Streaming

Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Julho

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de JULHO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês


ESTREIAS 1 DE JULHO

 

Maternal

Italia | Argentina, 2019, Drama, 91min, 12 anos

Direção: Maura Delpero

Elenco: Lidiya Liberman, Denise Carrizo, Agustina Malale 

Sinopse: Lu é uma mãe adolescente rebelde e perturbadora. Ela mora com sua filha Nina em um refúgio feminino administrado por um grupo de freiras em Buenos Aires. A chegada de Paola, uma simpática freira italiana que leva um brilho a Nina, coincide com o desaparecimento de Lu. O que se segue é um retrato sensivelmente realizado e, em última análise, comovente da vida em um refúgio.



O senhor das moscas

Reino Unido, 1963, Aventura, 92min, 16 anos

Direção: Peter Brook

Elenco: James Aubrey, Tom Chapin, Hugh Edwards

Sinopse: Após um terrível acidente aéreo, um grupo de crianças vê-se perdido numa ilha deserta. Ao perceberem as dificuldades de socorro, os meninos unem-se para fazer frente ao medo e ao desespero. Mas à medida que se apossam da ilha, cresce um sentimento de competição e de luta pelo poder, que os divide em dois grupos. Ralph lidera um dos grupos e defende a pureza civilizada e a união, mas Jack não acredita em nada disso e cria uma facção de caçadores bárbaros, que acabam por entrar em guerra com Ralph.

 

O rei da comédia

EUA, 1983, Comédia, 109min, 12 anos

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Robert De Niro, Jerry Lewis, Diahnne Abbott

Sinopse: Rupert Pupkin é um cômico apaixonado, mas mal sucedido, que anseia por nada mais do que estar no centro das atenções e, para isso, ele persegue e sequestra seu ídolo para ficar com os holofotes para si.

 

A grande ilusão

França, 1937, Drama, 113min, livre

Direção: Jean Renoir

Elenco: Jean Gabin, Dita Parlo, Pierre Fresnay

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, num campo de prisioneiros na fronteira franco-alemã, as dificuldades levam homens antes inimigos a se unirem. Os gestos de solidariedade prevalecem sobre o conceito de nacionalidade e razões políticas. As ligações entre os dois oficiais inimigos parecem mais fortes que as de soldados de um mesmo exército.

 

Retorno à Howard's End

Reino Unido, 1992, Romance, 142min, 14 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Anthony Hopkins, Vanessa Redgrave, Helena Bonham Carter, Emma Thompson, James Wilby, Samuel West, Jemma Redgrave, Prunella Scales

Sinopse: Helen Shlegel se apaixona por Paul Wilcox, mas é rejeitada. Sua irmã Margaret se torna amiga da mãe dele, que promete à ela a casa da família, Howards End. Infelizmente, depois de sua morte, o testamento desaparece. Até que o viúvo Henry Wilcox se torna atraído por Margaret.

 

RocBrasil – Uma viagem pela Chapada Diamantina

Brasil, 2016, Documentário, 52 min, livre

Direção: Diana Land

Elenco: Luan Leony Krug

Sinopse: A escaladora Luan Leony Krug mostra a prática da escalada em locais paradisíacos da Chapada Diamantina, apresentando curiosidades sobre as regiões visitadas e seus moradores

 

Um bom burguês

Brasil, 1983, Drama, 99 min, 18 anos

Direção: Oswaldo Caldeira

Elenco: José Wilker,Jardel Filho,Betty Faria, Christiane Torloni

Sinopse: História verídica do bancário brasileiro que forneceu dinheiro para a luta guerrilheira contra a ditadura militar dos anos 70. Quando muda de disfarce, envolve-se com a alta sociedade e com industriais que financiavam a repressão aos grupos que defendia.

 

Clássicos do Jazz - Curtas 1929-1939

Direção: Fred Waller, Aubrey Scotto, Dudley Murphy, Leslie M. Roush e Don Aspiazu

Elenco: Billie Holiday, Louis Armstrong, Bessie Smith, Duke Ellington, Ivie Anderson, Cab Calloway, Hoagy Carmichael, Don Aspiazu e Arthur Whetsol

Coletânea com performances de alguns dos maiores artistas do jazz em nove curtas vintage, restaurados digitalmente pela Cohen Film Collection a partir de precioso e raríssimo material originalmente registrado em película 35 mm.




ESTREIAS 8 DE JULHO

 

Negócios de família

EUA, 1989, Crime, 110min, 12anos

Direção: Sidney Lumet

Elenco: Sean Connery, Dustin Hoffman, Matthew Broderick

Sinopse: Quando é libertado, um velho acostumado a aplicar golpes convida o neto, que deseja seguir seus passos, a ajudá-lo em um assalto. Mas o pai do jovem, um ex-assaltante, reluta em apoiar tal empreitada.

 

O que será?

Itália, 2020, Drama, 101min, 14anos

Direção: Francesco Bruni

Elenco: Kim Rossi Stuart, Lorenza Indovina, Barbara Ronchi, Giuseppe Pambieri
Sinopse: Bruno Salvati (Kim Rossi Stuart) leva uma vida insatisfatória: é um cineasta (com pouco sucesso) e acaba de se separar de sua esposa Anna (Lorenza Indovina), mãe de seus dois filhos adolescentes Adele (Fotinì Peluso) e Tito (Tancredi Galli). Um dia, Bruno descobre que sofre de uma doença e precisa de um doador. A revelação de seu estado de saúde leva o cineasta a reavaliar os laços familiares, principalmente com o pai Umberto (Giuseppe Pambieri). Será o pai quem vai revelar um segredo que vai levar o filho a viajar em busca de alguém que o possa ajudar.

 

Maurice

Reino Unido, 1987, Romance, 140min, 14anos

Direção: James Ivory

Elenco: James Wilby, Hugh Grant, Rupert Graves, Denholm Elliott, Simon Callow, Billie Whitelaw, Barry Foster, Judy Parfitt, Phoebe Nicholls, Ben Kingsley

Sinopse: Dois amigos britânicos se apaixonam um pelo outro no colégio em Cambridge do século XIX. Para obter seu lugar na sociedade após ser expulso, Clive (Hugh Grant) entra no mundo dos negócios e se casa com Anne (Phoebe Nicholls). Sem perspectivas, Maurice (James Wilby) decide visitar a casa de campo do ex-amante em busca de repouso e de um psicanalista. Porém, ele acaba se envolvendo com o encarregado da caça, Alec (Rupert Graves).

 

Cupido é moleque teimoso

EUA, 1937, Comédia, 90min, livre

Direção: Leo McCarey

Elenco: Irene Dunne, Cary Grant, Ralph Bellamy

Sinopse: Um casal abre um divórcio amigável, mas têm mais dificuldade em se separar do que pensavam inicialmente.

 

Policarpo Quaresma – O rei do Brasil

Brasil, 1997, Comédia, 123 min, 14 anos

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Paulo José, Giulia Gam, Chico Díaz, Belo Coelho

Sinopse: Policarpo é um patriota chauvinista, um major que tenta encontrar soluções para os problemas brasileiros usando apenas os recursos de seu próprio país. Seu temperamento visionário e idealista está por trás de suas idéias estranhas sobre como construir uma grande nação.





ESTREIAS 15 DE JULHO

 

JFK: A Pergunta que Não Quer Calar

EUA | França, 1991, Drama, 189min, 14anos

Direção: Oliver Stone

Elenco: Kevin Costner, Gary Oldman, Jack Lemmon

Sinopse: O promotor de Nova Orleans Jim Garrison não está convencido do parecer final da Comissão Warren, que determinou que o Presidente John F. Kennedy foi assassinado por uma única pessoa. Para provar que a comissão estava errada, o advogado resolve investigar a existência de uma conspiração responsável pela morte do político.

 

A flauta mágica

Suécia, 1975, Comédia, 135min, livre

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Ulrik Cold, Josef Köstlinger, Irma Urrila

Sinopse: A flauta mágica é a versão cinematográfica de Ingmar Bergman de 1975 da ópera Die Zauberflöte de Mozart. Pretendia ser uma produção para a televisão e foi exibido pela primeira vez na televisão sueca em 1 de janeiro de 1975.

 

De volta para casa

Itália, 2019, Triller, 107min, 14 anos

Direção: Cristina Comencini

Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Vincenzo Amato, Beatrice Grannò, Clelia Rossi Marcelli

Sinopse: Alice McNellis, uma jornalista de 40 anos, retorna a Nápoles para o funeral de seu pai, um soldado que servia na base da OTAN. Aqui ele conhece Marc Bennet, um personagem sombrio, que lentamente consegue fazer seu caminho para a reticência inicial de Alice. Mas a casa a ajuda a lembrar sua infância, a reviver sua vida como um flashback, a resolver algumas contas com o passado.

 

Luxúria

Reino Unido, 1981, Romance, 101min, 18 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Maggie Smith, Alan Bates, Isabelle Adjani, Anthony Higgins

Sinopse: Após seu marido ser preso, Marya (Isabelle Adjani) envolve-se com um casal, entrando em um perigoso triângulo amoroso.

 

Engraçadinha

Brasil, 1981, Drama, 93 min

Direção: Haroldo Marinho Barbosa

Elenco: Lucélia Santos, José Lewgoy, Luiz Fernando Guimarães, Wilson Grey

Sinopse: Engraçadinha é uma adolescente atraente, com quem todo homem quer se envolver, exceto o seu primo Sílvio, o único homem que ela ama. No dia do noivado de Sílvio, ela o seduz e acaba ficando grávida. Entretanto, seu pai, Arnaldo, conta para ela um segredo horrível, dizendo que a sua criança não pode nascer.




ESTREIAS 22 DE JULHO

 

Entre o céu e a terra

França | EUA, 1993, Drama, 140min, 18 anos

Direção: Oliver Stone

Elenco: Hiep Thi Le, Tommy Lee Jones, Haing S. Ngor

Sinopse: Durante a Guerra do Vietnã, uma mulher vietnamita luta apressadamente nas ruas, onde fica cara a cara com as pessoas envolvidas no conflito à sua volta.

 

Roshomon

Japão, 1950, Crime, 88min, 14 anos

Direção: Akira Kurosawa

Elenco: Toshirô Mifune, Machiko Kyô, Masayuki Mori,Takashi Shimura

Sinopse: A violação de uma noiva e o assassinato de seu marido samurai são lembrados desde a perspectiva de um bandido, da noiva, do fantasma do samurai e de um lenhador.

 

Ricardo III

Reino Unido, 1955, Biografia, 161min, 12 anos

Direção: Laurence Olivier

Elenco: Laurence Olivier, Cedric Hardwicke, Nicholas Hannen

Sinopse: O poderoso conto de Shakespeare sobre o perverso e deformado Rei e suas conquistas, tanto no campo de batalha quanto no boudoir.

 

Um triângulo diferente

Reino Unido, 1984, Drama, 122min, 12 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Christopher Reeve, Vanessa Redgrave, Jessica Tandy, Madeleine Potter, Nancy Marchand, Wesley Addy, Barbara Bryne, Linda Hunt, Charles McCaughan, Nancy New, John Van Ness Philip, Wallace Shawn

Sinopse: Boston, 1875. Uma das líderes do movimento feminista, Olive Chancellor (Vanessa Redgrave), fica cativada por Verena Tarrant (Madeleine Potter), uma jovem e inspiradora oradora. Olive adota Verena como sua protegida, amiga e companheira. Paralelamente Basil Ransome (Christopher Reeve), um advogado de Nova York, se apaixona por Verena e quer se casar com ela para relegá-la para um segundo plano, no qual Verena só faria tarefas domésticas. Olive e Basil se vêem competindo pela afeição de Verena. A carismática jovem precisa então decidir se abraça a causa defendida por Chancellor ou se leva uma vida mais sensual e ao mesmo tempo subserviente, pois este é o desejo de Ransom.

 

Sagarana, o duelo

Brasil, 1974, Aventura, 110 min, 14 anos

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Joel Barcellos, Ítala Nandi, Zózimo Bulbul, Antonio Carnera

Sinopse: No Nordeste do Brasil, depois de realizar alguns assassinatos comissionados, o assassino volta para casa e encontra sua esposa envolvida com um homem que é um caçador de assassinos. Um conflito se inicia.





ESTREIAS 29 DE JULHO

 

Assassinos por natureza

EUA, 1994, Crime, 82min, 18 anos

Direção: Oliver Stone

Elenco: Woody Harrelson, Juliette Lewis, Tom Sizemore, Robert Downey Jr.

Sinopse: Mickey Knox e Mallory Knox se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale, o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.

 

A garota da motocicleta

Reino Unido | França, 1968, Drama, 91min, 16 anos

Direção: Jack Cardiff

Elenco: Marianne Faithfull, Alain Delon, Roger Mutton

Sinopse: Uma mulher casada abandona o marido e sai voando em sua motocicleta para ver seu amante.

 

Verão Vermelho

Reino Unido, 1983, Drama, 133min, 14 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Greta Scacchi, Shashi Kapoor, Julie Christie, Zakir Hussain

Sinopse: Anne (Julie Christie) viaja para a Índia a fim de investigar a vida de sua tia-avó Olivia (Greta Scacchi), que protagonizou um escandaloso romance com o soberano local (Shashi Kapoor) na década de 1920. À medida que mergulha no passado de sua tia-avó, Anne deixa-se envolver pela exuberância e sensualidade da Índia

 

O Vingador Invisível

EUA, 1945, Crime, 77min, 14 anos

Direção: Rene Clair

Elenco: Barry Fitzgerald , Walter Huston , Louis Hayward, Roland Young

Sinopse: Sete convidados, uma secretária recém-contratada e dois funcionários estão reunidos em uma mansão em uma ilha isolada por um anfitrião ausente desconhecido e são mortos um por um. Eles trabalham juntos para determinar quem é o assassino antes que seja tarde demais.

 

Águia na cabeça

Brasil, 1984, Crime, 108 min, 18 anos

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Nuno Leal Maia, Christiane Torloni, Zezé Motta, Jece Valadão

Sinopse: Um senador que tem contatos com apostas ilegais é morto pelo homem que é seu braço direito, que queria ocupar seu cargo. Mas a estrutura de poder se ressente dessa perturbação e pode desmoronar, principalmente porque há uma testemunha.








