'EGON SCHIELE – MORTE E DONZELA' ESTREIA DIA 19 DE JULHO

Dirigido por Dieter Berner, o longa retrata um dos nomes mais conhecidos pela importância no movimento expressionista

SINOPSE
 
Jovem, talentoso, sedutor. Egon Schiele é um dos artistas mais provocativos de Viena no início do século XX. Sua vida e obra são impulsionados pelas mulheres que o cercam: Gerti, sua irmã e primeira musa. E Wally, seu grande amor de apenas 17 anos, imortalizada na famosa pintura “Morte e a Donzela”. Com seu estilo radical, Egon atrai artistas ousados como Gustav Klimt, mas causa um escândalo na sociedade local. Para defender sua arte, ele está disposto a sacrificar seu amor. E até sua vida.
 

FICHA TÉCNICA
 
Diretor: Dieter Berner
Roteiro: Hilde Berger e Diete Berner
Elenco: Noah Saavedra, Maresi Riegner, Valerie Pachner, Larissa Aimee Breidbach, Marie Jung, Elisabeth Umlauft, Thomas Schubert, Daniel Sträßer, Cornelius Obonya, André Jung, Nina Proll, Wolfram Berger  e Luc Feit
Direção de Fotografia : Carsten Thiele
Direção de Arte:  Götz Weidner, vsk
Edição:  Robert Hentschel
Música André Dziezuk
Figurino: Uli Simon
Maquiagem: Béatrice Stephany

http://www.cineartfilmes.com.br/

'O ORGULHO' ESTREIA NOS CINEMAS DIA 19 DE JULHO

Sinopse

Neila Salah é uma jovem francesa de origem árabe que sonha em ser advogada. Desde o primeiro dia de aula na renomada Faculdade de Direito de Paris ela se depara com Pierre Mazard, um professor conhecido pela sua má conduta que, para se redimir, aceita ser seu mentor num concurso. Porém, ambos precisam enfrentar seus preconceitos.

Ficha Técnica

Diretor: Yvan Attal
Roteiro: Victor Saint-Macary, Yaël Langmann, Noé Debre e Yvan Attal
Elenco: Camélia Jordana, Daniel Auteuil, Yasin Houicha, Nozha Khouadra, Nicolas Vaude e Jean-Baptiste Lafarge
Produção: Dimitri Rassam e Benjamin Elalouf
Duração: 95 min
Ano: 2017
País: França/ Bélgica
Gênero: dramédia

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

MOSTRA MONSTROS NO CINEMA INVADE O CCBB DE BRASÍLIA

FILMES

OS MONSTROS CLÁSSICOS

O Golem, como veio ao mundo (Der Golem, wie er in die Welt kam)
(1920, Alemanha, P&B, 68min, 14 anos)
Diretores: Paul Wegener e Carl Boese
Sinopse: Em meados do século 19, uma comunidade judaica, da cidade de Praga, é ameaçada por um decreto do imperador. Na tentativa de salvar seu povo da desgraça, o Rabino Loew dá vida a um Golem.

Drácula (Dracula)
(1931, EUA, P&B, 74 min, 12 anos)
Diretor: Tod Browning
Sinopse: Drácula é um conde vindo dos Cárpatos que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira ele concentra suas atenções em uma amiga dela.

Frankenstein (Frankenstein)
(1931, EUA, P&B, 70 min, 12 anos)
Diretor: James Whale
Sinopse: Henry Frankenstein, um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres.

O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde)
(1931, EUA, P&B, 98min, 16 anos)
Diretor: Rouben Mamoulian
Sinopse: Primeira versão sonora da história clássica de Robert Louis Stevenson, obra-prima de Mamoulian. Um médico testa uma fórmula que pode desencadear o mal interior das pessoas.

A Múmia (The Mummy)
(1932, EUA, P&B, 73min, 12 anos)
Diretor: Karl Freund
Sinopse: Em 1921, uma expedição no Egito descobre a múmia do antigo príncipe Im-Ho-Tep, condenado e enterrado vivo por sacrilégio. Também no túmulo está o Pergaminho de Thoth, que pode trazer os mortos de volta.

O Homem Invisível (The Invisible Man)
(1933, EUA, P&B, 72min, 12 anos)
Diretor: James Whale
Um cientista que se dedicou à pesquisa em ótica, inventa uma maneira de mudar o índice de refração do corpo, de modo que não absorva nem reflita a luz, se tornando invisível.

A Noiva de Frankenstein (The Bride of Frankenstein)
(1935, EUA, P&B, 75 min, Livre)
Diretor: James Whale
Sinopse: Dr. Frankenstein e seu monstro retornam, pois não estavam mortos como inicialmente se acreditava. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências, mas...

O Lobisomem (The Wolf Man)
(1941, EUA, P&B, 70min, 12 anos)
Diretor: George Waggner
Sinopse: Depois da morte do irmão, Larry Talbot retorna para sua casa no País de Gales, para se reconciliar com o pai. Larry fica romanticamente interessado em Gwen Conliffe, que administra uma loja de antiguidades.

O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera)
(1943, EUA, Cor, 93min, 14 anos)
Diretor: Arthur Lubin
Sinopse: O violinista Claudin ama a incansável soprano operística Christine Dubois e secretamente auxilia sua carreira. Todavia Claudin mata uma editora de música num ataque de loucura e tem seu rosto deformado com ácido.

O Monstro da Lagoa Negra (Creature from the Black Lagoon)
(1954, EUA, P&B, 79min, Livre)
Diretor: Jack Arnold
Sinopse: Combinando o estilo monstro clássico com a ficção científica dos anos 1950, a história gira em torno de uma criatura meio humana, meio peixe, escondida nas profundezas da Amazônia.

REINVENTANDO OS MONSTROS CLÁSSICOS

Drácula - O Vampiro da Noite (Horror of Dracula)
(1958, Reino Unido, Cor, 82 min, 16 anos)
Diretor: Terence Fisher
Sinopse: No século XIX na Alemanha, Jonathan Harker vai até o castelo do Conde Drácula, mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy a não ir. Ao chegar lá ele é atacado por uma vampira.

Drácula de Bram Stocker (Bram Stoker’s Dracula)
(1992, EUA/Reino Unido/Romênia, Cor, 127min, 14 anos)
Diretor: Francis Ford Coppola
Sinopse: Baseado no romance homônimo. Em 1462, Vlad Dracula, um membro da Ordem do Dragão, retorna de uma vitória contra os turcos para encontrar sua esposa, Elisabeta, morta.

Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London)
(1983, EUA/Reino Unido, Cor, 97min, 18 anos)
Diretor: John Landis
Sinopse: Dois estudantes universitários americanos numa excursão a pé pela Grã-Bretanha são atacados por um lobisomem que nenhum dos habitantes locais admite existir.

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow)
(1999, EUA, Cor, 105 min, 18 anos)
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane.

