conforme passam o ano estudando, precisarão enfrentar os desafios da amizade e do amor, assim como escolher suas batalhas artísticas.

Ficha Técnica

Paris 8 (A Paris Education)
Direção: Jean-Paul Civeyrac
Roteiro: Jean-Paul Civeyrac
Elenco: Andranic Manet, Diane Rouxel, Jenna Thiam
Gênero: Drama
País: França
Ano: 2018
Duração: 137 min
Classificação: 14 anos

http://www.cineartfilmes.com.br/

DOCUMENTÁRIO SOBRE A CARREIRA DO ATOR PAULO JOSÉ ESTREIA DIA 10 DE MAIO

TODOS OS PAULOS DO MUNDO

SINOPSE
 
Paulo José é um ícone brasileiro. O talento sem igual, a voz inconfundível, o carisma e a versatilidade acompanham as seis décadas de sua trajetória como ator, diretor e pensador do país. "TODOS OS PAULOS DO MUNDO" narra a vida e a obra do maior ator do cinema brasileiro através dos que viveu e das reflexões que Paulo José, há vinte cinco anos personagens convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular ainda hoje, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em “TODOS OS PAULOS DO MUNDO” a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo.
 
SOBRE OS DIRETORES
 
GUSTAVO RIBEIRO é diretor e montador de cinema e televisão, nascido em 1979 em São Paulo. Formou-se em cinema na FAAP, em 2001, e fez cursos de especialização em montagem em Cuba e na Espanha. Possui larga experiência como montador de documentários e séries documentais para cinema e televisão. Estreou na direção em 2015 com, a série documental "A Vaga", uma co-produção HBO e O2 Filmes. Em 2016 lançou o curta-metragem de ficção “Pássaros na Boca", exibido em diversos festivais no Brasil e no exterior. Atualmente dirige dois episódios da série documental “Elas no Singular”, co-produção HBO e Primo Filmes.
 
RODRIGO DE OLIVEIRA é crítico e cineasta. Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, é redator da Revista Cinética. Em 2010, Rodrigo escreveu o livro “Diário de Sintra - Reflexões sobre o filme de Paula Gaitán”. É autor do roteiro de “Exilados do Vulcão”, de Paula Gaitán, prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília 2013. Em 2012, Rodrigo escreveu e co-dirigiu seu primeiro longa de ficção, “As Horas Vulgares”, lançado na prestigiada Mostra de Tiradentes com sucesso de crítica, e teve sua estreia comercial nos cinemas brasileiros em junho de 2013. “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, seu segundo longametragem, participou do 14º Foro de Coproducción do Festival de Huelva, na Espanha, e teve lançamento na mesma Mostra de Tiradentes, em janeiro de 2015 e chegou às salas de cinema em abril de 2016. Seu primeiro trabalho em curta-metragem, “Eclipse Solar”, recebeu o Prêmio Aquisição Canal Brasil na Mostra de Tiradentes de 2016. Atualmente desenvolve o roteiro de “Fuga em Ré Menor”, com Luiz Pretti, aprovado no edital do Prodav 05/2015 do Fundo Setorial do Audiovisual.
 
SOBRE A BANANEIRA FILMES
 
Fundada em 2000 pela produtora Vania Catani, a Bananeira Filmes é uma das mais prestigiadas empresas produtoras de cinema no Brasil, onde a característica principal são os filmes de grande rigor artístico. Produziu mais de 20 longas e cinco curtas em 15 anos de existência. Somados, seus filmes já foram exibidos em aproximadamente 400 festivais, em 48 países e receberam mais de 180 prêmios.
 
Entre eles, destaque para Narradores de Javé, com direção de Eliane Caffé, e A festa da menina morta, de Matheus Nachtergaele, selecionado no Festival de Cannes em 2008; O Palhaço, do diretor Selton Mello, que levou mais de 1,5 milhão de pessoas e foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro.
 
Em 2016, a Bananeira lançou o suspense Mate-me por favor, primeiro longa da diretora carioca Anita Rocha da Silveira, que teve estreia mundial no Festival de Veneza. Em 2017, lançouRedemoinho, de José Luiz Villamarim; Deserto, de Guilherme Weber, e O Filme da minha vida, terceira parceria com Selton Mello. Para 2018 estão programadas as estreias de ‘Todos os Paulos do Mundo”, de Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro, uma homenagem aos 80 anos do grande artista Paulo José, e Serial Kelly, de René Guerra, apresentando Gaby Amarantos no papel principal.
 
Suas coproduções La playa (Colômbia), El Ardor (Argentina) e Jauja (Argentina), tiveram estreia internacional no Festival de Cannes. Zama (Argentina), da argentina Lucrecia Martel estreou em Veneza em 2017 e acaba de estrear no Brasil em 2018.
 
SOBRE A GLOBO FILMES
 
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 240 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como, ‘Tropa de Elite 2’, ‘Minha Mãe é uma Peça 2’ – com mais de 9 milhões de espectadores -, ‘Se Eu Fosse Você 2’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’, ‘Getúlio’, ‘Carandiru’ e ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

Sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Cada filme da SESSÃO VITRINE PETROBRAS terá pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficarão em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.

Em 2018, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS estará nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre outras.