CINE CLUBE – 23 de julho

Cine Clube Italiano l Julho | 3ªedição: ‘A arte da felicidade’, de Alessandro Rak

Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o À LA CARTE iniciou uma nova programação, o Cine Clube Italiano. Ao todo serão sete edições mensais que trarão filmes italianos recém-lançados e inéditos no Brasil que serão seguidos de uma programação especial. Os filmes terão acesso gratuito por uma semana no À LA CARTE e as programações acontecerão no canal do YouTube, PETRA BELAS ARTES DIGITAL. Em julho, o Cine Clube exibe “A arte da felicidade”, de Alessandro Rak.


A arte da felicidade

Itália, 2013, Animação, 10 anos

Direção: Alessandro Rak

Elenco: Leandro Amato, Nando Paone, Renato Carpentieri, Jun Ichikawa

Depois de receber uma péssima notícia, Sergio conduz seu táxi pela decadente cidade de Nápoles. Sob uma chuva incessante, começa a questionar sua vida através da visão do futuro e da presença iminente do presente.






Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

Clássico cult dos anos de 1980, FOGO E PAIXÃO estreia no Belas Artes A LA CARTE em junho

Dirigida pelos arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan, a comédia traz participações de Fernanda Montenegro, Rita Lee, Nair Belo, Regina Casé e Fernanda Torres

unnamed (2).png

Era o final da década de 1980, quando chegou aos cinemas um filme paulistano de baixo orçamento e muita sagacidade que fazia um retrato divertido de sua época, e nasceu para se tornar cult. FOGO E PAIXÃO, que estreia no Belas Artes à la carte em 24/06, é a história de uma excursão turística muito maluca pelas ruas de uma cidade latino-americana sem nome.

Filmado em São Paulo durante 2 meses, o longa foi escrito e dirigido pelos arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan, amigos de longa data que, em comum, além da profissão, tinham a paixão por cinema e, em especial, Ingmar Bergman. “Desde o primeiro momento não parávamos de falar de cinema e conhecemos novas paixões como os filmes de Andy Warhol, e todo o cinema experimental americano, obviamente Fellini, e por último alguém que poderia ser nosso tio: Jacques Tati”, contam os diretores.

A formação da dupla em arquitetura contribuiu maneira como realizaram seu primeiro e  único longa. “A estética do filme é fortemente influenciada pela nossa carreira de arquitetos que estava começando naqueles anos. O interessante é que posteriormente o cinema influenciou o nosso processo de fazer arquitetura.”

Experimentalismo é uma palavra que bem define FOGO E PAIXÃO, que traz nos papeis principais Mira Haar e Cristina Mutarelli, como duas jovens em busca de um amor. Na excursão, conhecem um nobre, interpretado por Carlos Moreno, e ambas começam a investir nele. Entre um ponto turístico e outro, como Parque do Ibirapuera, Prédio da Bienal e Monumento à Independência, o filme é marcado por participações de um elenco bem famoso, que inclui Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans e Paulo Autran, entre outros.

O interessante é que todo o elenco básico vinha do genial Pod Minoga, um grupo de teatro experimental dirigido por Naum Alves de Souza, com atuação em São Paulo durante os anos 70. Adorávamos a trupe, que trouxe uma estranheza nas interpretações. Já as participações especiais foram acontecendo naturalmente com grande carinho pelo filme dos mais importantes nomes da dramaturgia brasileira naquele momento.

Nas três décadas, desde o lançamento em 1989, o longa atingiu um status de cult, ganhado fãs por todo o país, que agora têm a chance de o rever, pela primeira vez, no streaming. “O filme foi em uma contracorrente do cinema brasileiro extremamente baseado na Embrafilme e seu controle carioca. Foi exibido também num circuito alternativo com bastante sucesso na época. O grupo Pod Minoga também contribuiu  para isso.”

Weinfeld e Kogan encontram até paralelos entra a época da produção e lançamento de FOGO E PAIXÃO e o período atual da história do país provando o longa nunca perde o interesse. “O filme foi feito no final de uma era, e foi lançado em um destes tristes momentos deste país quando um congelamento de preços tentava segurar uma inflação gigantesca. Apesar de termos vindo de outro momento triste que foi a ditadura militar, e estarmos olhando agora deste momento também triste, o filme me parece alienado de tudo. Talvez seja legal porque não dá para aguentar todos estes momentos tristes deste país.

FOGO E PAIXÃO será lançado no streaming no Belas Artes à la Carte.

Sinopse

Dirigido por dois arquitetos de prestígio, o filme conta a história de cidadãos de diversas partes do mundo que se reúnem para participar de um projeto de visitação à uma cidade latino americana - sem localização revelada.

Ficha Técnica

Direção: Isay Weinfeld e Marcio Kogan

Roteiro: Isay Weinfeld e Marcio Kogan

Elenco: Mira Haar, Cristina Mutarelli, Carlos Moreno, Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans, Paulo Autran

Direção de Fotografia: Pedro Farkas

Trilha Sonora: Sérvulo Augusto e Gil Reyes

Montagem: Mauro Alice

Gênero: comédia

País: Brasil

Ano: 1989

Duração: 90 min.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Sobre o À LA CARTE 

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.

PONTO ZERO de Zé Pedro Goulart chega às plataformas de streaming em junho

Filme conquistou a crítica e o público quando foi lançado nos cinemas em 2016 e não há quem tenha ficado indiferente ao longa-metragem de José Pedro Goulart

unnamed (18).jpg

Um sucesso de crítica e de público PONTO ZERO de José Pedro Goulart (O Dia que Dorival encarou a Guarda) chega às plataformas de streaming no dia 22 de junho. O filme estará disponível no NOW, VIVO Play, LOOKE e Amazon Prime Video.

Uma produção independente da Mínima em coprodução com a OKNA, PONTO ZERO inicia sua trajetória no Festival de Locarno na mostra CARTÉ BLANCHE. Foi selecionado em diversos festivais ao redor do mundo como Denver Film Festival, Biffan - Festival de Filmes Fantásticos na Coreia do Sul, Esperanza Film Festival, Annual Copenhagen Film Festival, FIRST Xining Film Festival e Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Sendo premiado no Festival de Cinema de Gramado com melhor edição e mixagem de som e International Berlin Film Awards - IFAB com melhor filme, melhor roteiro e melhor ator.

Nas salas de cinema o filme ficou 14 semanas em cartaz, arrebatando jovens, críticos e psicanalistas. Um feito impressionante que consagrou o diretor gaúcho como "autor cult", como disse o crítico Luiz Carlos Merten. O protagonista é o estreante Sandro Aliprandini; Eucir de Souza, Patrícia Selonk e Larissa Tavares completam o núcleo do elenco.  

Sinopse

Ao tentar escapar de uma claustrofóbica cena familiar, Ênio, um menino de 14 anos, desafia uma noite tempestuosa que o levará a um choque brutal com o destino.

Ficha Técnica

Escrito e dirigido por José Pedro Goulart

Produção de Aletéia Selonk e José Pedro Goulart

Direção de Fotografia de Rodrigo Graciosa

Direção de Arte de Valéria Verba

Figurino de Adriana Borba

Elenco:

Sandro Aliprandini como Ênio

Eucir de Souza como Virgílio

Patrícia Selonk como “mãe”

Larissa Tavares como Beatriz 

Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Junho

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de JUNHO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês

ESTREIAS 3 DE JUNHO

Festival VOLTA AO MUNDO: ESPANHA

Em parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, que há mais de 10 anos apoia iniciativas culturais no país, chega ao À La Carte o Festival “Volta ao Mundo: Espanha”, de 3 a 16 de junho, com 12 filmes que vão desde grandes clássicos a cults modernos e inéditos nos cinemas brasileiros, além de premiadas coproduções com outros países, como Argentina, França e Itália.

Confira a Seleção: Veridiana (1961), de Luís Buñuel; Cria corvos (1976), de Carlos Saura; O espírito da colmeia (1973), de Vitor Érice; Pelos meus olhos (2003), de Icíar Bollaín; O Segredo dos Seus Olhos (2009), de Juan José Campanella; Vacas (1992), de Julio Medem; Viver é Fácil Com os Olhos Fechados (2013), de David Trueba; Saura(s) (2017), documentário; Bem-vindo, Mr. Marshall! (1953), de Luis García Berlanga; Joana, a Louca (2001), de Vicente Aranda; A Língua das Mariposas (1999), de José Luis Cuerda; e Maria (e os outros) (2016), de Nely Reguera

ESTREIAS 10 DE JUNHO

A lenda (Legend)

EUA | Reino Unido, 1985, Aventura, 94 min

Direção: Ridley Scott

Elenco: Tom Cruise, Mia Sara, Tim Curry

Sinopse: Jack é um jovem camponês que vive numa floresta mágica, repleta de seres fantásticos, como unicórnios e fadas. Num belo dia, Jack resolve levar a Princesa Lili para passear e ela acaba chamando a atenção do Senhor das Trevas, um demônio cruel que planeja raptar a donzela e mergulhar o planeta numa era glacial. Os planos dessa criatura maléfica começam a se concretizar quando os duendes, à seu comando, capturam Lili. Jack irá correr contra o tempo, e com a ajuda de um elfo, uma fadas e dois anões, irá para tentar salvar sua amada.

Em nome da terra (Au nom de la terre)

França, 2019, Drama, 103 min

Direção: Edouard Bergeon

Elenco: Guillaume Canet, Veerle Baetens, Anthony Bajon

Sinopse: Pierre é um jovem de 25 anos que volta de Wyoming para sua noiva assumindo a fazenda de sua família. Vinte anos depois, a fazenda cresce, tal como sua família, e as dívidas começam a se acumular. Apesar do amor de sua esposa e filhos, o homem começa a se entregar para as frustrações da luta no cotidiano de ser um chefe de família. Construído como uma saga familiar, e de acordo com a história do próprio diretor, o filme faz um olhar humano sobre a evolução do mundo agrícola desses últimos 40 anos.

Boccaccio 70

Itália/ França, 1962, Comédia, 205 min

Direção: Vittorio De Sica, Federico Fellini

Elenco: Anita Ekberg, Sophia Loren, Romy Schneider

Sinopse: Um casal de operários, Renzo e Luciana, finalmente decidem se casar e juntar suas vidas. Mas sua paz no casamento ainda está ameaçada, já que eles precisam esconder tudo de seu empregador, que não permite o relacionamento. E um outro problema também os assola: a falta do próprio quarto.

Ninotchka

EUA, 1939, Comédia, 110 min

Direção: Ernst Lubitsch

Elenco: Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire

Sinopse: Uma agente secreta russa persegue seus companheiros capitalistas em Paris para recuperar as jóias que eles possuem

Hans Staden

Brasil, 1999, Drama biográfico, 92 min

Direção: Luis Alberto Pereira

Elenco: Carlos Evelyn, Ariana Messias, Darci Figueiredo, Sérgio Mamberti, Milton de Almeida, Stênio Garcia

Sinopse: Hans Staden é um imigrante alemão que naufragou no litoral de Santa Catarina. Dois anos depois, chegou a São Vicente, onde trabalhou, visando juntar dinheiro para retornar à Europa. Um dia, preocupado com seu sumiço de seu escravo repentino de seu escravo da tribo Carijó, parte em sua procura e sete Tupinambás, inimigos dos portugueses o encontram e o prendem, no intuito de matá-lo e devorá-lo.

ESTREIA 11 DE JUNHO

SUPER LANÇAMENTO

O Último Jogo

Brasil, 2018, Comédia, 100min

Direção: Roberto Studart

Elenco: Pedro Lamin, Bruno Belarmino, Betty Barco, Norberto Presta e Juliana Schalch

Sinopse: Dois vilarejos separados por 9km e uma rivalidade ferrenha. Do lado brasileiro, os habitantes de Belezura, uma pequena cidade que vive de empregos na indústria moveleira, está prestes a encarar dois eventos que mudarão suas vidas: o fechamento da fábrica e a última partida de futebol contra os arquirrivais argentinos do povoado vizinho, o que para eles torna-se a última partida de futebol antes do fim do mundo. E em um ponto todos concordam – é preciso vencer, nem que para isso tenham que dar a própria vida.

ESTREIAS 17 DE JUNHO

Alto controle (Pushing Tin)

EUA / Alemanha, 1999, Comédia, 124 min

Direção: Mike Newell

Elenco: John Cusack, Billy Bob Thornton, Cate Blanchett, Angelina Jolie

Sinopse: Nick Falzone é um controlador de tráfego aéreo em Nova York considerado o melhor de todos, até a chegada de Russell Bell, que veio do sudoeste. Russell e Mary Bell, sua esposa, não se ajustam totalmente à comunidade de controladores e suas esposas e logo surge uma rivalidade entre Nick e Bell. Mas algo mais grave ainda acontece quando Nick encontra Mary chorando em um supermercado. Ela lhe fala que Russell desapareceu e, em uma cantina, os dois bebem bastante e acabam indo para cama.

Crime em Roubaix (Roubaix aun lumiere)

França, 2019, Crime, 120 min

Direção: Arnaud Desplechin

Elenco: Roschdy Zem, Léa Seydoux, Sara Forestier

Sinopse: Daoud é o chefe de polícia da pequena cidade de Roubaix. Ele e seu mais novo assistente, Louis, recém formado pela academia de polícia, precisam investigar as pistas relacionados ao assassinato brutal de uma idosa. Tudo indica que o crime foi cometido por suas vizinhas, Claude e Marie, duas amantes supostamente alcoólatras e viciadas

Yojimbo, o guarda-costas (Yojimbo)

Japão, 1961, Ação, 110 min

Direção: Akira Kurosawa

Elenco: Toshirô Mifune, Eijirô Tôno, Tatsuya Nakadai

Sinopse: Um ronin astuto chega a uma cidade dividida por duas gangues de criminosos e decide jogá-las uma contra a outra para libertar a cidade.

Festim Diabólico (Rope)

EUA, 1948, Crime, 80 min

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Dick Hogan John Dall Farley Granger Edith Evanson

Sinopse: A excitação de cometer o crime perfeito leva dois homens a matar e, em seguida, a organizar uma festa no local do crime convidando o pai e a noiva da vítima e ainda um professor de filosofia que os inspirou inadvertidamente.

O Tapete Vermelho

Brasil, 2005, Comédia, 90 min

Direção: Luis Alberto Pereira

Elenco: Matheus Nachtergaele, Jackson Antunes , Paulo Betti., Rosi Campos, Débora Duboc

Sinopse: Continuando uma tradição de família, Quinzinho quer levar o filho Neco para assistir a um filme de Mazzaropi. Sem fazer ideia de onde achar um cinema que ainda exiba Mazzoropi, ele e a família caem na estrada, sem saber da jornada que os aguarda

ESTREIAS 18 DE JUNHO

SUPER LANÇAMENTO

A fantástica viagem de Marona (Marona)

França, 2019, Animação, 92 min

Direção: Anca Damian

Elenco: Lizzie Brocheré, Bruno Salomone, Thierry Hancisse

Sinopse: Vítima de um acidente, uma cachorrinha se lembra dos diferentes tutores que amou incondicionalmente. Com sua empatia infalível, Marona trouxe leveza e inocência a cada um dos lares em que viveu.