OS MALDITOS

Monstros (Freaks)
(1932, EUA, P&B, 63min, 16 anos)
Diretor: Tod Browning
Sinopse: Baseado em elementos do conto " Spurs ", de Tod Robbins, Freaks é um filme de terror pré-Código de 1932 da American MGM produzido e dirigido por Tod Browning.

A Pequena Loja dos Horrores (Little Shop of Horrors)
(1960, EUA, P&B, 72 min, 14 anos)
Diretor: Roger Corman
Sinopse: O submisso ajudante de floricultura Seymour é apaixonado pela colega de trabalho Audrey. Durante um eclipse, ele descobre uma planta incomum.

O Vingador Tóxico (The Toxic Avenger)
(1984, EUA, Cor, 82min, 18 anos)
Diretores: Lloyd Kaufman e Michael Herz
Sinopse: Esta é a história de Melvin, o faxineiro de Tromaville, que inadvertidamente confia nos membros hedonistas, desdenhosos e vaidosos do Clube da Saúde, a ponto de cair num tanque de lixo tóxico.

A Mosca (The Fly)
(1986, EUA/Reino Unido/Canadá, 96min, 14 anos)
Diretor: David Cronenberg
Sinopse: A Mosca é um filme de terror e ficção científica, dirigido e co-escrito por David Cronenberg. Vagamente baseado num conto homônimo de 1957 do autor George Langelaan.

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street)
(1986, EUA, Cor, 92min, 18 anos)  Diretor: Wes Craven
Sinopse: A Hora do Pesadelo é um filme de terror e fantasia e primeiro de uma profícua série. Situado na cidade fictícia de Springwood, Ohio, mais especificamente na rua Elm.

OS GIGANTES

King Kong (King Kong)
(1933, EUA, P&B, 94min, Livre)
Diretores: Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
Sinopse: Uma expedição a uma ilha desconhecida e inexplorada, revela surpresas.

Godzilla (Godzilla)
(1954, Japão, P&B, 96min, 12 anos)
Diretor: Ishiro Honda
Sinopse: Japão em pânico depois que vários navios explodem e são afundados. No início, as autoridades pensam ser alguma atividade vulcânica submarina.

Tubarão (Jaws)
(1975, EUA, Cor, 124min, 14 anos)
Diretor: Steven Spielberg
Sinopse: O novo chefe de polícia de Amity, uma cidade resort em Massachusetts, é chamado até a praia, onde o corpo mutilado de uma jovem é encontrado.

O Hospedeiro (Gwoemul – The Host)
(2006, Corea do Sul, Cor, 110min, 14 anos)
Diretor:  Bong Joon-ho
Sinopse: Resultado de malfadadas experiências nas águas do Rio Han, uma criatura gigante emerge do rio e parte para cima das pessoas. Mas a criatura não é apenas um perigo direto.

Cloverfield – monstro (Cloverfield)
(2008, EUA, Cor, 90min, 14 anos)
Diretor:  Matt Reeves
Sinopse: Acompanhe cinco nova-iorquinos a partir da perspectiva de uma câmera de vídeo portátil. O filme ainda mostra pedaços de vídeo previamente gravados.

OS ALIENÍGENAS

Alien – O 8º Passageiro (Alien)
(1979, EUA, Cor, 115min, 14 anos)
Diretor: Ridley Scott
Sinopse: A nave Nostromo cruza o espaço até um planeta desconhecido, onde algo misterioso está ocorrendo. Após investigar fatos estranhos sua tripulação retorna à bordo, contudo há alguém a mais com eles.

O Enigma de Outro Mundo (The Thing)
(1983, EUA, Cor, 109min, 16 anos)
Diretor: John Carpenter
Sinopse: Algo estranho está ocorrendo na Antártida, nosso continente gelado. Terrível demais para ser descrito em palavras, um monstro mata indistintamente quaisquer seres vivos que dele se aproximem.

MONSTROS & CRIANÇAS

A Festa do Monstro Maluco (Mad Monster Party)
(1967, EUA, Cor, 95min, Livre)
Diretor: Jules Bass
Sinopse: Cult comédia musical em stop motion, produzida pela Rankin/ Bass Productions. O barão Boris von Frankenstein (dublado no original por Boris Karloff) promove uma grande festa.

Gremlins (Gremlins)
(1984, EUA, Cor, 102min, Livre)
Diretor: Joe Dante
Sinopse: Um inventor fracassado visita Chinatown em busca de um presente de natal para seu filho. E numa espécie de antiquário, ele encontra uma criatura peluda e fofinha de nome Mogwai.

Monstros S.A (Monsters Inc.)
(2001, EUA, Cor, 92min, Livre)
Diretor: Pete Docter
Sinopse: Uma cidade só de monstros, sem humanos chamada Monstropolis. Tudo corria na mais perfeita paz, até que um pequeno ciclope verde descobre o que acontece quando o mundo real interage com a dimensão deles.

Onde Vivem os Monstros (Where Wild Things Are)
(2009, EUA, Cor, 101min, 10 anos)
Diretor: Spike Jonze
Sinopse: Um jovem tem uma imaginação ativa, e costuma não aceitar qualquer contrariedade. Após um incidente com a irmã e por achar que sua mãe presta mais atenção no namorado, ele foge de casa.

Frankenweenie (Frankenweenie)
(2012, EUA, P&B, 87 min, 10 anos)
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado.

MONSTROS BRASILEIROS

À Meia Noite Levarei Sua Alma
(1964, Brasil, P&B, 81min, 16 anos)
Diretor: José Mojica Marins
Sinopse: Numa pequena cidade, o covarde coveiro Zé do Caixão é temido pelos habitantes locais. Ele vive com uma esposa estéril e obcecado por ter um filho, assedia a noiva de um amigo.

Mar Negro
(2014, Brasil, Cor, 92min, 18 anos)
Diretor: Rodrigo Aragão
Sinopse: Uma mancha negra atinge o litoral de um pequeno vilarejo no Brasil e traz uma estranha doença que transforma os animais marinhos em predadores assassinos.

REVERENCIANDO OS MONSTROS

O Jovem Frankenstein (Young Frankenstein)
(1974, EUA, P&B, 105min, 10 anos)
Diretor: Mel Brooks
Sinopse: Obra-prima de Mel Brooks. Um jovem neurocirurgião herda o castelo de seu avô, o famoso Dr. Victor von Frankenstein (ou quase isso). No castelo ele encontra um corcunda engraçado chamado Igor.

A Pequena Loja dos Horrores (Little Shop of Horrors)
(1986, EUA, Cor, 94min, 14 anos)
Diretor: Frank Oz
Sinopse: Um órfão nerd de nome Seymour, trabalha numa loja de flores na área urbana de Skid Row em Los Angeles. Ele tem uma quedinha pela colega de trabalho Audrey e é vigiado de perto pelo patrão.

Deuses e Monstros (Gods and Monsters)
(1998, EUA/Reino Unido, Cor e P&B, 105min, 14 anos)
Diretor: Bil Condon
Sinopse: Os últimos dias na vida do ator e diretor James Whale. Após sofrer uma série de derrames e atormentado por lembranças do passado, suas relações promíscuas e um de seus maiores sucessos no cinema.

Sexta-feira 13 (Friday the 13th)
(2009, EUA, Cor, 97min, 18 anos)
Diretor: Marcus Nispel
Sinopse: Recriação do clássico de terror. Grupo de jovens vasculha Cristal Lake, em busca de uma moça desaparecida. Mal sabem eles que o mal está presente por lá, na figura de um assassino imortal: o terrível Jason Voorhees.

Círculo de Fogo (Pacific Rim)
(2013, EUA, Cor, 132min, 12 anos)
Diretor: Guillermo del Toro
Sinopse: Drama de ação ambientado num futuro distante, quando a Terra está em guerra com os Kaiju, monstros marinhos colossais que emergiram de um portal interdimensional no fundo do Oceano Pacífico.

A Forma da Água (The Shape of Water)
(2017, EUA, Cor, 121min, 16 anos)
Diretor: Guillermo del Toro
Fábula sobrenatural com pano de fundo da época da Guerra Fria. Estados Unidos, ali por volta de 1962. No laboratório oculto de alta segurança do governo, experiências bizarras são realizadas.  

Programação Brasília

12 de julho – Quinta-feira

16h30 - Drácula (1931, 74min), de Tod Browning – 12 anos

18h30 – A múmia (1932, 73min), de Karl Freund – 12 anos

20h30 – O golem, como ele veio ao mundo (1920, 68min), de Paul Wegener e Carl Boese – 14 anos

13 de julho – Sexta-feira

16h30 - O homem invisível (1933, 72min), de James Whale – 12 anos

18h30 - O médico e o monstro (1931, 98min), de Rouben Mamoulian – 16 anos

20h30 - Sexta-feira 13 (2009, 97min), de Marcus Nispel – 18 anos

14 de julho - Sábado

16h30 - Frankenweenie (2012, 87min), de Tim Burton – 10 anos

18h30 - Frankenstein (1931, 70min), de James Whale – 12 anos

20h30 - A noiva de Frankenstein (1935, 75min), de James Whale - Livre

17 de julho – Terça-feira

18h30 - A pequena loja dos horrores (1986, 94min), de Frank Oz – 14 anos

20h30 - A pequena loja dos horrores (1960, 72min), de Roger Corman – 14 anos

18 de julho – Quarta-feira

16h30 - Mar negro (2014, 92min), de Rodrigo Aragão – 18 anos

18h30 - O lobisomem (1941, 70min), de George Waggner – 12 anos

20h30 - Um lobisomem americano em Londres (1983, 97min), de John Landis – 18 anos

19 de julho – Quinta-feira

14h30 - Gremlins (1984, 102min), de Joe Dante – Livre SESSÃO COM AUDIO DESCRIÇÃO

16h30 - King Kong (1933, 94min), Merian Caldwell Cooper e Ernest B. Schoedsack - Livre

18h30 - Cloverfield – monstro (2008, 90min), de Matt Reeves – 14 anos

20h30 - Godzilla (1954, 96min), de Ishirô Honda – 12 anos

20 de julho – Sexta-feira

16h30 - A mosca (1986, 96min), de David Cronenberg – 14 anos

18h30 - O monstro da lagoa negra (1954, 79min), de Jack Arnold - Livre

20h - Debate CINEMA & MONSTROS: UMA HISTÓRIA DE AMOR, com o curador Breno Lira Gomes, a pesquisadora Rita Ribeiro e o crítico Tiago Belotti, do canal Meus 2 Centavos - Livre

21 de julho - Sábado

10h – Masterclass: Da natureza dos monstros: o fascínio do gênero horror no cinema – 18 anos

16h30 - A festa do monstro maluco (1967, 95min), de Jules Bass - Livre

18h30 - A múmia (1932, 73min), de Karl Freund – 12 anos

20h30 - A lenda do cavaleiro sem cabeça (1999, 105min), de Tim Burton – 18 anos

22 de julho - Domingo

10h30 – Sessão BB Azul de Cinema: Monstros S.A (2001, 92min), de Pete Docter - Livre

14h30 - Sessão BB Azul de Cinema: Monstros S.A (2001, 92min), de Pete Docter - Livre

16h30 - Drácula (1931, 74min), de Tod Browning – 12 anos

18h – Drácula – O vampiro da noite (1958, 82min), de Terence Fisher – 16 anos

20h – Drácula de Bram Stocker (1992, 127min), de Francis Ford Coppola – 14 anos

24 de julho – Terça-feira

16h30 – A hora do pesadelo (1986, 92min), de Wes Craven – 18 anos   

18h30 – A meia noite levarei sua alma (1964, 81min), de José Mojica Marins – 16 anos

20h30 – Mar negro (2014, 92min), de Rodrigo Aragão – 18 anos

25 de julho – Quarta-feira

16h – A forma da água (2017, 121min), de Guillermo del Toro – 16 anos SESSÃO COM LEGENDA DESCRITIVA

18h30 - Monstros (Freaks) (1932, 63min), de Tod Browning – 16 anos

19h40 – Debate DE ONDE NASCEM OS MONSTROS? Com o curador Breno Lira Gomes, a pesquisadora Julia Maass e o crítico e pesquisador Sergio Moriconi - Livre

26 de julho – Quinta-feira

16h - A mosca (1986, 96min), de David Cronenberg – 14 anos

18h – O enigma de outro mundo (1983, 109min), de John Carpenter – 16 anos

20h30 - Alien – O 8º passageiro (1979, 115min), de Ridley Scott – 14 anos

27 de julho – Sexta-feira

16h30 - Cloverfield – monstro (2008, 90min), de Matt Reeves – 14 anos

18h30 – King Kong (1933, 94min), Merian Caldwell Cooper e Ernest B. Schoedsack - Livre

20h30 - Tubarão (1975, 124min), Steven Spielberg – 14 anos

28 de julho - Sábado

14h – Oficina de Maquiagem e Caracterização – 14 anos

16h30 - Monstros S.A (2001, 92min), de Pete Docter - Livre

18h30 - Frankenstein (1931, 70min), de James Whale – 12 anos

20h30 - O jovem Frankenstein (1974, 105min), de Mel Brooks – 10 anos

29 de julho - Domingo

14h – Oficina de Maquiagem e Caracterização – 14 anos

16h30 – Onde vivem os monstros (2009, 101min), de Spike Jonze – 10 anos

18h30 - A noiva de Frankenstein (1935, 75min), de James Whale - Livre

20h30 - Deuses e monstros (1998, 105min), de Bil Condon – 14 anos

31 de julho – Terça-feira

18h30 - A pequena loja dos horrores (1986, 94min), de Frank Oz – 14 anos

20h30 - Drácula – O vampiro da noite (1958, 82min), de Terence Fisher – 16 anos

01 de agosto – Quarta-feira

15h - Círculo de fogo (2013, 132min), de Guillermo del Toro – 12 anos

18h - O hospedeiro (2007, 110min), de Bong Joon-ho – 14 anos

20h30 - O enigma de outro mundo (1983, 109min), de John Carpenter – 16 anos

02 de agosto – Quinta-feira

15h30 - Um lobisomem americano em Londres (1983, 97min), de John Landis – 18 anos