ESTREIAS 24 DE JUNHO

Barco para liberdade (Buoyancy)

Austrália, 2019, Crime, 93 min

Direção: Rodd Rathjen

Elenco: Sarm Heng, Thanawut Ketsaro, Mony Ros

Sinopse: Aos 14 anos, Chakra decide abandonar a região rural do Camboja, onde vivia com sua família, em busca de novas oportunidades no exterior. O garoto acaba indo parar em um navio pesqueiro, cujo capitão é extremamente abusivo e fornece péssimas condições de trabalho para os empregados. Assistindo ao espancamento diário de seus colegas e sobrevivendo com uma xícara de arroz por dia após uma jornada de 22 horas, o menino começa a se convencer de que precisa agir com brutalidade para sobreviver.

O despertar de um homem (This Boy's Life)

EUA, 1993, Drama, 115 min

Direção: Michael Caton-Jones

Elenco: Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, Ellen Barkin

Sinopse: No final dos anos 50 Caroline Wolff, uma mãe solteira nômade, só deseja se estabelecer em um lugar, achar um sujeito decente e conseguir uma casa melhor para seu único filho, Tobias "Jack" Wolff. Quando ela se muda de Seattle e conhece o respeitável Dwight Hansen, um mecânico de automóveis, ela crê que alcançou seu objetivo. Mas Jack se sente diferente após passar alguns meses com Dwight e os filhos dele e longe de Caroline. O padrasto do jovem parece querer fazer de Jack uma pessoa melhor, mas ao tentar fazer isto ele abusa emocional e fisicamente do garoto, além de tratá-lo verbalmente de forma grosseira. Com pouco tempo de casada, Caroline vê que Dwight precisa dominar todos que estão ao seu redor, mas sentindo-se insegura para buscar outra relação passa a acreditar que isto é a melhor coisa para seu filho. Durante este tempo Jack se torna amigo de outro desajustado, Arthur Gayle, um jovem com tendências homossexuais bem claras, enquanto continua sofrendo sob o jugo repressivo do seu padrasto. Jack só sonha com uma coisa: conseguir uma bolsa de estudos para poder partir para sempre.

Os amores de um demônio (The devil in love)

Itália, 1966, Comédia, 103 min

Direção: Ettore Scola

Elenco: Vittorio Gassman, Claudine Auger, Mickey Rooney

Sinopse: Um demônio importante vem à terra para impedir o casamento de um aristocrata papal e uma filha de Lorenzo, o Magnífico.

A dama oculta (The lady vanishes)

Reino Unido, 1938, Mistério, 96 min

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas

Sinopse: Durante uma viagem pela Europa continental, uma jovem playgirl rica percebe que uma senhora idosa parece ter desaparecido do trem.

Fogo e Paixão

Brasil, 1989, Comédia, 90 min

Direção: Isay Weinfeld e Marcio Kogan

Elenco: Mira Haar, Cristina Mutarelli, Carlos Moreno, Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans, Paulo Autran

Sinopse: Dirigido por dois arquitetos de prestígio, o filme conta a história de cidadãos de diversas partes do mundo que se reúnem para participar de um projeto de visitação à uma cidade latinoamericana - sem localização revelada.

MOSTRA - 2 a 9 de junho

10ª MOSTRA ECOFALANTE - SEMANA DO MEIO AMBIENTE

CINE CLUBE – 4 de junho

Cine Clube Italiano l Junho: ‘De volta para casa’, de Cristina Comencini

Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o À LA CARTE realiza a segunda edição do Cine Clube Italiano em junho. Entre os dias 4 e 10 de junho, assinantes e não assinantes do streaming de filmes poderão assistir gratuitamente “De volta para casa” (2019), de Cristina Comencini. Na quarta-feira, 9 de junho, às 18h30, acontece um bate-papo ao vivo sobre o filme com o jornalista e crítico de cinema Miguel Barbieri Jr. e Léo Mendes, gerente de inteligência do Belas Artes Grupo.

De volta para casa (Tornare)

Itália, 2019, Thriller/Drama, 107min

Direção: Cristina Comencini

Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Vincenzo Amato, Beatrice Grannò, Clelia Rossi Marcelli

Sinopse: Alice McNellis, uma jornalista de 40 anos, retorna a Nápoles para o funeral de seu pai, um soldado que servia na base da OTAN. Aqui ela conhece Marc Bennet, um personagem sombrio, que lentamente consegue fazer seu caminho para a reticência inicial de Alice. Mas a casa a ajuda a lembrar sua infância, a reviver sua vida como um flashback, a resolver algumas contas com o passado.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

ALVORADA, de Anna Muylaert e Lô Politi, estreia nos cinemas e nas plataformas digitais

ALVORADA, de Anna Muylaert e Lô Politi, estreia nos cinemas e nas plataformas digitais

Filme é um retrato intimista da presidente Dilma Rousseff, durante o período de reclusão no Palácio da Alvorada para enfrentar o processo de impeachment, que a destituiu do cargo





Vencedor do prêmio da crítica em Gramado, RAIA 4, chega às plataformas digitais em Maio

RAIA 4, estreia nas plataformas digitais ,NOW, Google Play, Apple Tv, iTunes e Youtube Filmes, no dia 20 de maio

SINOPSE

Amanda é uma nadadora pré-adolescente. Quieta e reservada, encontra, embaixo d’água –  lugar onde os segredos não podem ser ouvidos – um refúgio. O conflito com os pais, as pressões do esporte e da fase da vida, tudo parece se acumular no entorno de Amanda, que acaba se aproximando de Priscila, uma colega de equipe.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e direção: Emiliano Cunha

Elenco: Brídia Moni, Kethelen Guadagnini, Arlete Cunha, Fernanda Carvalho Leite, José Henrique Ligabue, Fernanda Chicolet e Rafael Sieg

Diretor Assistente: Richard Tavares

1º Assistente de Direção: Daniela Strack

Direção de Fotografia: Edu Rabin

Direção de Arte: Sheila Marafon e Valeria Verba

Direção de Produção: Beto Picasso

Produção Executiva: Pedro Guindani

Figurino: Francine Mendes

Maquiagem e Caracterização: Baby Marques

Montagem: Vicente Moreno

Supervisão de Pós-Produção: Daniel Dode

Design Gráfico: Leo Lage

Desenho de Som: Marcos Lopes e Tiago Belo

Trilha Musical Original: Felipe Puperi e Rita Zart

Produção: Davi de Oliveira Pinheiro, Emiliano Cunha e Pedro Guindani

SOBRE O DIRETOR

Formado em Cinema e Mestre em Comunicação, Emiliano Cunha é professor de audiovisual, produtor, roteirista, diretor e sócio na Ausgang. Dirigiu os premiados curtas "O Cão" (2011), "Lobos" (2012), "Tomou café e esperou" (2013), "Sob águas claras e inocentes" (2016), “Endotermia” (2018), além das séries "Horizonte B" (2015) e "A Benção" (2020). Seu primeiro longa-metragem, "Raia 4" (2019), estreou no FICCI 2019.

SOBRE A AUSGANG

A Ausgang tem em seu catálogo títulos como os longas “Porto dos Mortos” (2011), de Davi de Oliveira Pinheiro, selecionado para mais de 80 festivais ao redor do mundo; “Desvios” (2016), de Pedro Guindani, exibido no Festival de Cine de Bogotá, entre outros; “Raia 4” (2019), de Emiliano Cunha, seleção oficial do Festival de Shanghai, e a série "A Bênção" (2020), exibida no Canal Brasil e na Globoplay.

SOBRE A BOULEVARD FILMES  

A Boulevard Filmes é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. Entre seus lançamentos comerciais estão os longas “Amor, Plástico e Barulho” (Renata Pinheiro), "Histórias que nosso cinema (não) contava" (Fernanda Pessoa) , "Legalidade" (Zeca Brito), "Açúcar" (Sergio Oliveira, Renata Pinheiro) e "Sol Alegria" (Tavinho Teixeira) este último com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2021.

ME SINTO BEM COM VOCÊ estreia em Maio no Amazon Prime Video

Dirigido por Matheus Souza e estrelado por Manu Gavassi, Victor Lamoglia e Thati Lopes, filme produzido pela Delicatessen Filmes conta ainda com Richard Abelha, Amanda Benevides, Thuany Parente, Clarissa Müller, Gabz e Isabella Moreira no elenco

Dirigido por Matheus Souza, produzido pela Delicatessen Filmes e estrelado pela cantora e atriz Manu Gavassi, “Me Sinto Bem Com Você” estreia no dia 20 com exclusividade no Amazon Prime Video. O filme conta cinco histórias de amor em tempos de quarentena.

Realizado em pouco mais de um mês, o longa fala sobre os relacionamentos humanos em tempo de isolamento social. “Esse é um filme sobre acolhimento, a empatia, e o valor do diálogo. O valor de ter alguém para te fazer rir e te acalentar nos piores momentos. O valor de entender e escutar o outro. A escuta como uma forma de amor”. A ideia para o longa nasceu das conversas de Matheus com sua mãe por telefone durante os primeiros meses de isolamento. “Acredito que manter contato com aqueles que amamos, por vídeo ou telefone, foi fundamental para tornar tudo que passamos (e ainda estamos passando) um pouco mais leve.

A trama gira em torno de várias histórias. Um casal de ex-namorados troca mensagens pela primeira vez desde o término. Duas jovens que acabaram de se apaixonar vivem o medo da relação esfriar pela distância. Irmãs que se afastaram pré-pandemia tentam retomar a amizade e redescobrir a importância da família. Dois ficantes em um "relacionamento sem rótulos" exploram meios de sobreviver à ausência do toque. E um casal que não se aguenta mais tenta lidar com a obrigação da convivência 24 horas por dia. Pessoas, em meio ao isolamento social, fazendo de tudo para se manterem próximas. Aqui, em um contexto geral, o cineasta aborda novamente o universo da juventude conectada do presente, como fez tão bem em longas como “Ana e Vitória”, “Tamo Junto” e “Apenas o Fim”.

Além de Manu Gavassi, o filme também conta com Souza, Richard Abelha, Amanda Benevides, Thuany Parente, Clarissa Müller, Gabz e Isabella Moreira no elenco, com Victor Lamoglia e Thati Lopes como atores convidados. Produzido por Gustavo Baldoni e Mário Peixoto, da Delicatessen Filmes, “Me Sinto Bem Com Você” tem Manu Gavassi e Seiva TV como produtoras associadas e coprodução da Papaki Fimes. Souza também assina o roteiro com colaboração de Gavassi, Amanda Benevides e Gabz. Camila Cornelsen é responsável pela direção de fotografia, Ana Arietti pela direção de arte, Carol Roquete pelo figurino, Paula Vidal pela maquiagem e Rodrigo Daniel Melo pela edição.

Ficha Técnica

Direção: Matheus Souza

Roteiro: Matheus Souza, em colaboração com Manu Gavassi, Amanda Benevides e Gabz

Produção:  Gustavo Baldoni e Mário Peixoto, da Delicatessen Filmes

Produtoras Associadas: Manu Gavassi e Seiva TV

Coprodução: Papaki Filmes

Elenco: Manu Gavassi, Matheus Souza, Richard Abelha, Amanda Benevides, Thuany Parente, Clarissa Müller, Gabz e Isabella Moreira, Victor Lamoglia, Thati Lopes, Priscilla Rozenbaum

Direção de Fotografia: Camila Cornelsen

Direção de arte: Ana Arietti

Montagem: Daniel Melo

Figurino: Carol Roquete

Maquiagem: Paula Vidal

Gênero: drama, suspense, guerra

País: Brasil

Ano: 2021

Sobre Matheus Souza

Matheus Souza ganhou notoriedade ao ver seu primeiro longa-metragem, "Apenas o Fim", ser premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de percorrer festivais do mundo inteiro. Escreveu e dirigiu outros três longas com destaque em festivais, nas salas de cinema e no streaming: "Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida", "Tamo Junto" e "Ana e Vitória".

Também como roteirista escreveu "Confissões de Adolescente" (de Daniel Filho), "Intimidade Entre Estranhos" (de José Alvarenga) e "Eduardo e Mônica" (de René Sampaio). Colaborou na série "Onde Está Meu Coração" (Globoplay) e no programa "Amor e Sexo" (Globo).

Dois longas inéditos como roteirista e diretor estão com estreia planejada para 2021: "A Última Festa" (Globo Filmes) e "Me Sinto Bem Com Você" (Amazon Prime Video).

Sobre Delicatessen Filmes

A Delicatessen Filmes é uma produtora audiovisual brasileira independente, fundada em 2006 e sediada em São Paulo. Desde então, já produziu mais de 1200 comerciais e diversas versões e peças digitais. No período, administrou mais de 600 milhões em valores de produção e agora expande sua área de negócio com a chegada de um novo executivo. No entretenimento, já produziu programas para os principais canais de TV por assinatura: Sony (Break Out Brasil 1 & 2, Estúdio 360); E! (SP nas alturas, Born to Fashion); Multishow (Sujeito Imperfeito); BIS (Minha Trilha Sonora); FACEBOOK (Boost My Business e Impulsione com o Facebook), Nat Geo (Vida Livre), Canal Futura (Quintal TV)  e o Me Sinto Bem Com Você (Amazon Prime Video) de Matheus Souza com Manu Gavassi, além do Premiado MOSQUITO de João Nuno, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional na Mostra Internacional de Cinema

unnamed.png

Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Maio

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de MAIO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, por R$ 9,90, por mês, em maio acontecerá também o Festival Volta ao Mundo: Suíça e uma retrospectiva do Festival Finos Filmes

ESTREIAS 6 DE MAIO 

 

Festival VOLTA AO MUNDO: SUÍÇA


Realizada em parceria com a Swiss Film Foundation, “Volta ao Mundo: Suíça” reúne filmes raros e inéditos nos cinemas brasileiros, além de dois longas do aclamado diretor Alain Tanner. 