17h30 - Alien – O 8º passageiro (1979, 115min), de Ridley Scott – 14 anos

20h30 - A hora do pesadelo (1986, 92min), de Wes Craven – 18 anos   

03 de agosto – Sexta-feira

16h - Drácula de Bram Stocker (1992, 127min), de Francis Ford Coppola – 14 anos SESSÃO COM INTÉRPRETE DE LIBRAS

18h30 - O monstro da lagoa negra (1954, 79min), de Jack Arnold - Livre

20h30 - A forma da água (2017, 121min), de Guillermo del Toro – 16 anos

05 de agosto - Domingo

16h30 - O lobisomem (1941, 70min), de George Waggner – 12 anos

18h30 - O fantasma da ópera (1943, 93min), de Arthur Lubin – 14 anos

20h30 - O vingador tóxico (1984, 82min), de Lloyd Kaufman e Michael Herz – 18 anos

07 de agosto – Terça-feira

18h30 – Onde vivem os monstros (2009, 101min), de Spike Jonze – 10 anos

20h30 - Gremlins (1984, 102min), de Joe Dante - Livre


Sobre o Curador

A curadoria da mostra MONSTROS NO CINEMA está a cargo de Breno Lira Gomes. Jornalista e produtor cultural mineiro, residente no Rio de Janeiro, com passagens pelo curso de cinema da Universidade Estácio de Sá, pela Pipa Produções, pelo Ponto Cine e pela Mostra Geração do Festival do Rio. É curador dos festivais Curta Cabo Frio e Maranhão na Tela desde 2007. Assinou a curadoria e coordenação geral das mostras El Deseo - O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar; Cacá Diegues - Cineasta do Brasil; Simplesmente Nelson; A luz (imagem) de Walter Carvalho; O maior ator do Brasil – 100 anos de Grande Othelo; e Pérola Negra: Ruth de Souza. Foi curador e produtor executivo do projeto É Massa! 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco. É produtor executivo da mostra Os Melhores Filmes do Ano da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) desde 2010. Foi produtor executivo das mostras Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes; Filmes à mesa; Dario Argento e seu mundo de horror; James Dean – Eternamente jovem; Claudio Pazienza, o encontro que nos move; Neville d’Almeida – Cronista da beleza e do caos; Cine Doc Fr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo; Carlos Reichenbach – O cinema de autor brasileiro; George A. Romero – A crônica social dos mortos-vivos; O Cinema de Murilo Salles – O Brasil em cada plano; Cine Uruguai; Luís Buñuel – Vida e obra e do curso Questão de Crítica. Coordenou a produção do Curso de Crítica Cinematográfica com Mario Abbade e das mostras John Waters – O papa do trash; Jornada nas Estrelas: Brasil – A fronteira final; David Lynch – O lado sombrio da alma e a 1ª Mostra Cine Literário. Fez a direção de produção do 18º Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Foi pesquisador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, entre 2012 e 2016.

Sobre os Debatedores

Rita Ribeiro – participante do debate Cinema & Monstros: Uma história de amor e professora da masterclass Da natureza dos monstros: o fascínio do gênero horror no cinema

Rita Ribeiro é mestre em Comunicação Social, Doutora em Geografia, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa Design E Representações Sociais, tem como principal foco em seu trabalho as interações entre o design e os processos culturais.

Tiago Belotti – participante do debate Cinema & Monstros: Uma história de amor

Tiago Belotti é diretor e crítico de cinema. Em 2008 dirigiu "A Capital dos Mortos", que se tornou uma referência para futuras produções de baixo orçamento no gênero. Em 2013, criou o canal Meus 2 Centavos no YouTube, dedicado à crítica cinematográfica. Em 2015, finalizou o seu segundo longa-metragem: "A Capital dos Mortos 2: Mundo Morto". Tiago também é comentarista da Rádio CBN, apresentando o quadro Sessão de Cinema, de segunda a sexta, às 16h32.

Julia Maass – participante do debate De Onde Nascem os Monstros?

Julia Maass possui graduação em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade de Brasília (2013) e Mestrado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Paris I, Panthéon-Sorbonne revalidado pela Universidade Federal Fluminense como Mestrado em Comunicação Social (2014). Trabalhou como diretora de imagem na Empresa Brasil de Comunicação (2012) e como fotógrafa, cinegrafista e editora de vídeo na Assessoria de Comunicação da Vice-presidência da República. Atualmente é professora no Centro Universitário de Brasília e no Instituto de Educação Superior de Brasília, lecionando as disciplinas de História da Arte, Estética e Comunicação de Massa, Produção de Cinema e TV e Direção de Arte para Cinema. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção de Arte e Análise Estética de Cinema.

Sergio Moriconi – participante do debate De Onde Nascem os Monstros?

Jornalista, cineasta e professor de cinema, formado pela Universidade de Brasília, Sérgio Moriconi milita há mais de 25 anos no cinema de Brasília. Organizou e fez a curadoria da mostra Vladimir 70, que celebrou os 70 anos do documentarista Vladimir Carvalho. O evento foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília e Rio de Janeiro. Sob sua curadoria, tem realizado inúmeras mostras de cinema em Brasília, em espaços como o Conjunto Cultural da Caixa Econômica, Cinelcube da Casa Thomas Jefferson e Centro Cultural Banco do Brasil. É o responsável pela programação do Cine Brasília.

Thiago Sabino – professor da Oficina de Caracterização e Maquiagem

Thiago Sabino é artista visual, fotógrafo e professor universitário de maquiagem e efeitos especiais, fotografia e encenação em cursos de Cinema, Teatro, Jornalismo e Fotografia no IESB e no UniCEUB, em Brasília. Trabalhou, também, na agência de notícias EFE, em Madri (quarta maior agência do mundo, primeira em idioma espanhol). Já apresentou trabalhos fotográficos e artigos sobre fotografia em âmbitos nacional e internacional.

SERVIÇO

MONSTROS NO CINEMA


Data: 12 de julho a 07 de agosto
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 02, lote 22
CEP: 70200-002 | Brasília (DF)
Tel.: (61) 3108-7600

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h
Horários de Exibição: verifique a programação
Ingressos: as sessões serão gratuitas
Inscrição para Oficina da maquiagem: enviar nome, RG e telefone para o endereço monstrosnocinema@gmail.com 

Vagas limitadas.
Classificação indicativa: ver programação
 

Pandora Filmes | ‘NOS VEMOS NO PARAÍSO’ ESTREIA DIA 05 DE JULHO

SINOPSE

França, 1918. Poucos dias antes do fim da Primeira Guerra Mundial, Albert e Edouard são dois combatentes que se tornam amigos inseparáveis quando um salva a vida do outro em um bombardeio. Albert é um contador despretensioso enquanto Edouard é um talentoso desenhista, agora desfigurado. Unindo as suas habilidades, eles armam um golpe espetacular para desmascarar um militar tirano que lucra sobre os mortos da guerra e para fraudar o governo francês.

FICHA TÉCNICA

Título: Au revoir là-haut (Original)
Ano de produção: 2017
Direção: Albert Dupontel
Duração: 117 minutos
Classificação Indicativa:     A definir
Gênero: Drama
Países de Origem: Canadá, França
Elenco: Albert Dupontel, Émilie Dequenne,  Mélanie Thierry, Niels Arestrup, Frans Boyer, Jonathan Louis, Laurent Lafitte,  Nahuel Pérez Biscayart, Héloïse Balster.

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui. Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

'50 SÃO OS NOVOS 30' ESTREIA DIA 28 DE JUNHO

Dirigido e protagonizado por Valérie Lemercier, longa estreia nos cinemas com distribuição da Cineart Filmes

SINOPSE

Abandonada pelo marido por uma garota mais jovem e demitida após 10 anos de empresa, Marie-Francine vê o seu mundo cair subitamente. Sem emprego e sem alternativas, ela volta a morar com os pais... aos 50 anos de idade! Infantilizada por eles e incapaz de ter qualquer privacidade, Marie-Francine conhece Miguel, que enfrenta praticamente a mesma situação. Mas sem coragem de admitir que as suas vidas retrocederam, será que eles conseguirão seguir em frente para reconquistar a própria independência e construir um novo relacionamento juntos

 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Valérie Lemercier
Roteiristas: Valérie Lemercier e Sabine Haudepin
Elenco: Valérie Lemercier, Patrick Timsit, Hélène Vincent, Philippe Laudenbach e Denis Podalydes
Produtor: Edouard Weil
Duração: 1h35
Ano: 2017
Países: França

http://www.cineartfilmes.com.br/

'SAFÁRI' ESTREIA DIA 14 DE JUNHO

Sinopse
 
diretor acompanha ricos turistas alemães e austríacos em suas viagens de férias caçando animais em safáris no continente africano. Alguns deles buscam troféus, outros apenas diversão. Mesmo que toda presa tenha o seu preço, eles sempre buscam uma maneira de legitimar suas próprias ações. Este filme é, acima de tudo, um retrato brilhante e perturbador da natureza humana.
 

Ficha Técnica

Duração: 90 min
Diretor: Ulrich Seidl
País: Áustria
Ano: 2016
Classificação: 12 anos

 

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

‘BARONESA’ ESTREIA DIA 14 DE JUNHO

Dirigido por Juliana Antunes, com distribuição da Sessão Vitrine Petrobras, filme traz à tona a luta diária de mulheres da periferia esquecidas pela sociedade

SINOPSE
 
Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.
 
FICHA TÉCNICA
 
Direção e Roteiro – Juliana Antunes
Produção – Juliana Antunes, Marcella Jacques, Laura Godoy
Coprodução – Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins
Produção Executiva – Juliana Antunes, Fernanda Brescia, Camila Bahia Braga
Direção de Fotografia – Fernanda de Sena
Som Direto – Marcela Santos
Edição de Som e Mixagem – Pedro Durães
Montagem – Affonso Uchôa, Rita M. Pestana
Arte do Cartaz – Ana C. Bahia
Empresas Produtoras – VENTURA, Filmes de Plástico
Produtora Associada – Katásia Filmes, Pepeka Pictures
 
 
SOBRE A DIRETORA
 
Nascida em 1989, formada em Cinema na UNA, de Belo Horizonte, é sócia-fundadora da empresa produtora VENTURA, junto de Marcella Jacques e Laura Godoy. Juliana estreou na direção com o longa-metragem, Baronesa, vencedor da Mostra Aurora no Festival de Tiradentes 2017, que teve sua estreia internacional na Competição de Longas do 28º FIDMarseille, na França, onde recebeu três prêmios, incluindo o de Melhor Filme, pelo Júri Popular. Atualmente finaliza os curtas-metragens Industrial e Plano Controle e desenvolve o projeto de seu segundo longa, Bate e Volta Copacabana.

 

LISTA DE FESTIVAIS E PRÊMIOS
 
20a. MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES - MG (Jan. 2017) - Melhor Filme Mostra Aurora e Prêmio Helena Ignez Destaque Feminino (Direção de Fotografia - Fernanda de Sena)
 
IV FRONTEIRA - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental - GO (Mar. 2017)
 
6.º OLHAR DE CINEMA - Filme de Encerramento - PR (Jun. 2017)
 
40.º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA – MA (Jun. 2017)
 
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO LUIS – MA (Jul. 2017) – Prêmios de Melhor Atriz (Andreia Pereira de Sousa) e Melhor Montagem
 
III PIRENÓPOLIS DOC - GO (Ago. 2017) - Melhor Filme pelos Júris da Crítica e Jovem
 
VIII CACHOEIRADOC - BA (Set. 2017)
 
50.º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO - DF (Set. 2017)
 
24.º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA – ES (Set. 2017) - Prêmios de Melhor Contribuição Artística, Melhor Roteiro e Melhor Filme (Júri Técnico).
 
XIII PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA - BA (Nov. 2017) - Prêmio IndieLisboa
 
X Janela Internacional de Cinema do Recife - PE (Nov.2017) - Menção Especial na Mostra Competitiva de Longas
 
9.ª SEMANA - Festival de Cinema (Nov. 2017) - Melhor Montagem
 
4.ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO - RN (Nov. 20178)
 
FORUM.DOC.BH 2017 – 21.º Festival do Filme Etnográfico e Documentário – MG (Dez. 2017)
 
12.º  FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino (Dez. 2017) - Melhor Destaque Feminino na Competição Internacional; Melhor Longa-Metragem pelo Juri Elviras e Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional.
 
28.º   FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE MARSEILE - FID MARSEILLE - 3 prêmios de público: melhor Filme pelo Júri Popular, o Prix Marseille Espérance e o Prix Renaud Victor - em júri composto pelos detentos do Centro Penitenciário de Baumettes. (França, Jun. 2017)
 
24.º  FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VALDÍVIA . FIC VALDÍVIA - Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Crítica. (Chile, Out. 2017)
 
23º FESTIVAL DE CINEMA DE HAMBURGO (Alemanha, Out. 2017)
 
22.º   FESTIVAL INTERNACIONAL DE OURENSE - Melhor Ópera Prima e Melhor Filme pelos Cineclubistas(Espanha, Out. 2017)

VIENALLE - Vienna International Film Festival - (Áustria, Nov. 2017)
 
REENCONTRES INTERNATIONALES DU DOCUMENTAIRE DE MONTRÉAL - (Canadá, Nov. 2017)
 
32.º  FESTIVAL INTERNACIONAL DE  MAR DEL PLATA - Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Crítica na Competição Latinoamericana. (Argentina, Nov. 2017)
 
7a MUESTRA DE CINE DE LANZAROTE (Ilhas Canárias – Nov. 2017)
 
39.º FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO - Melhor Documentário (Cuba, Dez. 2017)
 
8.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE UNAM – FICUNAM (México, Fev. 2018)
 