 

Confira a seleção: "Desejo de Voar" (Mare, 2020), de Andrea Staka;  “O Caminho para Moscou” (/Moskau Einfach!, 2020), de Micha Lewinsky;  “Espacate” (Spagat, 2020), de Christian Johannes Koch; "Love Me Tender" (2019), de Klaudia Reynicke; "Deserto” (My Little One, 2019), de Frédéric Choffat e Julie Gilbert; "Sturm" (2020), de Oliver Rihs; "Na Cidade Branca" (Dans La Ville Blanche, 1983) e “O Último a Rir" (Charles mort ou Vif , 1969), estes dois últimos dirigidos por Alain Tanner.

ESTREIAS 13 DE MAIO 

 

Gunga Din (Gunga Din)

EUA, 1939, Aventura, 117 min

Direção: George Stevens

Elenco: Cary Grant, Joan Fontaine, Victor McLaglen

 

Sinopse: Três soldados profissionais estão em serviço na Índia, e estão prestes a se separar porque o casamento do espirituoso Ballantine se aproxima. Só que acontece uma reviravolta: Eles se deparam com uma seita fanática que pratica sacrifícios humanos e resolvem entrar em ação. Segue-se aí batalhas e derramamento de sangue, e na retaguarda dessa guerra está Gunga Dim. Ele é um humilde e leal carregador de água que sonha em um dia se tornar soldado, mas para isso antes ele terá que provar seu valor.

 

Tempo de matar (A Time To Kill)

EUA, 1996, Crime, 149min

Direção: Joel Schumacher

Elenco: Matthew McConaughey, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson

 

Sinopse: Em Canton, Mississippi, um jovem advogado destemido e seu assistente defendem um homem negro acusado de assassinar dois homens brancos que estupraram sua filha de dez anos, incitando violenta retaliação e vingança da Ku Klux Klan

 

Hiroshima, meu amor (Hiroshima mon amour)

França, 1959, Drama, 90min

Direção: Alain Resnais

Elenco: Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas

Sinopse: Uma atriz francesa está em Hiroshima gravando um filme anti-guerra e acaba tendo um caso com um arquiteto japonês, casado. Os dois divagam sobre seus pontos de vista divergentes em relação à guerra

 

 

Pais e Filhos (Padri e Figli)

Itália, 1957, Comédia, 103min

Direção: Mario Monicelli

Elenco: Vittorio De Sica, Marcello Mastroianni, Antonella Lualdi

Sinopse: As aventuras de um jovem casal de estudantes do ensino médio: seu pai não se opõe ao amor deles, mas o outro, um médico de prestígio, não está nada contente com isso


ESTREIA 14 DE MAIO 

 

SUPER LANÇAMENTO

 

Quem matou Lady Winsley? (Lady Winsley)

Turquia, 2019, Comédia, 100min

Direção: Hiner Saleem

Elenco: Mehmet Kurtulus, Ezgi Mola, Senay Gürler

Sinopse: Lady Winsley, uma romancista americana, é assassinada em Büyükada, uma ilha do arquipélago do Príncipe, na Turquia. O inspetor Fergün chega de Istambul para chefiar a investigação. Com a ajuda da estalajadeira, a bela Azra, tem de lidar com os segredos bem guardados deste pequeno recanto do país com os seus inúmeros tabus, fortes laços familiares, tradições ancestrais e diversidade étnica que ultrapassa a cabeça das pessoas.

ESTREIAS 20 DE MAIO 

 

Suspeita (Suspicion)

EUA, 1941, Noir, 99min

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Joan Fontaine, Cedric Hardwicke

Sinopse: Uma jovem herdeira tímida se casa com um cavalheiro charmoso e logo começa a suspeitar que ele está planejando assassiná-la

 

Noite e neblina (Nuit et brouillard)

França, 1956, Documentário, 36min

Direção: Alain Resnais

Sinopse: Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente

 

O tango do ciúme (Il tango della gelosia)

Itália, 1981, Comédia, 100min

Direção: Steno

Elenco: Monica Vitti, Diego Abatantuono, Tito LeDuc

Sinopse: Como o marido se distrai com a paixão pelas corridas de cavalos, Lúcia decide deixá-lo com ciúme fingindo ser amante de seu guarda-costas, Diego

Curiosidades: A canção tema "Tango della gelosia" é cantada pela atriz Monica Vitti com o grupo pop italiano I Camaleonti. O roteiro desta comédia foi baseado em uma peça do italiano Aldo De Benedetti (1892-1970), que, além de dramaturgo, era roteirista italiano e escreveu para 118 filmes, entre 1920 e 1958. Este é um dos últimos filmes com a atriz Monica Vitti, estrela de clássicos como "A Aventura", de Michelangelo Antonioni, antes dela se afastar do cinema, em 1990

 

Na trilha do sol (The Sunchaser)

EUA, 1996, Crime, 122min

Direção: Michael Cimino

Elenco: Woody Harrelson, Jon Seda, Anne Bancroft

 

Sinopse: O jovem Brandon "Blue" Monroe não teve uma vida fácil: viveu pelas ruas e hoje, aos 16 anos, está preso por ter assassinado seu padrasto abusivo. Até que ele descobre que tem um tumor inoperável e apenas um mês de vida. Ele decide, então, sequestrar seu rico médico oncologista, o Michael Reynolds. Os dois estão indo para uma área sagrada do povo Navajo, no Arizona, onde Blue pensa que pode encontrar uma cura. Ao longo da viagem, ambos sofrerão uma transformação espiritual

De 20 de maio a 9 de junho

 

Retrospectiva Festival Finos Filmes

 

O Festival de Finos Filmes é uma mostra de curtas-metragens, que, em 2021, chega à sua oitava edição. Mais do que um festival de filmes tradicional, o evento é principalmente um ciclo de debates, que usa as obras como ponto de partida para discussões sobre política, sociologia, identidade, urbanismo - tudo sublinhado, claro, pelo cinema. Ao longo desses anos, muitos curtas brasileiros e internacionais compuseram nossas sessões. No À La Carte, a partir de 20/5, como esquenta à nova edição, 7 filmes dos muitos que marcaram os 7 anos do Finos Filmes estarão à disposição do público.

ESTREIAS 27 DE MAIO 

 

Era uma Vez na América (Once Upon A Time In America)

EUA | Itália, 1984, Crime, 229min

Direção: Sergio Leone

Sinopse: Um ex-gângster judeu da época da Lei Seca retorna ao Lower East Side de Manhattan mais de trinta anos depois, onde mais uma vez deve enfrentar os fantasmas e arrependimentos de sua antiga vida

 

Os frutos da paixão (Les fruits de la passion)

França | Japão, 1981, Drama, 83min

Direção: Shuji Terayama

Elenco: Isabelle Illiers, Klaus Kinski, Arielle Dombasle

Sinopse: Uma menina gosta de um homem mais velho. Ele exige que ela vá em um bordel, como prova de que ela o ama

 

Henrique V (The Chronicle History of King Henry the Fifth with His Battell Fought at Agincourt in France)

Reino Unido, 1944, Biografia, 137min

Direção: Laurence Olivier

Elenco: Laurence Olivier, Robert Newton, Leslie Banks

Sinopse: Henrique V foi o rei da Inglaterra de 1413 até 1422, e se envolveu em um episódio heróico e patriótico. Ele partiu em uma pequena expedição até a França para reivindicar a coroa daquela nação. Só que quando ele chegou a Agingcourt, foi recebido pelo vasto exército francês, não estava nem um pouco disposto a deixá-lo passar

 

Humor à Italiana (Risate All´italiana)

Itália, 1964, Comédia, 90min

Direção: Camillo Mastrocinque, Registi Vari

Elenco: Totò e Fanfulla

Sinopse: Sequências de uma série de filmes de quadrinhos italianos produzidos no início dos anos 1960. Em particular, são propostas duas longas sequências dos filmes "La cambiale" e "Totò a Parigi", ambos de Camillo Mastrocinque

Serviço:

 

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

BELAS ARTES À LA CARTE completa um ano e celebra com quatro festivais

BELAS ARTES À LA CARTE, streaming de filmes do Cine Petra Belas Artes, nasceu de uma carência no mercado em encontrar uma plataforma online com cinema de qualidade. Em 2019, surgiu uma versão beta da plataforma, e em abril de 2020 tornou-se um serviço aprimorado, já com uma grande quantidade de filmes como uma oferta de produções de todas as décadas da história do cinema e dos mais diferentes países do mundo.

Em seu aniversário de um ano o À LA CARTE se consolida com uma plataforma entre os fãs de cinema que encontram no streaming um acervo que já conta com 400 filmes, que permanecem em seu catálogo e assim, os assinantes não precisam ter pressa para assistir. A seleção inclui títulos de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, superpremiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. O streaming, que é 100% nacional, conta com o valor de assinatura mais acessível do mercado: apenas R $9,90, o mesmo desde o lançamento.

E para comemorar um ano de existência, o À LA CARTE presenteia seu público com diversas novidades: serão quatro festivais em abril e pelo menos uma mostra mensal no decorrer do ano.

Outra vantagem para os assinantes que procuram por cinematografias mundiais são os festivais. Recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. E em maio chega mais uma novidade:  o Volta ao Mundo: Suíça”.  Esta é a primeira parceria internacional exclusiva do À LA CARTE e será realizada com a Swiss Film Foundation. O festival acontecerá entre os dias 6 e 19 de maio e reúne filmes raros do país e inéditos nos cinemas brasileiros, entre eles dois longas do aclamado diretor Alain Tanner.

Em junho chega uma outra surpresa! Entre os quatro novos filmes que estreiam todas as quintas-feiras no chamado “cardápio semanal” (títulos que passam a integrar o catálogo), um deles será um longa contemporâneo e INÉDITO no Brasil.

Abril dos festivais

Em abril quatro festivais chegam ao streaming! São eles: Cinefantasy,  Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, Festival Cinema Brasileiro: Anos 2010 (10 olhares) e o Volta ao Mundo: Suíça

Entre os dias 16 e 29 de abril o À LA CARTE, exibe os filmes da 11ª edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico. Considerado o maior e o principal festival brasileiro de cinema fantástico, recebeu mais de 780 filmes inscritos de 69 países, onde foram selecionados um total de 137 filmes, sendo 18 longas e 119 curtas-metragens de 32 países dos 5 continentes. Entre os destaques, as estreias nacionais dos filmes Amigo, de Óscar Mártin (Espanha),  Coração Dilatado, de Parish Malfitano (Austrália), Mãe, Sou Amiga De Fantasmas, de Sasha Voronov (Rússia), Playdurizm, de Gem Deger (República Tcheca), Os Guardiões Do Tempo, de Alexey Telnov (Rússia), Post-Mortem, de Péter Bergendy (Hungria), Sayo, de Jeremy Rubier (Canadá), Ravina, de Balázs Krasznahorkai (Hungria), e o documentário A Senhora Que Morreu No Trailer, de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira (Brasil). A abertura acontece no dia 16 de abril com a exibição do  filme Horror Noire: A História Do Horror Negro, dirigido por Xavier Burgin, e baseado no livro de não ficção de 2011, "Horror Noire: Blacks in American Horror Films, da década de 1890 até o presente", de Robin R.Means Coleman. A programação contará ainda com uma homenagem aos 80 anos de Neville D’Almeida,  um dos maiores ícones do cinema nacional e responsável por recordes de bilheterias com os filmes "A Dama do Lotação", "Matou a Família e Foi ao Cinema", "Navalha na Carne", entre outros sucessos. Todos os assinantes terão acesso aos filmes. Os não assinantes podem assinar o serviço e acompanhar toda a mostra por R$ 9,90.

Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, que acontece entre os dias  19 e 30 de abril, celebra 10 anos de muita cinefilia e oferece 12 dias de exibições de 38 obras de longa e curta-metragem, selecionados e premiados em edições anteriores do evento, além de também terem sido reconhecidos em festivais como Berlim, Roterdã, San Sebastian, Cannes, Locarno, Sundance e muitos outros. Preocupada em fazer um recorte diversificado de filmes que foram exibidos ao longo de 10 anos durante o FICBC, a curadoria selecionou filmes de mostras como a “Internacional” - que apresentam filmes estrangeiros e brasileiros com o melhor cinema contemporâneo, a “Vivo” - com um olhar aprimorado a novas tendências e experiências do audiovisual, e a “Catarina” - que apresenta talentos catarinenses para todo o Brasil. Entre os filmes estão O Verão Lá Fora/Draussen ist Sommer (Dir. Friederike Jehn, Alemanha, 91min), Aleksi (Dir. Barbara Vekaric, Croácia, 90min) e A Idade Atômica/L'âge Atomique (Dir.  Héléna Klotz, França, 67min).

Os fãs do cinema brasileiro ganham um presentão: o Festival CINEMA BRASILEIRO: ANOS 2010 10 OLHARES, que acontece entre os dias 22 e 30 de abril e será gratuito. O que o cinema nacional pode dizer sobre o país da última década? O festival resgata a produção desse período e joga luz sobre o estado do presente a partir do passado recente. Longas, médias e curtas, divididos em 10 segmentos temáticos, cada um com curadores específicos, exploram esse período de ebulição da nossa cinematografia, que contou com um número inédito de mulheres e minorias (como realizadores negros e indígenas) envolvidas na produção cinematográfica. Os filmes selecionados refletem e fazem refletir sobre os conturbados anos que culminaram na eleição de um governo declaradamente contrário ao fomento cultural de seu país.

“Volta ao Mundo” é o nome do festival criado pelo À LA CARTE para destacar a cinematografia dos mais diversos países ao redor do mundo. E, para inaugurar a novidade, o streaming marca também a sua primeira parceria internacional exclusiva, com a Suíça, para a realização do festival com oito filmes produzidos no país. Realizada em parceria com a Swiss Film Foundation, “Volta ao Mundo: Suíça”, acontece entre os dias 6 e 19 de maio e reúne filmes raros e inéditos nos cinemas brasileiros, entre eles dois longas do aclamado diretor Alain Tanner. Confira a seleção: "Desejo de Voar"/Mare (2020), de Andrea Staka; “O Caminho para Moscou”/Moskau Einfach! (2020), de Micha Lewinsky; "Espacate”/Spagat (2020), de Christian Johannes Koch; "Love Me Tender" (2019), de Klaudia Reynicke; "Deserto”/My Little One (2019), de Frédéric Choffat e Julie Gilbert; "Sturm" (2020), de Oliver Rihs; "Na Cidade Branca"/Dans La Ville Blanche (1983) e “O Último a Rir"/Charles mort ou Vif (1969), estes dois últimos dirigidos por Alain Tanner. Todos os assinantes terão acesso aos filmes. Os não assinantes podem assinar o serviço e acompanhar toda a mostra por R$ 9,90.