AMBULANTE DOCUMENTARY FILM FESTIVAL (México, Mar. 2018)
 
GRABA MENDONZA – Festival Audiovisual Latinoamericano – (Argentina, Mar. 2018)
 
PUNTO DE VISTA INTERNATIONAL DOCUMENTARY FILM FESTIVAL - (Pamplona, ESP – Mar. 2018)
 
IBAFF – Festival Internacional de Cine de Murcia (Espanha, Mar. 2018)
 
8.º FEMCINE – Festival de Cine de Mujeres (Chile, Mar.2018)
 
ART OF THE REAL , Film Society - Lincoln Center (NYC, Abr. 2018)
 
19.º JEONJU INTERNATIONAL FILM FESTIVAL (Korea, Mai. 2018)
 
14.º INDIE LISBOA (Portugal, Mai. 2018)
 

SOBRE AS PRODUTORAS
 
VENTURA é uma produtora audiovisual sediada em Belo Horizonte, formada por Juliana Antunes, Laura Godoy e Marcella Jacques. A empresa tem como foco projetos de realizadoras e busca em seus trabalhos trazer notoriedade para o protagonismo feminino em diversas esferas. “Baronesa", de Juliana Antunes, é o primeiro longa assinado pela produtora.
 
A FILMES DE PLÁSTICO é uma produtora sediada em Belo Horizonte, criada em 2009 e voltada para a produção de filmes independentes, com especial atenção para estudos de personagens complexos e usualmente marginalizados na sociedade, buscando nas obras uma visão humana e possível da periferia. Teve seus filmes selecionados e premiados em diversos festivais importantes, como Cannes (três seleções para a Quinzena dos Realizadores), Rotterdam, FID Marseille, BAFICI, Durban, Melbourne, IndieLisboa e Clermont-Ferrand.

 

Sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Cada filme da SESSÃO VITRINE PETROBRAS terá pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficarão em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.

Em 2018, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS estará nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre outras.

'LOS TERRITORIOS', DE IVAN GRANOVSKY, ESTREIA DIA 07 DE JUNHO

SINOPSE

Depois do ataque ao jornal Charlie Hebdo em Paris, Ivan, o filho fútil de um importante jornalista argentino, embarca em uma jornada perseguindo diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo. No entanto, encontrar os acontecimentos na linha de frente é uma tarefa árdua. E ainda mais difícil do que se tornar um correspondente de guerra é marcar as fronteiras entre sua vida, o egocentrismo que o guia, seu pai e os conflitos globais da atualidade.
 


FICHA TÉCNICA

Doc-Ficção | 2017| 90’ | Brasil-Argentina
Diretor: Ivan Granovsky
Elenco: Ivan Granovsky, Martin Granovsky, Alberto Ajaka, Valeria Lois, Rafael Spregelburd, Joana De Verona, Barbara Gauvain, Juncal Altzugarai, Iris Becher, Aitor Beltran, Sofia Brito, Jeri Fastere Rita Naspit
Produzido por: Ivan Granovsky, Ezequiel Pierri & Tebbe Schöningh
Coproduzido por: Julia Alves , Michael Wahrmann & Silvia Cruz
Produtores associados: Constanza Sanz Palacios, Marion Klotz, Jeronimo Quevedo, Victoria Marotta, Alessio Rigo de Righi, Leticia Bernaus, Angela Massoni, Pablo Ottonello & Ana Godoy
Roteiro: Ivan Granovsky, Ezequiel Pierri, Ana Godoy, Felipe Galvez & Michael Wahrmann
Produtores executivos: Ezequiel Pierri & Julia Alves
Diretores de Produção: Felipe Santo, Pierre Lazarus & Romina Salem
Cinematografia: Tebbe Schöningh
Direção de arte: Marina Raggio
Figurino: Flora Caligiuri & Florencia Gabelli
Edição: Ana Godoy
Trilha Sonora: Edson Secco
Classificação Indicativa: 12 anos

 

SOBRE A VITRINE FILMES

Em sete anos, a Vitrine Filme distribuiu mais de 100 filmes. Entre seus maiores sucessos estão “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, que alcançou mais de 200 mil espectadores; “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, considerado pelo New York Times um dos melhores filmes de 2012; o Americano “Frances Ha”, indicado ao Globo de Ouro em 2014; “Califórina”, filme de estreia de Marina Person, selecionado para o Festival de Tribeca; “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, diretora do premiado “Que Horas Ela Volta?”; “Aquarius”, segundo longa de Kleber Mendonça Filho, que competiu no Festival de Cannes e levou 360 mil espectadores aos cinemas brasileiros; e o documentário “Cinema Novo”, que ganhou o prêmio “Olho de Ouro” também no festival de Cannes. Em 2017, a distribuidora lançou “O Filme da Minha Vida”, terceiro filme como diretor de Selton Mello e que já levou mais de 250 mil pessoas aos cinemas.

‘SELFIE PARA O INFERNO’ ESTREIA DIA 7 DE JUNHO

Longa marca a estreia do diretor Erdal Ceylan, chega aos cinemas distribuído pela Cineart Filmes 

SINOPSE:

Júlia é uma vlogueira que viaja aos Estados Unidos para visitar sua prima Hannah. Mas tão logo chega, ela adoece sem explicação e, enquanto está inconsciente, seu celular começa a enviar mensagens misteriosas. Intrigada e preocupada com Júlia, Hanna inicia uma investigação e é forçada a mergulhar nas profundezas da Dark Web, chegando a um ponto em que o terror não tem fim.


FICHA TÉCNICA

Diretor: Erdal Ceylan
Roteiristas: Erdal Ceylan e Paul Burton
Elenco: Meelah Adams, Alyson Walker, Tony Giroux e Ian Butcher
Produtor: Evan Tylor
Ano: 2016
Países: Alemanha
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

http://www.cineartfilmes.com.br/

 

PREMIADO NO FESTIVAL DE BERLIM, 'A AMANTE' DIA 31 DE MAIO

Sinopse
 

Na Tunísia recém-democrática, Hedi é um rapaz de 25 anos cuja vida está sendo traçada pela mãe super protetora. Apático e acomodado, ele trabalha em uma concessionária de carros e está prestes a se casar com uma moça escolhida pela família. Mas, ao ser escalado para uma viagem de trabalho, ele se apaixona pela funcionária de um resort, uma jovem de espírito livre, e isso irá estremecer o planejado futuro que o espera.

 
 
Ficha Técnica:

A AMANTE (Hedi)
Direção e Roteiro: Mohamed Ben Attia
Elenco: Majd Mastoura, Ryam Ben Messaoud, Sabah Bouzouita
País: Tunísia, Bélgica e França
Gênero: Drama
Duração: 88 min
Ano: 2016

 

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

 

DOCUMENTÁRIO SOBRE JORNALISTA TARSO DE CASTRO ESTREIA DIA 24 DE MAIO

'A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro' retrata a trajetória do personagem que foi um divisor de águas no jornalismo brasileiro

A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro
90’, HD

SINOPSE

Boêmio. Provocador. Sedutor. Revolucionário. Além de idealizador do “Pasquim”, Tarso de Castro foi um dos maiores jornalistas do Brasil. Ao investigar sua vida, vem à tona a história de um país embriagado pela ditadura e pela censura, onde o sonho de democracia nascia de uma geração libertária.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção: Leo Garcia e Zeca Brito
Produção Executiva: Letícia Friedrich e Mariana Mêmis Müller  
Som Direto: Fernando Basso
Desenho de Som e Mixagem: Tiago Bello
Direção de Fotografia: Bruno Polidoro
Pesquisa: Alice Spitz e Sylvio Siffert
Montagem: Jardel Machado Hermes
Produção: Leo Garcia, Letícia Friedrich, Lourenço Sant'Anna, Mariana Mêmis Muller e Zeca Brito
Produção Musical: Rita Zart
Trilha Sonora Original: Tiago Abrahão
Empresas produtoras: Anti Filmes, Boulevard Filmes, Coelho Voador, Epifania Filmes e Canal Brasil
Distribuição: Boulevard Filmes

SOBRE OS DIRETORES

 
Leo Garcia é sócio da Coelho Voador e diretor geral do FRAPA, o maior Festival de Roteiro da América Latina, com cinco edições realizadas. Mestre em Roteiro (UPSA  -Salamanca, Espanha), já teve trabalhos exibidos na RBSTV, Globo Internacional, Canal Brasil, TVE, Prime Box Brazil e TV BRASIL. Um de seus destaques é o curta de animação “Ed” – no qual é roteirista e produtor – que conta com 27 prêmios (entre ele o Grande Prêmio Canal Brasil 2014) e foi selecionado para mais 100 festivais mundo afora. Leo também escreveu e produziu o longa de ficção “Em 97 Era Assim”, premiado em festivais internacionais, com lançamento marcado para 2018.  Também assina o roteiro de dois longas de ficção em finalização: o drama histórico “Legalidade”, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018; e “Depois de Ser Cinza”, gravado no Brasil e na Croácia, previsto para 2019.
 
Zeca Brito é diretor e roteirista, graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Artes Visuais pela UFRGS, premiado por seus curtas e longas-metragens. É sócio da empresa Anti Filmes e diretor artístico do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Zeca roteirizou e dirigiu diversos curta-metragens, com destaque para “Aos Pés” e “O Sabiá”. Estreou em longa-metragem em 2011 com o drama “O Guri” (Canal Brasil); em 2015 lançou o documentário “Glauco do Brasil” (39ª Mostra SP); e em 2018 também estreia sua comédia “Em 97 Era Assim” (Melhor Filme – Best Film Festival Seattle 2017). Dirigiu ainda o telefilme documental “Grupo de Bagé”, para o Canal Curta, e a ficção “Legalidade”, em finalização, ambos com previsão de exibição
para 2018. 
 
SOBRE AS PRODUTORAS

ANTI FILMES

A Anti Filmes nasce em 2009 com o objetivo de ampliar os horizontes do cinema brasileiro realizado no Rio Grande do Sul. Formada pela sociedade entre os realizadores Zeca Brito e Frederico Ruas, a produtora realiza obras audiovisuais buscando a diversidade, promovendo iniciativas de expressividade nacional e internacional, além de projetos de responsabilidade social.  Os longas de ficção “O Guri” e “Em 97 Era Assim”, além dos documentários “Glauco do Brasil” e “Grupo de Bagé” são alguns de seus mais recentes projetos.
 
BOULEVARD FILMES

A Boulevard Filmes é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto, tanto para cinema, quanto para TV e novas mídias. Entre os filmes produzidos pela Boulevard estão os longas de ficção “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro, “Açúcar”, de Sergio Oliveira e Renata Pinheiro e “Uma Viagem Inesperada”, de Juan José Jusid,  além dos documentários “Glauco do Brasil” e “Grupo de Bagé”, de Zeca Brito, e o telefilme “Guigo Offline”, de René Guerra. Como distribuidora, lançou ainda os documentários “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário, “Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete”, de Angelo Defanti e “Filme Sobre um Bom Fim”, de Boca Migotto.
 
COELHO VOADOR

Sediada em Porto Alegre, a Coelho Voador é uma das principais produtoras de roteiros do Brasil. Atuando desde 2009, a empresa é focada em confeccionar roteiros audiovisuais de qualidade. Idealizada por Leo Garcia, a Coelho Voador busca ser o elo entre os roteiristas e as produtoras e, nos últimos anos, além de criar e desenvolver os roteiros, vem produzindo alguns projetos e trabalhando em coproduções. Entre seus projetos estão os roteiros dos longas “Depois de ser cinza” e “Legalidade”, ambos com as filmagens encerradas e já em finalização, além de séries como “Bocheiros”, “Elvis e o Cometa”, “Paralelo 30” e “Reunião de Condomínio”.
 
EPIFANIA FILMES

Com 8 anos de mercado, a Epifania Filmes, da produtora-executiva Mariana Mêmis Müller, reúne em seu currículo a realização de diversos projetos. Dentre suas principais produções estão a primeira série internacional de ficção da RBSTV, “Sapore d`Italia” (2010), a série "Bocheiros" (TVE, 2013) e o documentário “Dormentes do Tempo” (2010), que teve exibição em canais como RBSTV, Box Brasil e Canal Futura. Seu primeiro longa-metragem, o documentário “Filme Sobre um Bom Fim”, lançado em agosto de 2015, foi selecionado para a Mostra Oficial do festival de documentários “É tudo Verdade”, ficando 16 semanas em cartaz nas salas de exibição.
 
SOBRE O CANAL BRASIL

O Canal Brasil tem um papel fundamental na produção e coprodução de longas-metragens, história que começou em 2008 com "Lóki – Arnaldo Baptista", de Paulo Henrique Fontenelle, que mostrou a vida do eterno mutante. Agora em 2017, o canal atinge a marca de mais de 200 filmes, entre eles "Cinema Novo", documentário de Eryk Rocha premiado no Festival de Cannes e "Pendular" de Julia Murat, premiado na seção Panorama do Festival de Berlim. Sair do campo da exibição e partir também para feitura fez com que o Canal Brasil atingisse em poucos anos uma importância imensurável dentro do cenário do cinema brasileiro recente. Entre os longas coproduzidos estão "Canastra Suja"de Caio Sóh; "Não Devore Meu Coração" de Felipe Bragança; "Big Jato" de Cláudio Assis; "Boi Neon" de Gabriel Mascaro; "Muitos Homens Num Só", de Mini Kerti; e ainda "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez; "Olho Nu", documentário de Joel Pizzini sobre Ney Matogrosso; "Dossiê Jango", também de Paulo Henrique Fontenelle e "Divinas Divas" de Leandra Leal.

 

‘A CÂMERA DE CLAIRE’, NOVO FILME DO DIRETOR HONG SANG-SOO ESTREIA DIA 24 DE MAIO

Sinopse

Manhee (Kim Min-hee) é agente de filmes e foi demitida por sua chefe sem explicações. Claire (Isabelle Huppert) é uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com sua polaroid. As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados.