O À LA CARTE

O À LA CARTE conta com grandes diretores e cinematografias de todo o mundo, além de contemplar filmes de todas as décadas.  Saiba mais!

Grandes diretores

Wim Wenders - Serguei Eisenstein - Andrei Tarkovsky - Akira Kurosawa - Éric Rohmer - Michael Haneke - Fritz Lang - Robert Wiene - Howard Hawks - John Huston - Ang Lee - Woody Allen - Nagisa Oshima - Yasujiro Ozu - Pier Paolo Pasolini - Jean Renoir - Luchino Visconti - Michelangelo Antonioni - Luis Burïuel - Hector Babenco - Nikita Mikhalkov - David Lynch - Francis Ford Coppola - Ingmar Bergman - Jacques Tati - Jean-Luc Godard - René Clair - Bernardo Bertolucci - Henri-Georges Clouzot - Federico Fellini  - Jean Cocteau - Robert Bresson - John Huston - David Cronenberg - Stephen Frears - Ken Loach - Alfred Hitchcock - Roman Polanski - Frank Capra - Stanley Kubrick

Cinematografia mundial

Alemanha - África do Sul - Argentina - Austrália - Áustria - Azerbaijão - Bélgica - Brasil - Bulgária - Canadá - Chile - China - Coréia do Sul - Croácia - Dinamarca - Espanha - EUA - França - Holanda - Índia - Iugoslávia - Irlanda - Israel - Itália - Irã - Japão - Liechtenstein - Luxemburgo - Macedônia - México - Nova Zelândia - Polônia - Portugal - Reino Unido - Rússia - Singapura - Suécia - Taiwan - Tchecoslováquia - Tunísia - Turquia - União Soviética - Uruguai

À LA CARTE em 10 filmes

Metrópolis, 1927,  Dir. Fritz Lang

O Picolino, 1935,  Dir. Mark Sandrich

Escola de sereias, 1944, Dir. George Sidney

Quando o coração floresce,  1955, Dir.David Lean

Charada, 1963. Dir. Stanley Donen

Profissão: Repórter, 1975, Dir. Michelangelo Antonioni

Paris, Texas, 1984, Dir. Wim Wenders

O carteiro e o poeta, 1994, Dir.  Michael Radford

Amor e inocência, 2007, Dir. Julian Jarrold

Truman, 2015, Dir. Cesc Gay

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IOS,  Apple TV e Roku. Baixe BELAS ARTES À LA CARTE na Google Play , App Store e dispositivos Roku.

BELAS ARTES À LA CARTE:

O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos, e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, superpremiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.

Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Abril

alacartenews.jpg

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de ABRIL

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês


ESTREIAS 1 DE ABRIL

 

Respiro (Respiro)

Itália, 2002, Drama, 95min

Direção: Emanuele Crialese

Elenco: Valeria Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa

Sinopse: Grazia vive em uma Ilha na Itália com seu marido e seus três filhos. A pequena população da vila de pescadores a consideram louca e pressionam seu marido para que o mesmo a interne em uma intituição. Ele se recusa mas mesmo assim Grazia foge.

Curiosidades: Vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes 2002. A atriz italiana Valeria Golino despontou para o estrelato mundial ao aparecer como a namorada de Tom Cruise em "Rain Man" (1988), mas em sua filmografia, com mais de 100 títulos e quase 70 prêmios, constam grandes atuações em trabalhos realizados dentro e fora da Itália. Para o elenco deste filme, o diretor Emanuele Crialese escalou somente atores amadores, com exceção de Valeria Golino.
 

O grande motim (Mutiny on the bounty)

EUA, 1935, Aventura, 132min

Direção: Frank Lloyd

Elenco: Charles Laughton, Clark Gable, Franchot Tone

Sinopse: O primeiro imediato Fletcher Christian lidera uma revolta contra seu comandante sádico, Capitão Bligh, nesta clássica aventura marítima, baseada no motim de 1788 da vida real.

Curiosidades: Indicado ao Oscar 1936 em oito categorias, venceu apenas como Melhor Filme. Este foi o único filme a receber três indicações ao Oscar de Melhor Ator (Clark Gable, Charles Laughton e Franchot Tone), e, por causa disso, logo depois a Academia criou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, para garantir que essa situação não se repetisse. O ator James Cagney estava de férias navegando em seu barco no largo de Catalina Island, Califórnia, quando passou pela área onde a equipe de "O Grande Motim" estava filmando, ele então ligou para o diretor Frank Lloyd, um velho amigo seu, pedindo um papel em troca de alguns dólares, e acabou ganhando uma figuração de destaque, vestido de marinheiro, podendo ser reconhecido perto do início do filme, a bordo do Bounty.

Sonho sem fim

Brasil, 1986, Biografia, 93min

Direção: Lauro Escorel

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Luiz Carlos Arutin, Vicente Barcellos, Débora Bloch

Sinopse: A história de um dos pioneiros do cinema brasileiro, Eduardo Abelim, desde o início da carreira, no Rio de Janeiro, até as filmagens da Revolução de 1930. Para divulgar seus filmes, Abelim até fazia acrobacias de carros, dava aulas de ocultismo e dava orientações sobre assuntos místicos.

Curiosidades: Filme de estreia do fotógrafo de cinema Lauro Escorel como diretor. A história biográfica do gaúcho Eduardo Abelim, um dos pioneiros do cinema brasileiro. "Sonho Sem Fim" levou o trofeu Kikito em 5 categorias no Festival de Gramado 1985: Prêmio Especial do Júri, Melhor Figurino, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Atriz para Marieta Severo e Melhor Atriz Coadjuvante para Imara Reis.

O palhaço do batalhão (At war with the army)

EUA, 1950, Comédia, 93min

Direção: Hal Walker

Elenco: Dean Martin, Jerry Lewis, Mike Kellin

Sinopse: Alvin Corwin é o homem inferior no totem e vai de um acidente a outro em um campo de treinamento do exército na Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades: Terceiro filme estrelado por Jerry Lewis e Dean Martin. Comédia de Hal Walker, que dirigiu Jerry Lewis e Dean Martin em outros sucessos, entre eles "O Marujo Foi na Onda". Polly Bergen, que interpreta Helen Palmer em "O Palhaço do Batalhão", foi premiada com o Emmy 1958, por seu trabalho na série "Playhouse 90", e fez sucesso em filmes como "Círculo do Medo" (1962) – refilmado por Martin Scorsese –, e "Almas nas Trevas" (1963).

ESTREIAS 8 DE ABRIL

 

Você merece um amor (You deserve a Lover)

França, 2019, Comédia, 102min

Direção: Hafsia Herzi

Elenco: Hafsia Herzi, Djanis Bouzyani, Jérémie Laheurte

Sinopse: Depois da infidelidade de Rémi, Lila tem dificuldade em lidar com o rompimento. Um dia, ele anuncia que viajará sozinho para a Bolívia para tentar entender seus erros.

Curiosidades: A jovem Hafsia Herzi, roteirista, diretora e atriz principal de "Você Merece um Amor", atuou em diversos filmes de sucesso, como "O Segredo do Grão" (2007), de Abdellatif Kechiche, e "L'Apollonide: Os Amores da Casa de Tolerância" (2011), de Bertrand Bonello. "Você Merece um Amor" fez parte da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2019, concorrendo aos prêmios Caméra d'Or e Queer Palm. O ator Jérémie Laheurte, que interpreta Rémi, ex-namorado da protagonista, estreou no cinema no longa "Azul é a Cor Mais Quente" (2013), de Abdellatif Kechiche, no papel de Thomas, namorado da personagem de Adèle Exarchopoulos.

 

Matar a todos (Matar a todos)

Uruguai | Argentina, 2007, Drama, 92min

Direção: Esteban Schroeder

Elenco: Claudio Arredondo, Roxana Blanco, Jorge Bolani

Sinopse: O químico chileno Eugenio Berríos, procurado por sua relação com os crimes durante a ditadura militar em seu país, é sequestrado. A advogada Julia Gudari está investigando seu desaparecimento e teme que o general Gudari, seu pai, esteja envolvido no caso. O filme mostra a relação entre pai e filha.

Curiosidades: Representante oficial do Uruguai para representar o país no Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro. Selecionado para os festivais de San Sebastian, Havana e Palm Springs, vencedor do Prêmio do Público em Biarritz e Montreal. Filme baseado no romance "99% Assassinato", do jornalista e escritor uruguaio Pablo Vierci.

Laura (Laura)

EUA, 1944, Drama, 88min

Direção: Otto Preminger

Elenco: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb e Vincent Price

Sinopse: Um detetive de polícia se apaixona pela mulher cujo assassinato ele está investigando.

Curiosidades: O ator Vincent Price sempre considerou "Laura" o melhor filme de sua carreira. Apesar de desprezada pelo Oscar, a música tema, composta por David Raksin, se tornou tão popular que o estúdio logo se viu inundado com cartas perguntando se haveria uma gravação disponível em discos, uma procura que fez com que partituras e gravações da canção fossem lançadas com grande sucesso de vendas. A estrela Gene Tierney inicialmente não queria fazer este filme, mas o fez sob obrigações contratuais, após a recusa de Hedy Lamarr para viver o papel-título.

Culpado por Suspeita (Guilty By Suspicion)

EUA, 1991, Drama, 105min

Direção: Irwin Winkler

Elenco: Robert De Niro, Annette Bening, George Wendt e Martin Scorsese

Sinopse: Nos anos 50, David Merrill é um cineasta chamado a prestar depoimento para um comitê que investiga atividades ligadas ao regime comunista, mas se nega a cooperar porque não quer prejudicar um amigo. Ele é incluído na lista que circula em Hollywood e que cita nomes de profissionais suspeitos de ter relações com o comunismo e não devem ser contratados. Surge o dilema: ajudar o amigo ou retomar sua carreira?

Curiosidades: "Culpado pos Suspeita" é considerado o primeiro longa-metragem de Hollywood dedicado em sua totalidade à lista negra da indústria cinematográfica, movimento anticomunista conhecido como "macarthismo", liderado pelo senador Joseph Raymond McCarthy, durante os anos 1950, nos Estados Unidos. Martin Scorsese interpreta um diretor fictício chamado "Joe Lesser", inspirado no diretor Joseph Losey, que deixou Hollywood na década de 1950 por causa da perseguição do macarthismo. Esta colaboração de Robert De Niro e Martin Scorsese é uma das poucas em que Scorsese não dirige o filme, nem mesmo desempenha funções como produtor, aparecendo apenas em um pequeno papel como diretor de cinema.

ESTREIA 9 DE ABRIL

SUPER LANÇAMENTO

Medeia por consuelo de Castro

Brasil, 2021, Drama

Direção: Gabriel Fernandes e Bete Coelho

Elenco: Bete Coelho, Luiza Curvo, Michele Matalon, Roberto Audio

Sinopse: Medeia por Consuelo de Castro conta a versão do famoso mito grego reescrito por uma mulher. Deusa, guerreira, amante e mãe, Medeia sofre uma traição política além da traição amorosa. Renegada após suas grandes conquistas para ajudar Jasão, vai até às últimas consequências para se vingar e retomar a sua vida.

ESTREIAS 15 DE ABRIL

 

O manipulador de paixões (L'ours en peluche)

Itália, 1994, Drama, 105min

Direção: Jacques Deray

Elenco: Alain Delon, Laure Killing, Regina Bianchi

Sinopse: Médico mulherengo e casado começa a receber ameaças de morte. É quando decide reavaliar sua conduta em busca de uma paixão mais segura. Baseado em obra de Georges Simenon.

Curiosidades: Adaptação de romance do escritor belga Georges Simenon (1903–1989). Em 1982, esta mesma história foi adaptada para um telefilme francês, dirigido por Édouard Logereau, com Claude Rich no papel principal. Último filme do diretor francês Jacques Deray (1929–2003) realizado para o cinema.
 

O legado estratégico de Juan Peron (El legado estratégico de Juan Peron)

Argentina, 2016, Documentário, 103min

Direção: Fernando E. Solanas

Sinopse: Documentário que recupera gravações inéditas e documentos históricos sobre o general e ex-presidente argentino Juan Domingo Perón, com o objetivo de resgatar seu projeto político na atualidade.

Curiosidades: Documentário no qual o diretor Fernando Solanas recupera as entrevistas que realizou com Juan Domingo Perón no exílio. Em 1971, quando a Espanha estava sob a ditadura de Francisco Franco, Fernando Solanas e Octavio Getino frequentaram a residência de Juan Perón, na Puerta de Hierro, para filmar secretamente dois longos documentários com o ex-presidente argentino. Foram seis meses de viagem entre Madrid e Roma, onde foi feita a montagem, escondendo os negativos filmados e evitando que López Rega, fundador do grupo de extermínio Aliança Anticomunista Argentina, se apoderasse do material.

5 é o número perfeito (5 è il numero perfetto)

Itália, 2019, Crime, 100min

Direção: Igor Tuveri

Elenco: Toni Servillo, Valeria Golino, Carlo Buccirosso

Sinopse: O filme segue Peppino (Toni Servillo), um velho assassino em uma Nápoles de 1970, forçado a voltar em ação pelo assassinato de seu filho. Esse trágico acontecimento também suscita reflexões sobre a vida e a sociedade em todos os personagens.

Curiosidades: O filme foi diirigido pelo cartunista Igor Tuveri, que trabalha com o pseudônimo Igort, e é baseado em sua história em quadrinhos homônima de 2002. Igort, e é um dos romancistas gráficos mais famosos da Itália, com livros amplamente traduzidos para os mais diversos idiomas, como o inglês, francês, japonês, russo, espanhol, alemão, holandês, grego e português.  o ator Toni Servillo, o inesquecível Jep Gambardella de “A Grande Beleza”, surpreende mais uma vez: escolhido pelo diretor para encarnar o protagonista do filme.

Sommersby: O Retorno de um Estranho (Sommersby)

França | EUA, 1993, Drama, 114min

Direção: Jon Amiel

Elenco: Richard Gere, Jodie Foster, Lanny Flaherty

Sinopse: Jack Sommersby, dado como morto na Guerra Civil Americana, reaparece em casa após seis anos. Antes rude e amargurado, Jack agora é gentil e dedicado. A drástica mudança intriga sua esposa, Laurel, e os vizinhos. Enquanto Laurel se apaixona cada dia mais pelo "novo" marido, os demais moradores da região, certos de que há algo errado nessa história, tentam desvendar o mistério.