Ficha Técnica

Duração: 69 min
Elenco: Isabelle Huppert, Kim Minhee, Jang Mi Hee, Shahira Fahmy, Jin-yeong Jeong
Gênero: Drama
País: Coréia Do Sul
Ano: 2017
Direção: Hong Sang-soo
Classificação: 12 anos

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

 

ROMANCE DE KIM NGUYEN, ‘OLHOS DO DESERTO’ ESTREIA DIA 24 DE MAIO

Sinopse

Uma história de amor pelos olhos de um drone. De um lado do mundo, no norte da África, há um deserto e um oleoduto sendo monitorado por um drone. Do outro, na América, Gordon, o operador do drone, vê as paisagens e as cenas captadas por ele. Assim, acaba fascinando-se por Ayusha, uma jovem prometida a um homem mais velho a quem não ama. Apesar da distância e de seus medos, Gordon fará tudo o que pode para ajudar Ayusha a escapar de seu destino.

Ficha Técnica

Gênero: Drama | Romance
Duração: 90’
Diretor: Kim Nguyen
Elenco: Joe Cole, Lina El Arabi, Brent Skagford, Faycal Zeglat, Mohammed Sakhi
Produção: Pierre Even
Produtores executivos: Jeff Sackman,  Marie-Claude Poulin, Sébastien Beffa, Nicolas Brigaud-Robert, Valéry Guibal, François Yon

‘PARIS 8’, DIRIGIDO POR JEAN-PAUL CIVEYRAC, ESTREIA DIA 17 DE MAIO

Sinopse

Etienne vai a Paris para estudar cinema na Sorbonne. Ele conhece Mathias e Jean-Noël, que compartilham sua paixão por filmes. Mas, conforme passam o ano estudando, precisarão enfrentar os desafios da amizade e do amor, assim como escolher suas batalhas artísticas.

Ficha Técnica

Paris 8 (A Paris Education)
Direção: Jean-Paul Civeyrac
Roteiro: Jean-Paul Civeyrac
Elenco: Andranic Manet, Diane Rouxel, Jenna Thiam
Gênero: Drama
País: França
Ano: 2018
Duração: 137 min
Classificação: 14 anos

http://www.cineartfilmes.com.br/

DOCUMENTÁRIO SOBRE A CARREIRA DO ATOR PAULO JOSÉ ESTREIA DIA 10 DE MAIO

TODOS OS PAULOS DO MUNDO

SINOPSE
 
Paulo José é um ícone brasileiro. O talento sem igual, a voz inconfundível, o carisma e a versatilidade acompanham as seis décadas de sua trajetória como ator, diretor e pensador do país. "TODOS OS PAULOS DO MUNDO" narra a vida e a obra do maior ator do cinema brasileiro através dos que viveu e das reflexões que Paulo José, há vinte cinco anos personagens convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular ainda hoje, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em “TODOS OS PAULOS DO MUNDO” a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo.
 
SOBRE OS DIRETORES
 
GUSTAVO RIBEIRO é diretor e montador de cinema e televisão, nascido em 1979 em São Paulo. Formou-se em cinema na FAAP, em 2001, e fez cursos de especialização em montagem em Cuba e na Espanha. Possui larga experiência como montador de documentários e séries documentais para cinema e televisão. Estreou na direção em 2015 com, a série documental "A Vaga", uma co-produção HBO e O2 Filmes. Em 2016 lançou o curta-metragem de ficção “Pássaros na Boca", exibido em diversos festivais no Brasil e no exterior. Atualmente dirige dois episódios da série documental “Elas no Singular”, co-produção HBO e Primo Filmes.
 
RODRIGO DE OLIVEIRA é crítico e cineasta. Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, é redator da Revista Cinética. Em 2010, Rodrigo escreveu o livro “Diário de Sintra - Reflexões sobre o filme de Paula Gaitán”. É autor do roteiro de “Exilados do Vulcão”, de Paula Gaitán, prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília 2013. Em 2012, Rodrigo escreveu e co-dirigiu seu primeiro longa de ficção, “As Horas Vulgares”, lançado na prestigiada Mostra de Tiradentes com sucesso de crítica, e teve sua estreia comercial nos cinemas brasileiros em junho de 2013. “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, seu segundo longametragem, participou do 14º Foro de Coproducción do Festival de Huelva, na Espanha, e teve lançamento na mesma Mostra de Tiradentes, em janeiro de 2015 e chegou às salas de cinema em abril de 2016. Seu primeiro trabalho em curta-metragem, “Eclipse Solar”, recebeu o Prêmio Aquisição Canal Brasil na Mostra de Tiradentes de 2016. Atualmente desenvolve o roteiro de “Fuga em Ré Menor”, com Luiz Pretti, aprovado no edital do Prodav 05/2015 do Fundo Setorial do Audiovisual.
 
SOBRE A BANANEIRA FILMES
 
Fundada em 2000 pela produtora Vania Catani, a Bananeira Filmes é uma das mais prestigiadas empresas produtoras de cinema no Brasil, onde a característica principal são os filmes de grande rigor artístico. Produziu mais de 20 longas e cinco curtas em 15 anos de existência. Somados, seus filmes já foram exibidos em aproximadamente 400 festivais, em 48 países e receberam mais de 180 prêmios.
 
Entre eles, destaque para Narradores de Javé, com direção de Eliane Caffé, e A festa da menina morta, de Matheus Nachtergaele, selecionado no Festival de Cannes em 2008; O Palhaço, do diretor Selton Mello, que levou mais de 1,5 milhão de pessoas e foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro.
 
Em 2016, a Bananeira lançou o suspense Mate-me por favor, primeiro longa da diretora carioca Anita Rocha da Silveira, que teve estreia mundial no Festival de Veneza. Em 2017, lançouRedemoinho, de José Luiz Villamarim; Deserto, de Guilherme Weber, e O Filme da minha vida, terceira parceria com Selton Mello. Para 2018 estão programadas as estreias de ‘Todos os Paulos do Mundo”, de Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro, uma homenagem aos 80 anos do grande artista Paulo José, e Serial Kelly, de René Guerra, apresentando Gaby Amarantos no papel principal.
 
Suas coproduções La playa (Colômbia), El Ardor (Argentina) e Jauja (Argentina), tiveram estreia internacional no Festival de Cannes. Zama (Argentina), da argentina Lucrecia Martel estreou em Veneza em 2017 e acaba de estrear no Brasil em 2018.
 
SOBRE A GLOBO FILMES
 
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 240 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como, ‘Tropa de Elite 2’, ‘Minha Mãe é uma Peça 2’ – com mais de 9 milhões de espectadores -, ‘Se Eu Fosse Você 2’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’, ‘Getúlio’, ‘Carandiru’ e ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

Sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Cada filme da SESSÃO VITRINE PETROBRAS terá pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficarão em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.

Em 2018, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS estará nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre outras.