Curiosidades: Este filme é uma das várias adaptações fictícias de um verdadeiro e famoso caso legal ocorrido na França, no século XVI, envolvendo um homem chamado Martin Guerre que, tendo desaparecido em 1548, reapareceu repentinamente oito anos depois, com outra aparência, levantando suspeitas de que ele não seria Martin, mas sim um impostor. Foi no set deste filme que a estrela Jodie Foster conheceu seu parceiro de longa data, Cydney Bernard, que trabalhava como coordenador de produção, com quem ela teve dois filhos e viveu junto até 2008. A locação principal do filme sofreu chuvas torrenciais e inundações repentinas, nas quais o astro Richard Gere se tornou um verdadeiro herói, resgatando pessoalmente cavalos e salvando o gado de um provável afogamento.

ESTREIAS 29 DE ABRIL

 

A morte num beijo (Kiss me deadly)

EUA, 1955, Crime, 106min

Direção: Robert Aldrich

Elenco: Ralph Meeker, Albert Dekker, Paul Stewart

Sinopse: O detetive particular Mike Hammer (Ralph Meeker) é surpreendido numa estrada por Christina (Cloris Leachman), uma loira que veste apenas um sobretudo. Ele dá carona à desesperada jovem, mas os dois acabam perseguidos, agredidos e jogados de um penhasco. Mike sobrevive e decide investigar o crime.

Curiosidades: "A Morte num Beijo" foi inteiramente filmado em menos de três semanas. Os atores Albert Dekker e Jack Lambert apareceram em papeis semelhantes como bandidos em "Os Assassinos" (1946), filme também disponível no À La Carte. O filme reúne dois atores que atuaram no clássico "Cidadão Kane" (1941): Paul Stewart (mordomo de Kane) e Fortunio Bonanova (treinador de voz de Susan Alexander).
 

India song (India song)

França, 1975, Drama, 120min

Direção: Marguerite Duras

Sinopse: Anne-Marie Stretter é casada com vice-cônsul francês e vive em Cálcuta, cansada da opressão do país estrangeiro, entra em colapso por angústia e aborrecimento. Isolada dentro da embaixada, ela acumula encontros sexuais e rejeita apenas o marido, que parece não se importar.

Curiosidades: A francesa Dominique Sanda, atriz de clássicos como "O Conformista", de Bernardo Bertolucci, e "O Jardim dos Finzi Contini", de Vittorio De Sica, foi a primeira escolha para o papel principal, mas ela desistiu e foi substituída por Delphine Seyrig. Segundo o diretor de fotografia Bruno Nuytten, o mesmo de "Possessão", Marguerite Duras procurou Jack Nicholson para o papel principal masculino. Escolhido para representar a França no Oscar 1976 de Melhor Filme Estrangeiro, "India Song" foi um dos 13 longas dirigidos pela escritora francesa Marguerite Duras (1914–1996), uma das principais representantes femininas na literatura do Século XX, autora do roteiro do clássico "Hiroshima, Meu Amor" (1959), de Alain Resnais.

Um parte, outro fica (Un reste, L´autre part)

França, 2004, Drama, 109min

Direção: Claude Berri

Elenco: Nathalie Baye, Daniel Auteuil, Pierre Arditi, Charlotte Gainsbourg

Sinopse: Sobre dois casais, amigos de longa data, nos quais ambos os maridos têm casos bem antigos.

Curiosidades: Comédia intimista de "Claude Berri" (1934–2009), que também foi um importante produtor, com grandes filmes no cúrriculo, entre eles "Tess" (1979), de Roman Polanski; "A Rainha Margot" (1993), de de Patrice Chéreau; e "Germinal" (1993), dirigido por ele próprio. O elenco de estrelas reune de Daniel Auteuil, Nathalie Baye, Miou-Miou e Charlotte Gainsbourg até a participação afetiva de Yveette Attal, sogra de Charlotte na vida real. A canção-tema "L'un part... l'autre reste" é cantada por Charlotte Gainsbourg.

Do outro lado da lei (El bonarense)

Argentina, 2002, Drama, 105min

Direção: Pablo Trapero

Elenco: Jorge Roman-Zapa, Dario Levy, Mimi Arduh, Hugo Anganuzzi, Victor Hugo Carrizo

Sinopse: O chaveiro Zapa participa de um assalto a mando do patrão e depois é forçado a fugir para Buenos Aires, para evitar a prisão. Lá, ele se torna um bonaerense, membro da força policial mais corrupta da Argentina.

MOSTRAS E FESTIVAIS

16 a 29 DE ABRIL

Cinefantasy

O CINEFANTASY, considerado o maior e o principal festival brasileiro de cinema fantástico,  anuncia a seleção de filmes para a sua 11ª edição, que acontece de 16 a 29 de abril, online, na plataforma Belas Artes à La Carte. Esse ano o Festival recebeu mais de 780 filmes inscritos de 69 países, onde foram selecionados um total de 137 filmes, sendo 18 longas e 119 curtas-metragens de 32 países dos 5 continentes.

22 a 30 DE ABRIL

Festival CINEMA BRASILEIRO: ANOS 2010 10 OLHARES

O que o cinema nacional pode dizer sobre o país da última década? O festival  CINEMA BRASILEIRO: ANOS 2010 10 OLHARES resgata a produção desse período e joga luz sobre o estado do presente a partir do passado recente. Longas, médias e curtas, divididos em 10 segmentos temáticos, cada um com curadores específicos, exploram esse período de ebulição da nossa cinematografia, que contou com um número inédito de mulheres e minorias (como realizadores negros e indígenas) envolvidas na produção cinematográfica. Os filmes aqui selecionados refletem e fazem refletir sobre os conturbados anos que culminaram na eleição de um governo declaradamente contrário ao fomento cultural de seu país.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Siron Franco, um dos principais artistas plásticos da atualizade, é tema de filme que estreia simultaneamente no Cinema e no Streaming, dia 25 de março

Siron Franco, um dos principais artistas plásticos da atualizade, é tema de filme que estreia simultaneamente no Cinema e no Streaming, dia 25 de março

SIRON. TEMPO SOBRE TELA traz material captado ao longo de 20 anos, além de filmagens do próprio artista, fazendo, assim, um painel sobre sua arte e sua vida



Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Março

alacartenews.jpg

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de MARÇO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês

ESTREIAS 4 DE MARÇO

 

Conversando com mamãe (Conversaciones com mama)

Argentina, 2004, Drama, 90min

Direção: Santiago Carlos Oves

Elenco: China Zorrilla, Eduardo Blanco, Ulises Dumont

Sinopse: Jaime perdeu o emprego e tem que sustentar sua esposa, filho e filha. Pressionado por essa situação, ele visita sua mãe, que mora em um apartamento de sua propriedade, para pedir que ela se mude com ele para que ele venda o apartamento. Mas ela não vai cooperar. E, para surpresa de Jaime, ela também tem namorado!

Curiosidades: No papel da mamãe do título está a uruguaia China Zorrilla (1922–2014), a inesquecível Elsa, de "Elsa & Fred". O diretor argentino Santiago Carlos Oves (1941-2010) realizou seu primeiro longa em 1987, "Revancha de Un Amigo", estrelado por Ricardo Darín. No Brasil, “Conversando com Mamãe” teve uma elogiada adaptação teatral, em 2014, com Beatriz Segall e Herson Capri nos papeis de mãe e filho.
 

O corcunda de Notre Dame (The Hunchback of notre dame)

EUA, 1939, Drama, 117min

Direção: William Dieterle

Elenco: Charles Laughton, Maureen O'Hara, Cedric Hardwicke

Sinopse: Quasímodo, o deformado sineiro da catedral de Notre Dame, localizada em Paris, é injustamente condenado a ser açoitado. Quando pede água apenas uma cigana sente compaixão por ele. Quando ela é injustamente acusada de assassinato, ele decide protegê-la.

Curiosidades: O único filme exibido no primeiro Festival de Cannes (o restante do festival foi cancelado quando Adolf Hitler invadiu a Polônia em 1 de setembro de 1939). Este foi o primeiro trabalho da irlandesa Maureen O'Hara nos Estados Unidos, e ela foi convidada após o ator Charles Laughton, que já havia trabalhado com ela em Londres, insistir que a atriz seria a Esmeralda perfeita para o filme. Para interpretar de forma convincente um personagem ensurdecido pelo toque dos sinos da catedral, Charles Laughton teve seus ouvidos tampados com cera para que ele não reagisse a nenhum som inesperado. 

Yves Montand: uma vida imaginada (Trois places pour la 26)

França, 1988, Drama, 106min

Direção: Jacques Demy

Elenco: Yves Montand, Mathilda May, Françoise Fabian

Sinopse: Um pseudo-documentário sobre a vida de Yves Montand, que interpreta a si mesmo, nesta homenagem à sua longa carreira. Durante uma digressão musical, Montand regressa a Marselha e revisita os muitos destaques da sua vida, encontrando figuras do seu passado e relembrando os velhos tempos.

Curiosidades: Penúltimo trabalho do grande diretor francês Jacques Demy (1931–1990), realizador do clássico "Os Guarda-Chuvas do Amor" (1964), Palma de Ouro no Festival de Cannes. Para Jacques Demy, o filme foi bastante familiar: o figurino foi feito por sua filha adotiva Rosalie Varda, filha de sua esposa Agnès Varda e de seu ex-amante Antoine Bourseiller, que também desempenha um papel no filme; o filho de Agnès e Jacques, Mathieu Demy e um enteado de Antoine chamado Christophe Bourseiller, junto com Katy Varda, sobrinha de Agnès, fizeram parte do elenco. A trilha musical foi assinada por Michel Legrand (1932–2019), o mesmo de "Os Guarda-Chuvas do Amor, compositor francês 3 vezes ganhador do Oscar.

O médico e o charlatão (Il medico e lo stregone)

Itália, 1957, Comédia, 102min

Direção: Mario Monicelli

Elenco: Vittorio De Sica, Marcello Mastroianni, Marisa Merlini

Sinopse: A comédia "O Médico e o Charlatão" (1957) conta a saga de um médico que vai morar em uma pequena cidade, abre um consultório e tenta implantar campanhas de saúde para tratar a população segundo os princípios científicos. Ele, no entanto, precisa enfrentar a crença popular no curandeiro local, um homem idolatrado pelos habitantes locais

Curiosidades: A atriz Marisa Merlini (1923–2008) trabalhou em filmes de grande sucesso do cinema italiano, entre eles "Pão, Amor e Fantasia" (1953), de Luigi Comencini. O diretor Mario Moniccelli foi duas vezes indicado ao Oscar de Melhor Roteiro, por "Os Companheiros" (1963) e "Casanova 70" (1965). O roteiro foi coescrito por Ennio De Concini (1923–2008), ganhador do Oscar de Melhor Roteiro por "Divórcio à Italiana" (1961), prêmio compartilhado com Alfredo Giannetti e Pietro Germi.

 

ESTREIAS 11 DE MARÇO

 

Sessão especial de justiça (Section Speciale)

França |Itália | Alemanha Ocidental, 1975, Drama, 118min

Direção: Constantin Costa-Gavras

Elenco: Louis Seigner, Hans Bennent, Pierre Dux, Julien Guiomar, Ivo Garrani, Michael Lonsdale, Claude Pieplu

Sinopse: Na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um oficial alemão é assassinado. O governo colaboracionista de Vichy decide atribuir o assassinato a seis pequenos criminosos. Juízes leais são chamados para condená-los o mais rápido possível.

Curiosidades: Por este filme o diretor grego Costa-Gavras dividiu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes 1975 com o canadense Michel Brault (1928–2013), pelo filme "Les Ordres". Indicado ao Globo de Ouro 1976 de Melhor Filme Estrangeiro. O diretor Costa-Gavras recebeu o Oscar 1983 de Melhor Roteiro pelo Filme "Missing", dirigido por ele.

 

Jejum de amor (His Girl Friday)

EUA, 1940, Comédia, 92min

Direção: Howard Hawks

Elenco: Cary Grant, Rosalind Russell, Ralph Bellamy

Sinopse: Na noite de seu novo casamento, a repórter Hildy Johnson é convencida a fazer mais uma pauta por seu editor e ex-marido, Walter Burns. Enquanto entrevista um homem condenado, Hildy percebe que seu enforcamento é uma armação para conseguir votos. Espontaneamente ela ajuda o homem a escapar.

Curiosidades: Rosalind Russell pensou, enquanto filmava, que ela não tinha tantas falas boas quanto Cary Grant, então ela contratou um redator publicitário, por meio de seu cunhado, e o fez escrever falas mais inteligentes para seus diálogos com Grant. Ginger Rogers revelou que lhe foi oferecido o papel de Hildy Johnson, mas ela leu o roteiro e recusou a proposta antes de saber que iria contracenar com Cary Grant, o que lhe causou grande arrependimento depois de saber que ele estaria no filme. Este é um dos filmes favoritos de Quentin Tarantino.

Sangue do Meu Sangue (Sangue del mio sangue)

Itália, 2015, Drama, 107min

Direção: Marco Bellocchio

Elenco: Roberto Herlitzka, Pier Giorgio Bellocchio, Lidiya Liberman

Sinopse: Federico é confundido com seu irmão gêmeo padre e é seduzido pela freira Benedetta, que acaba condenada a ser murada viva. Anos depois, um outro homem de nome Federico retorna à construção onde tudo aconteceu e descobre que um estranho conde ainda vive lá, mas só aparece à noite.

Curiosidades: Um dos atores principais, Pier Giorgio Bellocchio, é filho do diretor. Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza de 2015. A atriz Alba Rohrwacher, a mesma de "As Maravilhas" (2014), já havia trabalhado com o diretor Marco Bellocchio, no aclamado "A Bela que Dorme" (2012).

Volere, Volare - A comédia (Volare, Volare)

Itália, 1991, Comédia, 94min

Direção: Guido Manuli, Maurizio Nichetti

Elenco: Maurizio Nichetti, Angela Finocchiaro, Mariella Valentini

Sinopse: Martina é uma profissional cujos clientes são inofensivos, embora excêntricos; ela se vê como uma assistente social. O tímido Maurizio dubla o som para desenhos animados, enquanto seu irmão extrovertido dubla material mais picante e conquista as garotas. Depois que Maurizio acidentalmente ajuda Martina em alguns de seus encontros, ela decide descobrir se ele quer ajudar regularmente. Seja ou não a possibilidade de romance, Maurizio fica horrorizado ao descobrir no primeiro encontro que suas mãos foram substituídas por outras de desenho animado com mente própria.

Curiosidades: Filme vencedor do prêmio David di Donatello de Melhor Roteiro. O diretor e ator Maurizio Nichetti ficou famoso internacionalmente pela comédia "Ladrões de Sabonete" (1989). A trilha sonora inclui "Funeral March of a Marionette", música composta por Charles Gounod, em 1872, e escolhida por Alfred Hitchcock como tema da sua série de TV "Alfred Hitchcock Presents" (1955).

 

ESTREIAS 18 DE MARÇO

 

Confissões de um tira (Flic story)

França | Alemanha, 1975, Crime, 112min

Direção: Jacques Deray

Elenco: Denis Manuel, Jean-Louis Trintignant, Alain Delon, Renato Salvatori, André Pousse, Marco Perrin

Sinopse: Este filme retrata a autêntica história da caça ao perigoso criminoso Emile Buisson, que escapou da prisão em 1947. Durante três anos, Buisson conseguiu se esconder do detetive Borniche matando repetidamente seus informantes. Quando finalmente for capturado com a ajuda do pequeno criminoso Paul, Buisson terá cometido mais de 100 roubos e matado 30 pessoas.

Curiosidades: Émile "Mimile" Buisson, em cuja história o roteiro do filme se baseou, era um gângster inimigo nº 1 da sociedade francesa nos anos 1950, sendo responsável por mais de trinta assassinatos e cem assaltos. Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso retratado no filme, não aceitou a forma como a vida de Émile Buisson foi retratada, mas se calou diante de um cheque generoso que Alain Delon deu a ele. O diretor Jacques Deray foi aconselhado a convidar o ator André Pousse para o papel de Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso protagonista, mas Deray não concordou e causou indignação no ator rejeitado, até que seu amigo Alain Delon interferiu na decisão e ele entrou para o elenco.

 

Puerto escondido (Puerto escondido)

Itália, 1992, Comédia, 110min

Direção: Gabriele Salvatores

Elenco: Diego Abatantuono, Valeria Golino, Claudio Bisio

Sinopse: Mario leva uma vida normal, trabalhando em um banco milanês. Sua rotina diária é destruída quando ele testemunha um assassinato e leva um tiro do assassino, um comissário de polícia demente. Para salvar sua vida, ele deve abandonar sua vida e fugir para Puerto Escondido, no México. Quando fica sem dinheiro, ele se junta a Alex e Anita, um casal de italianos que o levará a uma série de aventuras e encontros com traficantes de drogas, policiais corruptos e outros personagens estranhos.

Curiosidades: Um filme de Gabriele Salvatores, mesmo diretor de "Mediterrâneo" (1991), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e de "Estranhos Normais" (2010). Produzido por Mario Cecchi Gori (1920–1993), o mesmo de "O Carteiro e o Poeta". Diego Abatantuono, um dos protagonistas, conheceu o diretor Gabriele Salvatores em 1985, e juntos eles realizaram diversos filmes importantes.

 

A caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora)

Alemanha, 1929, Drama, 109min

Direção: Georg Wilhelm Pabst

Elenco: Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer

Sinopse: A jovem dançarina Lulu se envolve com o dr. Schön, um rico dono de jornal. Ele está de casamento marcado, mas sua noiva, ao flagrá-lo com a amante, rompe o compromisso. Assim, o homem resolve se casar com Lulu. Depois de uma cena de ciúme, o marido tenta matá-la, mas Lulu escapa e, em legítima defesa, é ela quem o mata. Acusada de assassinato, a garota foge com Alwa, o filho da vítima e também apaixonado por ela. Os dois se envolvem num jogo de sedução, fugas e exploração sexual.

 

Nosferatu (Nosferatu)

Alemanha, 1922, Horror,

Direção: F.W. Murnau

Elenco: Max Schreck, Alexander Granach, Gustav von Wangenheim

Sinopse: Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

 

A morte cansada (Der müde Tod)

Alemanha, 1921, Thriller/Drama, 97min

Direção: Fritz Lang

Elenco: Bernhard Goetzke, Lil Dagover, Walter Janssen

Sinopse: Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem quando ele estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte.

As mãos de Orlac (Orlacs Hände)

Alemanha, 1924, Terror, 70min

Direção: Roberte Wiene

Elenco: Conrad Veidt, Alexandra Sorina, Fritz Strassny

Sinopse: Pual Orlac, um famoso pianista, perde as mãos em um acidente. Através de um procedimento ele consegue substituí-las, porém, o que Orlac não sabia é que as novas mãos pertenciam à um assassino.

Curiosidades: Considerado um dos mais aclamados filmes Austríacos, tanto de público quando de crítica. Na Alemanha e na Austria o filme foi proíbido para adolecentes, mesmo sem a indicação de conteúdo impróprio para menores.

 

ESTREIAS 25 DE MARÇO

 

De amor e de sombras ( De Amor y de sombras)

Argentina | EUA, 1994, Drama, 103min

Direção: Betty Kaplan

Elenco: Antonio Banderas, Jennifer Connelly, Stefania Sandrelli

Sinopse: O Chile 1973 é governado pelo ditador Pinochet. Os ricos não veem a violência, o terror, as execuções, etc., incluindo Irene. Ela está noiva de um oficial do exército fascista. Ela conhece Francisco que abre os olhos para a verdade e o amor.

Curiosidades: Adaptação do livro "De Amor y de Sombra", de Isabel Allende. Este foi o primeiro papel do espanhol Antonio Banderas como protagonista em um filme falado em inglês. Este é o primeiro longa da diretora A Betty Kaplan, que nasceu em Nova York, mas cresceu na Venezuela, e já recebeu diversos prêmios por documentários e produções realizadas para a TV americana.

 

Neste mundo e no outro (A Matter of Life and Death)

Reino Unido, 1946, Comédia, 104min

Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

Elenco: David Niven, Kim Hunter, Robert Coote

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial o avião do piloto inglês Peter Carter é abatido. Antes de cair ele faz contato com June, operadora de rádio da Força Aérea norte-americana, por quem se apaixona imediatamente. Ele salta para a morte, mas esta não chega. Surpreso com sua segunda chance, ele decide ir atrás de seu novo amor, mas um enviado do céu logo chega para levá-lo, informando que sua sobrevivência foi um equívoco.

Curiosidades: A enorme escada rolante que liga este mundo ao outro levou 3 meses para ser construída, tinha 106 degraus, cada um com 6 metros de largura, e era movido por um motor de 12 cavalos de potência. Foi durante uma visita a Hollywood, em 1945, que o diretor Michael Powell decidiu escalar a então desconhecida Kim Hunter para interpretar June, a criada americana, após ela ser recomendada por Alfred Hitchcock, que a conheceu durante testes de atores e atrizes para sua próxima produção, "Interlúdio" (1946). Michael Powell (1905–1990) e Emeric Pressburger (1902–1988) foi a mais renomada dupla de diretores do cinema, realizando clássicos como "Narciso Negro" e "Os Sapatinhos Vermelhos", e Michael Powell foi eleito o quarto maior diretor de cinema da história da Grã-Bretanha, segundo o jornal The Telegraph, mas ele quase teve a carreira destruída por causa do perturbador "Peeping Tom: A Tortura do Medo" (disponível no À La Carte), que ele dirigiu sozinho, e foi retirado de cartaz após apenas 5 dias de seu lançamento na Inglaterra, por pressão da crítica e do público.

 

O Imigrante Russo (Nemez)

Alemanha, 2015, Drama, 97min

Direção: Stanislav Güntner

Elenco: Mark Filatov, Emilia Schüle, Alex Brendemühl

Sinopse: Dima é um alemão-russo que decide mudar de vida e ir para Berlin, para fugir de seu passado criminoso. Ele conhece a estudante de arte Nadja, por quem se apaixona. No entanto, as antigas conexões criminosas de Dima o perseguem e podem causar grandes desastres para ele e sua amada.

Curiosidades: Primeiro longa-metragem do diretor russo Stanislav Güntner. Longa de estreia do ator Mark Filatov no cinema. O ator Alex Brendemühl atuou com Marion Cotillard e Louis Garrel em "Um Instante de Amor" (2016), de Nicole Garcia.

 

Os homens que eu amei (Je vous aime)

França, 1980, Romance, 105min

Direção: Claude Berri

Elenco: Gérard Depardieu, Catherine Deneuve, Jean-Louis Trintignant, Alain Souchon, Serge Gainsbourg,

Sinopse: Uma mulher convida todos os quatro homens que amou na vida para o jantar da véspera de Ano Novo ao mesmo tempo e os reúne em sua casa. Em flashbacks sentimentais, eles se lembram dos tempos anteriores.

Curiosidades: O compositor, músico e ator francês" Serge Gainsbourg, que atua no filme, escreveu a trilha musical de "Os Homens que Eu Amei", na qual se destaca a canção "Dieu Est un Fumeur de Havanes", um dueto cantado por ele em uma cena com Deneuve. Filme indicado a 2 prêmios César, considerado o Oscar do cinema francês, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alain Souchon) e Melhor Música Original (Serge Gainsbourg). A atriz Catherine Deneuve declarou que todos acreditavam que o filme contava um pouco da vida dela, mas, segundo ela, sua personagem era o diretor Claude Berri (e ele concordou), uma pessoa cujo egoísmo a irritava.

MOSTRAS ESPECIAIS

06 A 28 DE MARÇO

24ª edição do Cultura Inglesa Festival com uma Mostra de cinema britânico

Filmes da Mostra:

French Dressing, Contraponto, O Golpe – The Hit, O Criado, O Último Imperador, A fortuna de Ned, Mistérios e Paixões, Traídos pelo Desejo, Beleza Roubada, Ventos da Liberdade, Caravaggio, Quando o Coração Floresce, Peeping Tom – A tortura do Medo, Vozes Distantes, Glastonbury e Joe Strummer: O futuro não está escrito.

08 A 31 DE MARÇO

Mostra Isabelle Huppert - Especial Mês das Mulheres

Filmes da Mostra:

Um amor em Paris, Fique Comigo, Souvenir, Barreiras, A câmera de Claire

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Chega ao Belas Artes A LA CARTE a versão inédita e restaurada de A RAINHA MARGOT de Patrice Chereau

unnamed (46).jpg

A RAINHA MARGOT chega ao cardápio do Belas Artes À La Carte na quinta, dia 18 de fevereiro. Em uma versão com quase trinta minutos a mais – versão do diretor – e totalmente restaurada. 

A exibição de A RAINHA MARGOT no Festival de Cannes em 1994 foi um grande acontecimento e o filme saiu do Festival com prêmio do Júri e o de Melhor Atriz para Virna Lisi. Logo após, ainda foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira e depois ao Oscar de Melhor Figurino. 

O filme se passa na noite de 24 de agosto de 1572, conhecida como o Massacre de São Bartolomeu. Na França, onde uma guerra religiosa está ocorrendo e para impor a paz entre católicos e protestantes, um casamento forçado é organizado entre Margot de Valois, irmã do imaturo rei católico Carlos IX, e o rei Hugenot Henri de Navarra. Catarina de Médicis mantém seu poder nos bastidores, ordenando ataques, envenenamentos e instigações ao incesto. 

A rainha Margot (La reine Margot – Versão do Diretor/Restaurada - 2013)

França | Itália | Alemanha, 1994, 159min, Drama

Direção: Patrice Chereau

Elenco: Isabelle Adjani, Jean-Hugues Anglade, Daniel Auteuil, Virna Lisi, Vincent Perez

Sinopse: A jovem rainha Margot se vê presa em um casamento arranjado em meio a uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Ela espera escapar com um novo amante, mas se encontra presa por sua família poderosa e implacável.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER estreia nas plataformas digitais em fevereiro

SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER estreia nas plataformas digitais em fevereiro

Dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano o filme mostra Jaqueline Gomes, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Tainá de Paula e Talíria Petrone - mulheres pretas que responderam ao brutal assassinato da vereadora Marielle Franco com ações políticas



Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Fevereiro

alacartenews.jpg

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de FEVEREIRO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês

ESTREIAS 4 DE FEVEREIRO

 

Germinal (Germinal)

França, Bélgica e Itália, 1993, 160min, Drama

Direção: Claude Berri

Elenco: Gérard Depardieu, Miou-Miou; Renaud, Laurent Terzieff, Bernard Fresson, Annie Duperey, Jean-Roger Milo, Jean Carmet

Sinopse: No norte da França de meados do século XIX, os trabalhadores de uma cidade de mineração de carvão são explorados pelo proprietário da mina. Um dia, eles decidem entrar em greve e as autoridades os reprimem

Curiosidades: O filme custou 165 milhões de francos, o que o tornou o filme francês mais caro já feito, até a época do seu lançamento. No romance de Emile Zola, a personagem Catherine Maheu teria 15 anos, enquanto no filme ela foi interpretada por Judith Henry, que tinha 25 anos na época da filmagem. A maioria dos figurantes foi escolhida entre ex-mineiros ou seus filhos e netos.
 

Nahid - Amor e Liberdade (Nahid)

Irã, 2016, 104min, Drama

Direção: Ida Panahandeh

Elenco: Sareh Bayat, Pejman Bazeghi, Navid Mohammadzadeh

Sinopse: Na cidade de Teerã dos dias atuais, Nahid consegue obter o divórcio do marido. De acordo com as leis religiosas iranianas, o pai obtém automaticamente a guarda do filho, mas Nahid consegue ficar com o filho de 10 anos de idade, em troca de dinheiro e contanto que nunca mais se case. Um dia, porém, Nahid se apaixona, e teme quebrar as regras do acordo.

Curiosidades: Filme vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2015. A protagonista, Sareh Bayat, venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim 2011, pelo filme "A Separação", de Asghar Farhadi, prêmio compartilhado com Leila Hatami, atriz do mesmo filme. A diretora iraniana Ida Panahandeh nasceu em Teerã, e é formada em Direção de Fotografia para Cinema.

 

Empresta-me a tua mulher (Prestami tua moglie)

Itália, 1980, 99min, Comédia

Direção: Giuliano Carnimeo

Elenco: Lando Buzzanca, Janet Agren, Daniela Poggi

Sinopse: Um sulista de Milão vive atrás de sua amante, dona de uma agência de publicidade. Sua esposa, que havia partido cinco anos antes, reaparece e o pobre homem, temendo que vá pedir o divórcio e a pensão alimentícia, involuntariamente se mete em muitos problemas.

Curiosidades: O elenco conta com a participação de Claudine Auger (1941–2019), primeira atriz francesa a interpretar a personagem principal em um filme de 007, "James Bond em 007 Contra a Chantagem Atômica" (1965). Filme produzido por Ugo Tucci, o mesmo do clássico "A Classe Operária Vai para o Paraíso" (1971), de Elio Petri, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. A atriz Janet Agren, uma ex-modelo sueca, ganhou papel de grande destaque neste filme, após participações menores em filmes de diretores renomados, como "Avanti! Amantes à Italiana" (1972), de Billy Wilder, e "A Mais Bela Noite da Minha Vida" (1972), de Ettore Scola.

 

Medo e desejo (Fear and Desire)

EUA, 1953, 62min, Drama

Direção: Stanley Kubrick

Elenco: Frank Silvera, Kenneth Harp, Paul Mazursky

Sinopse: Quatro soldados sofrem uma queda de avião em terras inimigas e precisam voltar à base, mas os planos mudam quando uma camponesa cruza seus caminhos.

Curiosidades: Primeiro longa de Stanley Kubrick. O diretor não gostou do resultado e tentou banir todas as cópias existentes do filme, mas, a Kodak, ao reproduzir cópias de filmes para o lançamento, sempre imprimia uma a mais para os seus arquivos, e, graças a essa cópia extra, hoje conhecemos “Medo e Desejo”. Segundo relatos, o orçamento do filme era tão apertado que Stanley Kubrick não tinha atores suficientes para todos os personagens e alguns tiveram papéis duplos.

 

Vidas (in)visíveis: Um arsenal de esperança

Brasil, 2020, 65min, Documentário

Direção: Erica Bernardini

Sinopse: Acolher. Essa é a palavra que resume perfeitamente o Arsenal da Esperança, casa de acolhimento fundada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, o Arsenal recebe diariamente uma média de 1.200 homens que se encontram em estado de vulnerabilidade. “Vidas (in)visíveis – um arsenal de esperança” apresenta não somente o trabalho realizado pelo Arsenal, mas nos convida a refletir sobre acolhida, fraternidade e ajuda mútua.

 

ESTREIAS 11 DE FEVEREIRO

 

O Pai (Bashtata)

Bulgária, 2019, 87min, Drama

Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov

Elenco: Ivan Barnev, Ivan Savov, Tanya Shahova

Sinopse: Vasil acaba de perder sua grande parceira de vida, a esposa Ivanka. Quando, após o funeral, uma parente afirma ter recebido chamadas da falecida no celular, Vasil decide viajar até um famoso médium, com a esperança de entrar em contato com ela. Seu filho, Pavel, tenta dissuadi-lo da ideia, mas Vasil insiste em seguir em frente. Os dois, então, partem numa louca jornada que os fará enfrentar a culpa que sentem acerca da perda, enquanto uma série de absurdos colocam à prova a relação entre eles.

Curiosidades: O filme é baseado em um fato ocorrido na família dos diretores, quando um vizinho, três horas depois do funeral de uma parente, apareceu mostrando uma chamada perdida da falecida, que ele acabara de receber em seu celular. "O Pai" é um projeto paralelo a uma trilogia inspirada em notícias de jornal, da qual fazem parte “A Lição”(2014) e “Glory”(2016). “A Lição” e “Glory” ganharam vários prêmios em festivais renomados, como os de San Sebastian, Tóquio, Locarno, Gotemburgo, Varsóvia, Edimburgo, Les Arcs, Gijon e muitos outros, ficando assim entre os filmes búlgaros de maior sucesso do século XXI.

 

Filhos do Tibete (Dreaming Lhasa)

Índia | Reino Unido, 2005, 90min, Drama

Direção: Ritu Sarin, Tenzing Sonam

Elenco: Tenzin Chokyi Gyatso, Tenzin Jigme, Jampa Kalsang

Sinopse: Uma jovem cineasta tibetana viaja à Índia para fazer um documentário sobre exilados políticos. Com a viagem, ela busca se reconectar com suas origens, mas acaba conhecendo um ex-monge que tenta realizar um desejo da mãe.

Curiosidades: Jeremy Thomas, o aclamado produtor britânico de "O Último Imperador" e outros filmes dirigidos por Bernardo Bertolucci, foi o principal produtor executivo de "Dreaming Lhasa". O ator Richard Gere, notório apoiador do Tibete, também foi um dos produtores executivos do filme. Andy Spence, o compositor da trilha musical, é membro fundador do grupo pop britânico New Young Pony Club.

Amante extra conjugal (Sissignore)

Itália, 1968, 105min, Comédia

Direção: Ugo Tognazzi

Elenco: Ugo Tognazzi, Maria Grazia Buccella, Gastone Moschi

Sinopse: Oscar é um motorista que para ficar nas boas graças de seu mestre, um conhecido empresário conhecido como o "Advogado" (Gastone Moschin), assume a responsabilidade de um grave acidente automobilístico, com 15 mortes, causado por O advogado". Após três anos de prisão, Oscar sai, mas é prontamente levado à igreja para se casar com uma bela jovem (Maria Grazia Buccella) que ele nunca tinha visto antes e que na verdade é amante do "Advogado".

Curiosidades: O ator Franco Fabrizi (1916–1995) participou de diversos filmes de Federico Fellini, entre eles "Os Boas Vidas" (1955), "A Trapaça" (1955), "Satyricon" (1969) e "Ginger e Fred" (1986), e também interpretou o barbeiro que muda o visual de Dirk Bogarde no clássico "Morte em Veneza" (1971), de Luchino Visconti. A atriz Maria Grazia Buccella foi um grande símbolo sexual na Itália, na época deste filme.

Minha mulher é uma atriz (Ma Femme Est Une Actrice)

França, 2001, 95min, Comédia

Direção: Yvan Attal

Elenco: Yvan Attal, Charlotte Gainsbourg

Sinopse: Um cara "normal" que é casado com uma linda atriz fica preocupado que ela esteja envolvida com seu co-ator. Essa preocupação se transforma em ciúme e causa problemas no relacionamento. Esta é uma história sobre confiança e uma comédia sobre as ações entre homens e mulheres.

Curiosidades: Primeiro longa dirigido pelo ator Yvan Attal, diretor do sucesso “O Orgulho”, também disponível no À La Carte. A atriz principal, Charlotte Gainsbourg, era casada com o diretor na época em que o filme foi realizado. Noémie Lvovsky, presente no À La Carte nos filmes "Um Belo Verão" e "Os Dois Filhos de Joseph", foi indicada ao prêmio César de Melhor Atriz Coadjuvante por “Minha Mulher é Uma Atriz”.

 

ESTREIAS 18 DE FEVEREIRO

 

A inglesa e o duque (L’Anglaise At Le Duc)

França | Alemanha, 2001, 129min, Drama

Direção: Eric Rohmer

Elenco: Jean-Claude Dreyfus, Lucy Russell

Sinopse: Durante a Revolução Francesa, uma aristocrata escocesa e seu ex-amante, o duque de Orleans, se encontram em lados opostos do conflito.

Curiosidades: Filme baseado em parte na autobiografia de Grace Elliott (1754-1754), uma cortesã inglesa que residiu na França durante os eventos da Revolução Francesa, e foi amante de Luís Filipe II, Duque de Orleans, que era primo do rei Luís XVI. Eleito pela conceituada revista francesa "Les Cahiers du cinéma" como um dos 10 melhores filmes de 2001. Antepenúltimo longa do grande diretor francês Éric Rohmer (1920–2010).

 

Os filhos de Fierro (Los Hijos de fierro)

Argentina, 1972, 134min, Drama

Direção: Fernando E. Solanas

Elenco: Julio Troxler, Antonio Ameijeiras, Juan Carlos Gené

Sinopse: Visão peronista de sua história entre o outono de 1955 e o triunfo eleitoral de 1973 usando uma metáfora do poema Martin Fierro.

Curiosidades: O diretor argentino Fernando E. Solanas, nascido em 1936, chamou a atenção logo com o seu primeiro longa-metragem "La Hora de los Hornos" (1968), codirigido com Octavio Getino. O roteiro teve como base o poema “Martín Fierro”, de José Hernández, escrito em 1872, com história situada no período que vai do golpe que derrubou Perón, em 1955, até sua retomada ao poder, em 1973. O filme teve como locações fábricas, sindicatos, bares, ruas e residências, sendo interpretado por pessoas comuns e alguns atores profissionais.

 

A rainha Margot (La reine Margot – Version Restauree 2013)

França | Itália ! Alemanha, 1994, 159min, Drama

Direção: Patrice Chereau

Elenco: Isabelle Adjani, Jean-Hugues Anglade, Daniel Auteuil, Virna Lisi, Vincent Perez

Sinopse: A jovem rainha Margot se vê presa em um casamento arranjado em meio a uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Ela espera escapar com um novo amante, mas se encontra presa por sua família poderosa e implacável.

Curiosidades: Adaptação de "La Reine Margot", romance histórico escrito por Alexandre Dumas, publicado em 1845. O roteiro foi adaptado pelo diretor Patrice Chéreau (1944–2013), e por Danièle Thompson, diretora de "Um Lugar na Plateia", filme disponível no À La Carte. Indicado ao Oscar 1995, na categoria de Melhor Figurino, o filme ganhou diversos prêmios, entre eles o de Melhor Atriz, para Virna Lisi, e o Prêmio do Júri.

 

O segredo do bosque velho (Il secreto del bosco vecchio)

Itália, 1993, 144min, Fantasia

Direção: Ermanno Olmi

Elenco: Paolo Villaggio, Giulio Brogi, Riccardo Zannantonio

Sinopse: A história de um general que está prestes a derrubar uma velha floresta para obter ganhos financeiros, mas descobre que a floresta é habitada por espíritos invisíveis.

Curiosidades:  Baseado no romance homônimo de Dino Buzzati. Do mesmo diretor do clássico "A Árvore dos Tamancos" (1978), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. O estilo do diretor Ermanno Olmi (1931–2018) foi fortemente influenciado pela obra de Roberto Rosselini.

 

Operação Camanducaia

Brasil, 2020, 75min, Documentário

Direção: Tiago Rezende de Toledo

Sinopse: A história de 93 meninos que foram presos em São Paulo e levados para Minas Gerais durante a Ditadura Militar.

Curiosidades: A ideia de realizar este documentário surgiu após o diretor e produtor mineiro Tiago Rezende de Toledo ler o livro “Infância dos Mortos”, de José Louzeiro. Segundo o diretor, o período de pesquisa e produção do documentário levou 10 anos. Mais de 50 pessoas foram entrevistadas para a realização do filme.

 

ESTREIAS 25 DE FEVEREIRO

 

O escafandro e a borboleta (Le Scaphandre Et Le Papillon)

França | EUA, 2007, 112min, Drama

Direção: Julian Schnabel

Elenco: Mathieu Almaric, Marie-Jose Croze, Anne Consigny, Emmanuelle Seigner

Sinopse: A verdadeira história do editor da Elle, Jean-Dominique Bauby, que sofre um derrame e tem de viver com o corpo quase totalmente paralisado; apenas seu olho esquerdo não está paralisado.

Curiosidades: Indicado ao Oscar em 4 categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. O filme conta a história real do francês Jean-Dominique Bauby (1952–1997), um conhecido jornalista e escritor francês, editor da revista de moda Elle durante vários anos, que sofreu um grave acidente vascular cerebral e entrou em coma, acordando 20 dias depois, sem a capacidade de falar e se movimentar, conseguindo apenas piscar o olho esquerdo, recurso que ele usava pra se comunicar com sua fonoaudióloga, responsável por transcrever a história dele, que acabou virando livro e filme. Para dar mais realismo à história, o diretor Julian Schnabel filmou no mesmo hospital onde o personagem real foi tratado, encontrando muitos dos enfermeiros que o atenderam, e também filmou cenas na varanda onde ele relaxava, e na praia para onde sua família o levou.

 

Didier, meu melhor amigo (Didier)

França | Bélgica, 1997, 105min, Comédia

Direção: Alain Chabat

Elenco: Alain Chabat, Jean-Pierre Bacri

Sinopse: Didier, o Golden Retriever de Annabelle, fica sob os cuidados de seu amigo Costa, um técnico que passa por uma má fase com sua equipe. Mas, quando a magia transforma o peludo Didier em humano, Costa vê uma chance de salvar sua carreira.

Curiosidade: Vencedor do Prêmio César de Melhor Filme de Diretor Estreante. Filme escrito e dirigido pelo ator e comediante francês Alain Chabat, presente nos filmes "O Gosto dos Outros" e "A Espuma dos Dias", ambos disponíveis no À La Carte. Jean-Pierre Bacri, um dos atores principais, atuou com o diretor Alain Chabat em "O Gosto dos Outros".

 

O pequeno diabo (Il piccolo diavolo)

Itália, 1988, 101min, Comédia

Direção: Roberto Benigni

Elenco: Roberto Benigni, Walter Matthau, Stefania Sandrelli

Sinopse: Durante um exorcismo, o padre Maurice conhece um diabinho chamado Giuditta, que se recusa a voltar para o inferno e decide descobrir o mundo.

Curiosidades: Comédia dirigida e protagonizada por Roberto Benigni, realizador de "A Vida é Bela" (1997), vencedor do Oscar em 3 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Roberto Benigni) e Melhor Música Original. O filme é dedicado a Donato Sannini e Andrea Pazienza, dois amigos do diretor e ator Roberto Benigni, que morreram durante a realização do filme. O ator americano Walter Matthau ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Uma Loura por um Milhão" (1966), comédia de Billy Wilder.

 

O homem ao lado (El hombre de al lado)

Argentina, 2009, 110min, Thriller

Direção: Mariano Cohn, Gastón Duprat

Elenco: Rafael Spregelburd, Daniel Aráoz, Eugenia Alonso

Sinopse: Um pequeno incidente na parede comum de dois vizinhos desencadeia um conflito que afeta a intimidade da vista sobre a chaminé; o protagonista desencadeia um conflito e com a obsessão paranoica destrói a vida cotidiana.

Curiosidades: Este filme marca a quarta parceria entre os diretores argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat. Vencedor de 14 prêmios internacionais, entre eles os de Melhor Filme Argentino no Festival de Mar del Plata e Melhor Fotografia no Festival de Sundance. A única casa assinada pelo arquiteto suíço Le Corbusier na América, fica no número 320 do Boulevard 53, na cidade de La Plata, sudeste de Buenos Aires, e serve de cenário desta comédia, que soa indiretamente como uma homenagem ao mestre do modernismo.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.